A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Grandes Batalhas da História Universal (19)

EL - ALAMEIN - 1942

Bernard Montgomery - Edwin Rommel

No decurso da II Guerra Mundial em África, as batalhas que decidiram o resultado final, travaram-se em El-Alamein, cidade costeira egípcia, em 1942.
Grandes vultos da História Militar estiveram frente a frente, no Comando dos exércitos em oposição - Montgomery pelos Aliados e Rommel pelas forças do Eixo.
Este, podendo dispôr apenas de um terço do total dos efectivos do Afrika Korps, não pôde justificar a fama das suas virtudes estratégicas - "raposa do deserto" -, começando aí a sua desventura.

2 comentários:

H.B. disse...

Safei-me por unha negra de me chamar Montgomery Afonso Barreira, devo-o à Chefe do Registo Civil que não aceitou .... Parece-me que era a esposa do Sr.Monteiro. Hélder é mais bonito não é ? E não tem tantos constrangimentos...

IFFT disse...

Então estiveste para te chamar Montgomery?
Nessa altura o "General Monty" era o Ronaldo dos tempos actuais, salvo as devidas distâncias.
Um pouquinho da sua biografia:
Nasceu em Londres em 17NOV1887,
dotado de espírito austero e inde-
pendente, frequentou a Escola St.Paul de Londres,após o que decidiu seguir a carreira militar na Real Escola de Oficiais de Sandhurst,onde se graduou em 1908.
Combateu na I Guerra Mundial, onde foi ferido por duas vezes, o que lhe valeu duas condecorações, uma francesa e outra britânica.
Na II Guerra Mundial foi o grande carrasco de Rommel, no Norte de África.Em Dezembro de 1943 foi-lhe confiado o Comando do desembarque das forças terrestres na Normandia.
Foi ainda o Chefe de Estado-Maior imperial, entre 1946 e 1949.
Faleceu em 24 de Março de 1976.