A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

LICEU - 150 anos ... I

Veio ter-me à mão o livro " LICEU - 150 ANOS " , editado pela Escola Secundária Emídio Garcia no ano de 2004 , data em que se comemoraram os 150 anos da sua existência . Penso que foi a GB que ofereceu 1 a cada um no Encontro Colheita63 em Bragança.

É um livro despretencioso , que recolhe as cerimónias e actos efectuados durante o evento mas o que mais me interessa nele é a descrição da apresentação feita pelo Zé Monteiro ( Colheiteiro62), meu companheiro de turma nalguns anos e que a tem a seguinte frase lapidar :


continua...

10 comentários:

Anónimo disse...

Nota: este livrito foi feito antes do nosso 1ºencontro na Anadia.No entanto, não deixou de ser ilustrado com a nossa célebre fotografia..Seria uma injustiça recordar 150 anos duma escola sem a nossa colheita!!!

H.B. disse...

Não vejo neste a nossa fotografia .Elucida-me melhor

Anónimo disse...

Peço desculpa mas a informação anterior está incorrecta.A nossa foto está no anuário 2000/2001.Nessas comemorações dos 150 anos,a mesma foto fez parte de uma série delas (antigos alunos,professores ,reitores,etc)que iam sendo projectadas a "enfeitar"a sala das confer~encias.

Rosa dos Ventos disse...

Deve ser interessante essa ligação a um liceu.
O meu percurso foi um pouco "diletante" nesta área por isso não tenho esses sentimentos de pertença a uma comunidade escolar.
Estive interna 5 anos num colégio de religiosas em Leiria - a minha aldeia ficava muito longe e só assim é que as meninas oriundas de terras onde não havia liceus ou colégios podiam estudar.
Quando fiz o 5º ano os meus pais acharam que já estava crescidinha para ficar hospedada numa casa particular e assim fiz o 6º no Liceu Nacional de Leiria.
Depois eu achei que já tinha idade para ter juízo (estudava pouco e passeava muito) e no final do ano pedi para ir para o Liceu de Santarém onde não conhecia ninguém.
Fiquei em casa duma tia que não me deixava pôr pé em ramo verde mas foi assim que fiz o 7º com belíssimas notas...
Até na universidade comecei em Lisboa, terminei em Coimbra e fiz uma pós-graduação em Aveiro.
Desta forma sou uma "apátrida escolar"! ;-))

Abraço

Anónimo disse...

Em arrumações ,há dias, encontrei esse livro.Abri-o de novo e vi lá uma cara desconhecida ,mas que me parecia que eu já tinha visto. Li e era um descendente de Emídio Garcia,um pouco mais novo que nós e que eu vira em Macau. Mas eu conhecia melhor um irmão dele, que foi falado ,nos tempos de Santana Lopes na câmara de Lisboa e era o vereador (PSD)que dinamizou a abertura das salas de chuto na capital.

Noutra ordem de ideias, tive pena de ter perdido essas celebrações , porque me lembro de ter havido o centenário, quando éramos ainda miúdos.Lembro-me bem de ter aparecido na parede a placa comemorativa na esquina, por baixo da janela da secretaria, onde ainda deve estar.
É a vida.

H.B. disse...

Eu entrei para o Liceu em 55 e tu em 56 . Agora que falas lembro-me dessa placa , que fica atrás do pelourinho ..Gracias

Anónimo disse...

O anónimo é...mc!

E já que aqui estou, duas palavrinhas à Rosa dos Ventos.
1. Éinteressante a tua referência ao binómio variedade / sentido de pertença , que te fez alongar na escrita.Óptimo.

2.Também "tenho" uma gravação do "Acordai ", que é diferente ,porque os baixos só entram na terceira estrofe e que é cantada "com raiva"!Um dia que nos encontremos , falaremos disso.Além de termos andado na mesma faculdade/FLL.

Anónimo disse...

Olá, amigo Helder, estamos em directo e ao vivo mas sem som nem cor.Um abraço para ti.

Anónimo disse...

O Zé Monteiro Um amigo ,um colheiteiro ,um escuteiro um
Brigantino de classe.
Coisas curiosas. Ainda ontem me
lembrei dele.
Zé para ti um grande abraço
Bartolomeu

Anónimo disse...

Gostei da descrição da vida académica estudantil efectuada
pela visitante e comentadora do nosso blog-Rosa dos Ventos a seu
respeito.
O percurso pelas diversas localidades, foi-lhe possivelmente
bom em termos de futuro.
Muitos parabens e felicidades
Bartolomeu Velho