A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, agosto 16, 2009

Por terras da Índia… ( 7 )


GOA  - “ a Pérola do Oriente “.

Propositadamente reservei Goa para finalizar este périplo “Por terras da Índia…”. Os motivos são óbvios. Goa diz-nos bastante porque ainda existem, e bem visíveis, marcas e afinidades com Portugal. Em Goa sentimo-nos, praticamente, em casa!
         Situa-se na costa ocidental da Índia entre os estados de Maharashtra e de Karnataka. É o mais pequeno de todos os estados e o quarto menos populoso. Banhada a ocidente pelo Oceano Índico ocupa uma área 3702 quilómetros quadrados com uma população de 1,4 milhões de habitantes.
 
A capital é Panaji (Pangim) e as línguas mais faladas são o konkani, o hindi,  o inglês e o português. A religião que mais se pratica é o hinduísmo (65%), seguindo-se o catolicismo (30%), o islão (4%) e outras (1%).
 
Graças aos férteis campos agrários e à grande extensão da costa, a agricultura e a pesca são fundamentais para a economia de Goa. Dentre as várias indústrias, a farmacêutica e o turismo ocupam um lugar-chave na economia do território. Sendo um dos estados mais ricos da Índia, o rendimento médio per capita em Goa é 2,5 vezes o da média nacional.
Goa foi território português até 1961. Nesse ano foi invadida e integrada na Índia, que já se havia tornado independente dos ingleses em 1947. Em 1987, Goa passou a ser o 25º estado indiano.
 
Os Portugueses chegaram à Índia ( a Calecute ) em Maio de 1498 e a Goa no mesmo mês, do ano de 1510. A antiga Goa chamava-se Govapuri ou Govarashtra e foram os portugueses, comandados por Afonso de Albuquerque, que a conquistaram. Fizeram dela a sua capital da Índia que viria a converter-se no centro do catolicismo do Oriente. Ficaram tão encantados com a terra conquistada que lhe chamaram a Pérola do Oriente.
 
Foram quase 451 anos de História comum com esta região da costa sudoeste da Índia, na costa do Malabar, uma longa extensão de kilómetros e kilómetros de palmeiras e areia dourada, que os portugueses viveram 
  
Passear por Goa é sentir a especial sensação de estarmos em casa! Há sinais da presença portuguesa por todo o lado! Um incrível património cultural com marcas na arquitectura das suas Igrejas e Templos, das casas, das ruas, no tipo de lojas comerciais, nas oficinas, na língua, enfim, um pouco do nosso Portugal dos anos passados bem visível na actualidade goesa!

Ainda podemos ouvir falar a nossa língua, especialmente à gente mais velha, residente nos bairros onde moravam outrora os portugueses. Podemos ver também pequenas localidades construídas à volta de igrejas caiadas de branco e belas praias soalheiras emolduradas por buganvílias e outras plantas
 
Há ruas com nomes como “Conde de Torres Novas”, “Avenida do Sagrado Coração de Jesus” “Conde de Redondo” e casas com nomes bem portugueses como “Lobato Faria” e outros.
Na realidade, Goa oferece-nos uma atmosfera bem latina presente nas suas praças, lojas, tabernas e na sua gente, tão afável! 
 
Por todo o lado notamos a fusão das duas culturas. Até nas bermas das estradas e caminhos podemos ver pequenas cruzes que os goeses cristãos ergueram, tal como, os seus antepassados hindus haviam feito ao ergueram pequenos altares onde quer que pudessem!
Nas Igrejas e na Catedral de Goa, tal como por cá, imagens de santos adornam os altares. A temática é cristã embora muitos destes santos apresentem rostos e expressão facial muito ao jeito indiano. 
 
Soubemos que em muitos lugarejos as raparigas ainda íam à Igreja de véu preto na cabeça e ouviam missa em concanim, a sua língua nativa.
 
Se um dia forem a Panjim não deixem de visitar o centro histórico (com a Igreja da Imaculada Conceição), o regato de Ourém e os velhos bairros “portugueses” das Fontainhas e de S.Tomé.
 
 Na Velha Goa, a 9 Km a leste, ao visitar o centro histórico – Património da Humanidade – terá o ensejo de visitar a Basílica do Bom Jesus (com o túmulo de S. Francisco Xavier desde 1655), a Sé Catedral e, à entrada do porto fluvial, o arco dos vice-reis.
O jesuíta espanhol São Francisco Xavier morreu na China ao serviço da Coroa portuguesa e o seu corpo foi trazido de volta à Índia.
            Para terminar, este já longo relato, lembro que nos 100 Km de costa de Goa se encontram as melhores e mais belas praias do Mundo (segundo os guias locais) tais como: Calangute, no Mar Arábico, Gaspar Dias, Dona Paula, Sinquerim, Colva, Vagator e Seridão, entre outras.
Espero ter ajudado a passar melhor um pouco do vosso tempo de lazer e ter contribuído para relembrar alguns dados sobre esta ex-colónia portuguesa.
Obrigado pela vossa atenção.
Francisco Almeida

4 comentários:

Unknown disse...

Goa , Damão e Dio da minha imaginação ....agora realistícamente vistos. Parabéns .

DuarteO disse...

Uma maravilha!

Anónimo disse...

Foi um fecho com chave de ouro!!
gb

mc disse...

Chave de ouro,mesmo, Chico.Parabéns! Já lá passei duas vezes,com vontade de regressar.