A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, janeiro 02, 2012

TURISMO CULTURAL E RELIGIOSO


Não haverá nenhum visitante da cidade de Toledo, em Espanha, que abandone o local sem visitar a sua imponente catedral. A construção deste maravilhoso templo, iniciou-se em 1221 e só terminou, passados quase três séculos, em 1493!
Desde finais do século XV, e pelos tempos fora, a catedral foi enriquecida com todo o género de decoração interior; a quantidade de capelas, pinturas, retábulos, órgãos, jóias e esculturas, converteram esta magnífica igreja, de estilo gótico, em um dos mais opulentos templos da cristandade.
Uma dessas peças decorativas, sob a forma de escultura, está localizada no coro central do templo e representa a vitória do Bem sobre o mal.
Aconselhamos, vivamente, uma visita a Toledo e à sua majestosa catedral; porém, para quem não pode, aqui fica a foto da citada escultura alegórica: o Bem, simbolizado por uma grandiosa águia real, esmaga, com as suas garras, um virtual dragão de ínfima e ridícula dimensão. O mal é aqui representado por este “pequeno monstro imaginário, com língua extensa e bífida...”, que só consegue afirmar-se com recurso à perfídia, à deslealdade, e á batota generalizada!
 
Nota: Qualquer semelhança entre esta maravilhosa peça de arte sacra e a realidade, não passa de pura coincidência!

Este texto , com o qual estou inteiramente de acordo , foi-me enviado via email por um amigo ( Antenor Santos )

2 comentários:

IFFT disse...

Que pena esta obra de arte não fazer parte da Sala de Troféus, dum pequeno clube de bairro da 2ª Circular de Lisboa...

Anónimo disse...

De qual deles? No ano passado havia 2, será que com a crise já se fundiram?

ZP