A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, julho 17, 2008

Um pouco de prosa alheia.

Atentai bem nisto :

Vergílio António Ferreira nasceu em Melo, Gouveia em 28 de Janeiro de 1916 . Aos 10 anos, após uma peregrinação a Lourdes, entra no seminário do Fundão, que frequentará durante seis anos. Esta vivência será o tema central de Manhã Submersa.
Em 1932, deixa o seminário e acaba o Curso Liceal no Liceu da Guarda. Entra para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, continuando a dedicar-se à poesia. Licenciou-se em 1940 . Conclui o Estágio no Liceu D.João III (1942), em Coimbra. Começa a leccionar em Faro. Em 1944
, passa a leccionar no Liceu de Bragança, publica "Onde Tudo Foi Morrendo" e escreve "Vagão "J"". Vergílio Ferreira morre em Lisboa, a 1 de Março de 1996 e é sepultado em Melo.
Não fiquei nada satisfeito com a descrição que V.F. fez da n/cidade, no artigo em baixo sob o mesmo título e postado pelo MC. Até aos seus 28 anos altura em que foi para Bragança , andou por Melo-Gouveia ( 10 anos ),Fundão ( 6 anos) , Coimbra ( 10 anos ) , Faro ( 2 anos ) .

Então pergunto eu , já não conhecia as estevas ??? Quais foram as localidades em que andou , melhores que Bragança ???

Numa coisa lhe dou razão é acerca dos seus colegas professores , realmente ía para ali tudo o que fosse , "feio, pobre e mau " , com algumas honrosas excepções que nós tão bem sabemos e conhecemos.

Ainda no princípio do n/tempo ( 1955 ) isso se verificava , quem não se lembra da Miss Azeitona , do Marduk , do Charlot , da Preta , do Perna de Pau , da Girafa , da E.M. , da G. , da E.C . e muitos mais que vós me lembrareis , espero eu. No início de 60 veio a nouvelle vague , consubstanciada nas professoras de geografia , ciências naturais , inglês , francês e outras que agora não me lembro . Se vieram professores . cabe agora às nossas meninas dizerem .
Desabafei , V.F. está perdoado.

1 comentário:

H.B. disse...

Não sabia que ele estava ressaibiado com as n/meninas , agora percebo ... Tudo tem uma explicação , embora à 1ª vista não de vislumbre