A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, novembro 09, 2007

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA (37ª)

Sócrates “limpa” Santana

Na quarta-feira, na Assembleia da República assistiu-se à maior desilusão da História política portuguesa. Pedro Santana Lopes, novo líder parlamentar do PPD/PSD, regressou à cena política de uma forma cabalmente incompetente, esbatendo consequentemente todas as esperanças de uma viragem política nos próximos tempos.
O seu regresso era aguardado com grandes expectativas e teve naturalmente uma cobertura mediática ampla, ao ponto das “galerias” do Parlamento terem estado repletas de populares. Contudo, possivelmente nem fazemos ideia da amargura que a assistência deve ter sentido quando ao fim de cinco minutos da intervenção do líder da bancada do principal partido da oposição, se constatou uma evidente inoperância de Santana Lopes em se defender das imputações directas por parte do Primeiro-Ministro (PM). Ora, se Santana quer deixar de ser o aparente “bode expiatório” da crise de consciência social-democrata, então essa “luta” não podia começar da pior maneira.
Em abono da verdade, o PM deixou transparecer no seu discurso de propaganda, por um lado, os resultados concretos alcançados pelo seu governo e as novas medidas patentes no Orçamento de Estado, e, por outro lado, uma forte carga demagógica visto estar sempre a comparar o actual momento político-económico com o tempo do governo de coligação PSD/ CDS, superintendido por Santana Lopes. Ora penso que, em relação este último ponto, o PM não deve insistir doravante na comparação com a governação ou com a situação económica e social do ano 2005, aquando da sua tomada de posse. É que caminhamos para o fim da legislatura, e a vitória de José Sócrates e do Partido Socialista começa a subordinar-se concretamente aos resultados e às consequências/ benefícios que acarretam da sua governação, e não do período “obscuro” santanista.
Bom, para concluirmos: Sócrates “limpou” Santana Lopes com grande categoria, mas não deve extremar a demagogia porque a decadência política afecta a grande maioria dos políticos, e o PM não está imune a essa praga.

By Afonso Leitão

8 comentários:

H.B. disse...

Bem observado Afonso , parecia o JCoelho a "limpar" os outros dois na Quadratura do Círculo...

Anónimo disse...

Li atento o seu artigo.
Tenho um colega de profissão ,não
colheiteiro, que diz qe o Santana
é como os gatos qe caem sempre de pé.
Agora aguardaremos o andar dos factos e só no final das vindimas
é que se lavam os cestos.
Um abraço
Bartlomeu Velho

Rosa dos Ventos disse...

Na quarta-feira estive com o meu coro na Assembleia da República a convite dos deputados do nosso distrito (Santarém ). Creio que contribuímos um pouco para alegrar o ambiente à saída do 2º dia de discussão do O.E.
Peço desculpa ao Átila por ainda não ter recebido o nosso Acordai mas o jovem que ficou de o enviar por email tem andado com muito trabalho.
Um abraço

Anónimo disse...

Continuai batendo palmas a quem vos tira o dinheiro, na maior das calmas!
Continuai a bajular quem brevemente
vos mandará calar!
Continuai a pôr no altar quem no inferno vos há-de deixar!
Com um abraço

Unknown disse...

São uns chorões estes ....laranjas

Anónimo disse...

Fiquei com a mesma sensação do Afonso: desilusão e incompetência de Santana.

Anónimo disse...

Não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente.
Gostei do que escreveu e fê-lo de uma forma objectiva e sem margem para dúvidas.
Continue.

Anónimo disse...

"São uns chorões estes ....laranjas".
Ainda te lembras das brincadeiras que fazìamos com a casca das ditas?
Se apontadas aos olhos além de nos fazerem vir as lágrimas aos olhos, quando as apertavamoss e lhe púnhamos um fósforo era só...fogo de artifício!!!
Um até sempre.