A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, agosto 05, 2009

Milos Forman



No meu dia de anos, os meus filhos ofereceram-me um pack do Milos Forman, com Os Amores de uma Loura e O Baile dos Bombeiros.
Qualquer deles fez as delícias de quem os viu nos anos sessenta e revendo-os voltei a reflectir no tipo de "sociedade socialista" para lá da "Cortina de Ferro".
Os Amores de uma Loura (1965) mostra as angústias, a solidão e o desespero de uma mulher numa sociedade espartilhada, O Baile dos Bombeiros (1967) é uma crítica acutilante à mesma sociedade, através de uma deliciosa paródia, representada por um baile no salão dos bombeiros, com concurso de misses e uma tombola em que tudo sai trocado e os prémios são roubados.
Depois da invasão russa da Checoslováquia, em 21 de Agosto de 1968, para "arrumar" com a Primavera de Praga, O Baile dos Bombeiros foi proibido e Milos Forman teve de fugir para o Ocidente.
Em boa hora pois permitiu a realização de Voando sobre um ninho de cucos (1975) e Amadeus (1984), entre outros bons filmes.
Se puderem comprem e revejam estas duas obras deliciosas e significativas!

1 comentário:

mc disse...

Milos Forman vem ao Douro !