A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, novembro 09, 2007

Maioridade ... ou não ?

Atingiu hoje a maioridade o Fim da Guerra Fria.
Foi no dia 9 de Novembro de 1989 que se deu, na minha opinião , um dos factos mais relevantes em termos de globalização , a queda do Muro de Berlim. Parecia resultar daqui o início duma paz mundial mais consistente e duradoura , mas o que está a acontecer é uma Guerra Quente e sabe-se lá aonde irá parar, III Guerra Mundial ? Oxalá que não ....

5 comentários:

Anónimo disse...

A revista Der Spiegel trata este assunto na sua edição desta semana com um artigo de fundo de várias páginas , ilustrando os acontecimentos daquela data com entrevistas a dez jovens nascidos nesse dia em Berlim Leste.
O título da capa é "Nascidos em 9 de Novembro de 89 / As crianças da queda do muro atingem a maioridade" No interior, o artigo é encimado pelo título "Os frutos da revolução".A variedade das situações é grande, com diferentes antecedentes,mas não há frustações tenebrosas ditadas pela mudança, nem se registaram miraculosas melhorias.Na verdade, a maioria está ainda a estudar.

Anónimo disse...

A consequência imediata do fim da guerra fria foi, em termos estratégicos, o mundo bipolar passar a monopolar.Do antecedente, havia respeito mútuo entre os dois polos, o que gerava equilíbrios.
E agora?
O que sucederá se o polo dominador pretender o fruto proibido?
Com um abraço.

Anónimo disse...

Quem irá parar à III Guerra Mundial serei eu, se a houver.
Essa é que é a questão!

Anónimo disse...

Não creio que haja 3ª GG,muitas pequenas guerras sim, mas os perigos são demasiadamente grandes para que se ouse mais que arrufos de circunstância.Motivos não faltarão, mas o medo de tudo perder é hoje maior que nunca.E há mais consciência do perigo.E a monopolaridade é muito enganadora, se é que continua a existir.A Rússia bate o pé, a China detem as dívidas dos EUA, a India vai crescendo no silêncio das suas armas nucleares e da suas massas tecnologicamente desenvolvidas e tranquilas, o Brasil chega-se ao poder dos grandes com a força do seu petróleo recentemente descoberto... nada é mais definitivo e o mundo é mesmo um pouco mais de todos ao mesmo tempo.
E acima de tudo, já se compreendeu que em todos os cantos da terra, os problemas da humanidade são os mesmos , no meio da grande variedade histórica, cultural e civilizacional que à superfície nos separa em blocos que a História poderá explicar.
Acho, por isso, que o Afonso pode tirar o seu curso descansado , mas atento a que haverá sempre dificuldades e problemas que vão exigir o melhor empenho e esforço dos vivos.

Anónimo disse...

Saltou a identifiação deste anónimo desatento.A tecnologia continua imperfeita!