A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, março 31, 2008

Petra...

" À procura da Terra Prometida "

De regresso às actividades lectivas e depois de uma longa semana pelas bandas da Jordânia, quero partilhar convosco alguns dos momentos mais dignos de registo, como a visita a Petra ( uma das actuais maravilhas do mundo ) e a Jerusalém.
Antes de mais alguns dados que me parecem ser importantes em relação ao povo Jordano. Registei com muito agrado a simpatia, afabilidade e hospitalidade Jordanas.

Um povo bastante marcado pelos desentendimentos patentes em todo o Médio Oriente mas um povo sofredor, com alguma resignação, e muito descontente sobretudo no que diz respeito ao comportamento dos israelitas. Não pretendo apresentar a minha opinião a respeito, mas tão somente relatar aquilo que me deixaram transparecer.

O guia que nos acompanhou, pessoa sabedora, respirando seriedade, professor de tantos outros guias como tive ensejo de ver, contava muito responsavelmente e com muita angustia o desgosto que lhe ía na alma, dado ser um refugiado da Palestina, a viver na Jordânia, a dolorosa separação dos seus familiares e o afastamento da sua pátria por razões que não considerava justas! Dizia-me com muita tristeza:

Imagine-se em sua casa. De repente entram-lhe casa dentro e dizem-lhe: toca daqui para fora porque a partir de agora nós ( israelitas ) seremos os proprietários. Mais. Imagine que de repente os espanhóis invadem Portugal e dizem: fora daqui, tudo isto passa a ser nosso.
Pergunto: vocês não lutariam até aos dentes para inverter toda esta situação?
É aquilo que nós vamos fazendo mas... e depois...., no fundo, nós é que somos os terroristas!!!
Não faltaram as culpabilizações a George W. Bush e aos americanos... Isto será outra conversa!!!

Provavelmente estas afirmações, ( sem querer tomar qualquer partido ), obrigam-nos a pensar!

Este é o drama de há milhares de anos!
" À procura da Terra Prometida "...!

Quando passávamos na fronteira da Jordânia para Israel pudemos notar o grande aparato e as dificuldades na entrada.
Todavia, o que mais nos surpreendeu foi o aparato bélico por parte dos israelitas. Gente muito, muito jovem, ( tipo 18 anos ou menos, ) assim nos pareceu, empunhando metralhadoras sobre tea shirt's Lacoste, despreocupadamente, entrando nos autocarros e gargalhando uns com os outros. Claro que o condutor... era árabe.

Ficámos com a ideia de que se muniram jovens, ainda bastante jovens, com demasiada autoridade!

Passada a fronteira ( quase 1h30 de formalidades ) entrámos em território israelita ( ou ocupado ), em autocarro israelita e condutor israelita.
Tudo correu normalmente e lá fomos até Jerusalém.
Aí visitámos o possível durante as seis ou sete horas que nos restavam. Fomos ao Jardim e Monte das Oliveiras, à Igreja de Sta. Madalena, fizemos a Via Sacra, visitámos o Santo Sepulcro e não deixámos de ir ao Muro das Lamentações.

Foi pena termos tido tão pouco tempo. Mas, mesmo assim, valeu a pena visitar. Pelo menos abriu o apetite para uma visita mais demorada.
No regresso à Jordânia lá sentimos novamente o peso das formalidades fronteiriças à saída de Israel, nada que se comparasse com as da reentrada na Jordânia, onde tudo foi mais fácil..

By Francisco Almeida

5 comentários:

Anónimo disse...

Ali de pé naquelas pedras , a posar para a fotografia,o que se sente,em que se pensa? Pareces estar num teatro, é isso? Saudações para vocês dois, infatigáveis viajantes pelos compartimentos desta enorme casa que é o mundo.

Anónimo disse...

Mesmo para quem não é invejoso,caso
dos colheiteiros de 63,em face da
da tua narração,parece ficar só uma a pontinha de inveja,pois deve
ser uma viagem maravilhosa.
Faço ideia Francisco mas que passeio .E aqueles indivíduos ás
marradas ,no muro das lamentações
e com a menssagem para meter aonde
seja possível.
Um abraço para o casal Ferrreira de
Almeida. BV

Anónimo disse...

Atenção:
A fotografia que suge a iniciar o artigo foi captada em pleno " Teatro Romano de Amman ", como bem observou o Manuel Carvalho. Sobre Petra enviei também um pequeno filme que, como é óbvio, não surge a acompanhar o artigo.
Feito o esclarecimento segue o abraço da praxe a todos os colheiteiros,
Francisco Almeida

H.B. disse...

FA . as fotos só abriram 2 as outras não funcionaram . Também não recebi nenhum filme , manda tudo outra vez "atilahb@gmail.com".
Um grande abraço para vós

Anónimo disse...

Chico,quando apareces encantas...estou a falar da prosa e também do artista que arranjaste para a foto!!
Um grande abraço.