GOA - 1510
D.Afonso de Albuquerque - Yusuf Adil Khan
D.Afonso de Albuquerque - Yusuf Adil Khan
No Oriente, Goa foi a primeira cidade que esteve inteiramente sujeita à Coroa Portuguesa. Foi capturada, quase sem oposição, por D. Afonso de Albuquerque.
Contudo, volvido algum tempo, Adil Khan regressou, à frente de uma força de cerca de 60.000
mil homens e, após porfiados combates, reconquistou aquela praça forte, remetendo os portugueses para os seus navios, fundeados ao largo.
Após a retoma da iniciativa, Goa foi definitivamente conquistada no dia 25 de Novembro de 1510, depois de enfrentada desesperada resistência.
6 comentários:
Ainda durou em n/poder mais de 400 anos . O que lucrámos em termos consistentes ? Só deu para o dia a dia e vivóvelho ...
Já tive a oportunidade de estar no sítio em que A. de Albuquerque acompanhou o desenrolar da batalha e onde mandou construir uma capela que ainda lá existe, sobranceira à margem esquerda do Mandovi.
Tambem eu e chorei...
Um aspecto que me deixou deveras emocionado foi a manutenção do Palácio do Governador, como no tempo dos portugueses, com as loiças e "bibelots" então existentes, com referências a "Estado Português da India". Mas o "top" para mim foi um quadro enorme com a fotografia do General Vassalo e Silva, último governador português, tendo na sua base, um pequeno "passe-partout" com o retrato do governador indiano em funções e lá residente.Com um abraço.
Tenho uma fotografia desse quadro que eu próprio tirei .O retrato já foi mandado fazer após a passagem para a soberania indiana.
Havemos de falar mais demoradamente sobre tudo isto.
Para MC- envia-me uma foto do quadro e se quiseres podes falar aqui para todos , pois escutamos sempre com muito interesse as tuas opiniões.
Não é por acaso que que Afonso de Albuquerque é considerado o "César do Oriente".
Aliás existe um livro exactamente com esta denominação.
Enviar um comentário