A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, julho 30, 2007

Procedimentos com emails ..

NORMAS SOBRE E-MAILS
Vamos lá aprender com os E-Mail de uma vez por todas... e livremos a Internet de 80% dos vírus e entulho...
O MAIS IMPORTANTE: Quando vocês reenviarem mensagens, retirem os nomes e endereços de e-mail das pessoas por onde esses e-mails já passaram. Há programas a rodar na Internet para "apanhar" tudo o que estiver antes e depois de um "@". Isso é vendido a Spammers, que muitas vezes espalham vírus.
Quando mandarem uma mensagem para mais do que uma pessoa, não enviem com o "Para" nem com o "Cc", (ouviram??? ? ) enviem com o "Cco" (carbon copy ocult) ou, de preferência, " Bcc " (blind carbon copy), que não vai aparecer o endereço electrónico de nenhum destinatário...
Quando todos fizermos isto, livraremos a Internet de 80% dos vírus e lixo electrónico que causa lentidão na rede.
1) As grandes empresas NÃO usam correspondência do tipo corrente (chain-letters ). A Microsoft e a AOL NÃO estão a oferecer US$ 245 a cada reenvio de e-mail. A Ericsson e a Nokia NÃO estão a oferecer telemóveis. Aliás, pense bem, como é que eles vão saber se você reenviou estes e-mails para outros endereços?
2) A BAYER e a NESTLÉ NÃO estão a dar kits gratuitos para quem reenviar e-mails e mandar a confirmação para o endereço indicado.
3) A MTV NÃO vos dará o direito de ficar nos bastidores se vocês remeterem correspondência a um monte de gente.
4) NÃO é porque alguém escreveu, quatro degraus antes na pirâmide, que é verdade (observem, é mais uma mera mentira).
5) NÃO existe uma organização de ladrões de fígado ou outros orgãos. Ninguém acorda numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu ao primo do amigo do conhecido dele.
6) Se o(s) último(s) desastre(s) envolvendo foguetes da NASA espalharam partículas de plutónio sobre a Costa Leste Americana, vocês acham, realmente, que esta informação chegaria ao público por e-mail?
7) NÃO existem os vírus "Good Times", "Bad Times", "Sapos Budweiser", etc. Na verdade, vocês NUNCA, mas NUNCA mesmo, devem reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de confirmarem num site fiável de uma companhia real, que estas o tenham identificado. 8) Cortem aqueles quilómetros de cabeçalhos com endereços dos e-mail's.
9) Existem mulheres que estão realmente a sofrer no Afeganistão, e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail NÃO ajudará estas causas. Se vocês quiserem ajudar, procurem a melhor forma junto da vossa Junta de Freguesia, a Amnistia Internacional ou a Cruz Vermelha. E-mails com "os abaixo-assinados" geralmente são falsos e nada significam para quem detém o poder para fazer alguma coisa sobre o que está ser denunciado. São meios de obter endereços electrónicos.
10) NÃO existe nenhum projecto para ser votado no Congresso Brasileiro que reduzirá a área da Floresta Amazónica em 50%. E nem para deixar de cobrar portagens. Portanto NÃO percam tempo nem "façam figuras tristes" assinando e reenviando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto, ou omunicando este tipo de coisas.
11) Vocês NÃO vão morrer nem ter azar no amor se rebentarem uma corrente. Sejamos inteligentes e recusemos essa maneira imbecil de ajudar os hackers e os spammers (propagandas).
12) Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil... NÃO acreditem, automaticamente, em tudo. Observem o texto, reflictam, analisem tudo isto antes de reenviarem aos amigos.
13) Quando recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma fotografia comovente, NÃO reenviem apenas "para fazerem a vossa parte"... pode haver alguém cheio de más intenções, por de trás deste e-mail... verifiquem a veracidade das informações... Afinal, próximo da vossa casa, há empre alguém carente que vocês poderão ajudar, se esta for a vossa opção de vida.
14) Cuidado! Muito cuidado com as mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando os seus endereços, telefones reais e reenviando... Podem facilmente ser utilizadas por assaltantes, sequestradores, piratas informáticos, etc.
15) Não existe ninguém à beira da morte por falta de sangue (B-) raro. Os hospitais têm sempre stocks para emergências e dadores específicos para casos raros. Além disso os familiares farão por encontrar dadores para estes efeitos. Nunca será por NET que o vão solicitar. Salvo em caso de catástrofes em que o que pode estar em causa é a necessidade de uma grande quantidade de sangue e não um determinado tipo específico. Não caia nesta.
16) Agora, SIM, ENVIEM esta mensagem aos vossos amigos e conhecidos, e ajudem a colocar ORDEM nessa imensa casa chamada Internet. Lembrem-se que, todos os dias chegam milhares de inexperientes à Internet, e quanto mais pudermos ensinar, será de grande valia para todos.
**********No reencaminhamento deste mail, apague os endereços de e-mail nele mencionados. Use também o BCC (em vez do "to/para").

Proteja a sua privacidade E, sobretudo, A DOS OUTROS !!!

domingo, julho 29, 2007

O que pensais de quem está no poder ?...

O que pensa António Arnaut da actual classe que está no poder ?

É um produto das circunstâncias. Noto falta de cultura cívica. É Gente sem reflexão sobre os comportamentos, a arte, a literatura e a história do nosso povo. A cultura é uma sabedoria que se recolhe da experiência vivida. Muitos deles não têm uma ideia para Portugal, não conhecem o País. Vivem do imediatismo, da conquista do poder. Conquistado, vivem para aguentá-lo. Esta geração vale-se mais da astúcia do que da seriedade. E aprendeu os ensinamentos de Maquiavel.

By Bernardino Louro

sábado, julho 28, 2007

Trasmontano degenerado

Fiquei satisfeitíssimo por o " Simãozinho" ( diminutivo dado pelo seu diminuto carácter) nos ter abandonado e optado pelas pesetas(euros), que os seguidores do famoso Gyl e Gyl lhe ofereceram, para obsequiar os nossos estimados " hermanos", com o seu real talento nas artes da "bola". Não obstante o " engenheiro do penta" ter afirmado que quando sonhava em perdê-lo entrava em "pré-delírio", o patrão de todos, que há muito tempo queria ganhar dinheiro com aquela "mercadoria", não se fez rogado, talvez nesta derradeira oportunidade, perante a fortuna escrita no cheque do contrato, afirmando "en passant" que o treinador deveria estar muito satisfeito com o plantel que lhe proporcionava.
Mas, a razão da minha satisfação, não se prende com grandes desgostos que sofri, perante jogadas espectaculares que o "pequenino" efectuou em jogos decisivos e que conduziram a derrotas significativas do meu clube!
Não, não foi por isso.
A razão que me assiste deve-se a declarações proferidas pelo Simão, quando do regresso a Portugal, após uma falhada transferência, referindo-se ao SPORTING.
É do conhecimento de todos os amantes do futebol que Simão, nascido em Constantim, redondezas de Vila Real, aos 13 anos rumou às Escolas de Formação de Alvalade, para lá se tornar HOMEM e, se possível, um grande jogador de futebol.
Fez-se um grande jogador e, ainda novíssimo, fez um contrato milionário com o Barcelona.
Por razões que não vêm ao caso, não singrou naquele clube e regressou a Lisboa.
Na altura, o Sporting tinha direito de preferência para o receber, mas por razões financeiras assim não procedeu.
Foi, neste clube, que Simão teve a sua família adoptiva e que lhe deu "o pão" do seu sustento. Foi lá, que teve as primeiras alegrias desportivas e que sempre foi acarinhado por todos os seus adeptos e sócios.
Não merecíamos, nem havia necessidade, que após ter sido bem contratado pelo Benfica , transmitisse de forma tão ingrata e despresível o que sentia pelo clube que lhe estendeu a mão, quando menino.
"Não mordas a mão , que te deu o pão" é um ditado popular bem conhecido das gentes transmontanas.
Boa viagem!

Presença Militar na Língua Portuguesa(18)

( continuação )
Terra de ninguém - baldio, terra deserta.
Expressão que data da 1ª Guerra Mundial e correspondente ao inglês " no man's land". Significava o território que mediava entre as primeiras linhas dos contendores ( entre trincheiras ).
Tirar o cavalo da chuva - Tirar daí o sentido.
Esta expressão indicava que um militar nunca devia deixar à chuva a sua montada, porque tal situação poderia dar origem a um resfriado ou a uma pneumonia no animal, o que poderia implicar a sua perda, por pura negligência.
Tocar a reunir - dar o alerta para uma actividade.
Como se sabe, nas Forças Armadas continuam a utilizar-se clarins ou cornetas, para regular a vida diária nos quartéis, desde a alvorada ao silêncio. Cada toque tem um significado e o pessoal reúne-se em determinado local, para a respectiva actividade.
Todo o terreno - Veículo para qualquer piso.
Expressão de origem militar que significa "a direito", quer haja ou não estradas ou caminhos. De entre os veículos que tinham essa qualidade, por possuirem quatro rodas motoras, consta o célebre "jeep" da 2ª Guerra Mundial.
Tomar o freio nos dentes - Impossivel de parar ou controlar.
Em hipologia, "freio" é uma alavanca de metal utilizada nos cavalos e muares,à qual se prendem as rédeas e que, uma vez puxadas estas, actua sobre a boca do animal e faz que ele pare ou abrande a marcha.
Quando se aplica o freio, este tem de ficar com a parte posterior encostado às comissuras da boca para que a alavanca possa actuar sem qualquer oposição do animal. Se assim não se proceder, pode acontecerque, com os dentes, o cavalo ou muar impeça a actuação do freio.
Diz-se então que "tomou o freio nos dentes".

continua...

Concertos musicais ...



Com esta coisa do Blogue tenho constatado a minha apetência para a mùsica , desde a ligeira à sinfónica e confesso que me tem agradado a experiência.
Como não tenho grande ( nem pequeno ) ouvido para a música , o meu interior acalma quando ouço música clássica ou outra similar. Ainda ontem à noite tive a satisfação de assistir em Seia a um concerto da Orquestra do Norte , que me agradou sobremaneira.
Ainda sobre a mùsica ... costumo tentar adivinhar a palavra final dum concurso de televisão que dá na RTP1 apresentando 5 pistas e há dias apareceu a pista "momento" que eu sabia ser uma música do Pedro Abrunhosa, pois já a coloquei aqui no blogue aliada a outra pista "nónio" do Pedro Nunes, adivinhei a palavra certa "Pedro"

sexta-feira, julho 27, 2007

Crónica semanal ( 32ª )

PCP, a ditadura do Comunismo português

No Debate da Nação que se sucedeu no Parlamento na última sexta-feira, travou-se uma querela muito peculiar entre o Primeiro-Ministro (PM) José Sócrates e a bancada parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) relativamente à controversa questão da liberdade expressão individual e colectiva no contexto de uma sociedade democrática. Numa primeira análise pode deixar transparecer alguma demagogia ou uma elementar tentativa de disputa de qual dos partidos possui maior relevo no decurso da história portuguesa da segunda metade do século XX. Contudo, considero imperioso destacar, para justificar as palavras do PM que no meu ponto de vista estão correctas, alguns momentos cinzentos do Comunismo Internacional, e os seus reflexos na matriz fundadora do PCP.
O Partido Comunista Português foi fundado em 1921 e, durante o Estado Novo, constituiu a principal força oposicionista ao regime salazarista. Nesse período e após o 25 de Abril, o grande líder doutrinário uno e incontestável era Álvaro Cunhal. A sua função era inculcar nas massas oposicionistas os valores matriciais do Comunismo e, como tal, exercia o seu poder de um modo homólogo aos grandes chefes que perfilhavam o marxismo: absoluto e único. Por isso, o PCP é inatamente um partido ditatorial e antidemocrático. Paralelamente, esta minha convicção é confirmada pela recente publicação do livro Foi Assim, da autoria da deputada social-democrata Zita Seabra.
Cunhal era um admirador dos regimes populares do Leste Europeu e das suas políticas: monopartidarismo, culto do chefe, colectivização dos campos, planificação económica, censura, ausência da liberdade intelectual, a negação dos direitos humanos e a perpetuação do realismo social.
Estarei a mentir? Estarei a ser um confesso censurador do comunismo português? Então, como se explicam as posições ideológicas radicais do PCP no período do PREC (Período Revolucionário em Curso) em Portugal? E as atrocidades perpetradas pelos regimes comunistas à escala mundial?
Em suma, o PCP não tem autoridade moral para falar de liberdade e democracia.

By Afonso Leitão

Comemorar!

Dia de anos, almoço a dois, no restaurante.
Fui a Vila Velha de Ródão, sede do concelho, ao Restaurante Catedral de Santana.
Restaurantezinho muito acolhedor e simpático com uma deslumbrante vista.
Sopa de legumes, pão caseiro, peixe assado no forno, vinho branco bem fresquinho, laranja e café. Tudo delicioso.
Saí do ar condicionado e entrei no forno!
Cá fora estavam 40 º C.
Nem conseguia respirar!
Não volto a fazer anos!

Hoje faz anos o Colheiteiro e Colaborador Osório ..

Palavras para quê , já tens , em baixo o almejado presente ....
Um grande abraço de parabéns de toda a Colheita63.

Uma prenda de anos...adoro mel!

Mónica Bellucci!

quinta-feira, julho 26, 2007

Hoje é o Dia dos Avós ..

Para todas as(os) Colheiteiros ,Outros Colheiteiros e Amigos AVÓS um grande beijo dos v/netos

As 7 Maravilhas do Mundo ...

Se quiserem perder/ganhar 10 minutos do vosso precioso tempo, então, deliciem-se com as 7 Maravilhas do Mundo. Ainda quero ver se conseguirei visitar Petra. Aguardo por melhores tempos.
Um abraço a todos
Francisco Almeida

terça-feira, julho 24, 2007

Bragança antiga

Mão amiga , o n/Colaborador Bernardino Louro , fez-me chegar esta bonita e antiga foto de Bragança, tirada do Castelo em 1951. Quando sonho com Bragança é assim que a vejo, reconheço quase tudo. Atentai na zona do "trinta" , como era e como é .. Não sou contra o evolucionismo, mas dá-me muito gozo rever a Bragança do meu tempo...
Image Hosted by ImageShack.us
1951

A cultura do shutdown ..


Pareceu-me interessante a mensagem transmitida. Especialmente para aqueles que como eu vivem sempre atrás do vertiginoso segundo, minuto...

By Francisco Almeida

Nota : Os comandos so Scribd estão na barra superior

Hoje faz anos a n/Lena Pires ..

Em Tempo : por lapso de anotação na m/agenda , escrevi a data do aniversário da n/Lena Pires dia 24 , quando devia ser 26. As minhas desculpas a todos, principalmente à LPires. Considerai este post como inexistente e no dia 26 cá estaremos.

Com um grande beijo de parabens , dedico-te este pequeno trabalho fotográfico, que espero gostes..

segunda-feira, julho 23, 2007

Danúbio Azul..

No âmbito da FIAGRIS 2007 ( Feira Industrial e Agrícola do Concelho de Seia ) realizada pela CMSeia, assisti ontem à noite a um concerto dado pela Banda Filarmónica do Exército .
Foi maravilhoso , pois tocaram muito bem algumas obras que eu já conhecia, mas antes de cada uma explicavam ao público qual o seu autor, sua bibiografia e razões da mesma . *****
Tocaram uma que me toca profundamente sempre que a ouço , e ouço-a muitas vezes " Danúbio Azul". Hoje é a Música do Dia e podeis ouvi-la ao lado.

A propósito, a 1ª vez que a ouvi com ouvidos de ouvir foi em Viena de Áustria , dentro de um autocarro , em cima duma ponte sobre o rio com o mesmo nome , quando me deslocava para o famoso estádio do Pratter a assistir à final da taça Uefa em 1990 , entre o Benfica e o Milan .
Só foi pena termos perdido , mas valeu a pena ...

domingo, julho 22, 2007

Hoje faz anos ...a n/Lena Quintas

Image Hosted by ImageShack.us

Com um grande beijo de parabéns , ofereço-te esta visita guiada ao Museu Berardo , que recentemente abriu em Lisboa no CCB

sábado, julho 21, 2007

Silêncio ...

Feitos ...

Foram 4 dias de ausência forçada por Lisboa e Porto.
De vez quando tinha acesso à internet e lá estava eu a chatear-vos e a meter-me com o meu grande amigo Isaías por causa dos seus conhecimentos matemáticos.
Serviram também para contactar com alguns Colheiteiros63 nas referidas cidades . Antes de mais cumpre-me agradecer a eles ( Isaías , Chico Almeida e Quintas ) a disponibilidade manifestada e o apoio e solidariedade recebidas.
Os caminhos da Colheita63 tornaram a encontrar-se passados 41 anos e vou tendo grandes surpresas com os feitos dos seus elementos e esposas ou maridos durante a vida. Tenho procurado fazer uma pesquisa sobre esse assunto ,e tenho dado à estampa todos aqueles de que vou tendo conhecimento.
Agora foi com grande orgulho e alegria que soube que a nossa "Outra Colheiteira" Neninha foi durante quase toda a sua vida profissional, co-autora de vários tratados de Química , tendo sido editados muito dos seus livros para o ensino. Aqui deixo a capa dum exemplar que gentilmente me ofereceu, ressalvando que a pequena foto ao lado do seu nome é da minha autoria. Muitos parabéns Neninha...

sexta-feira, julho 20, 2007

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA (31ª)

PS em Lisboa

As eleições intercalares de Lisboa, escrutinadas no Domingo, confirmaram o inevitável: a vitória do candidato, apoiado pelo Partido Socialista (PS), Antónia Costa sem maioria absoluta, e a profunda crise em que mergulharam o PSD e o CDS/PP.
Numa primeira análise os grandes vencedores da noite foram Carmona Rodrigues e Helena Roseta pois duas candidaturas independentes sem o apoio da máquina partidária e com as explícitas dificuldades em pulverizar o seu programa junto do eleitorado, conseguirem eleger três e dois mandatos, respectivamente, ultrapassando por sua vez determinados partidos políticos, por conseguinte, considero inquestionável o êxito destes dois movimentos no escrutínio.
Numa segunda análise, apesar da vitória irreversível de António Costa, não nos podemos descurar do facto do PS não ter cumprido o seu objectivo cimeiro, a maioria absoluta, e de que, quando encetar as suas funções, terá que discernir determinadas reformas e medidas com acordos/ coligações com as restantes forças partidárias, e, se pretende vencer em 2009, em muitas das áreas terá de ceder, dadas as condições pouco profícuas à governação camarária.
Numa terceira análise, e para concluir, “o maior derrotado” da noite foi o sistema político-partidário português particularmente devido à abstenção confirmada nas eleições intercalares. Ou seja, a população sente que a política não procura responder aos seus ensejos e dificuldades, mas sim aos interesses mesquinhos de uma minoria de “imbecis” sem atitude e pujança. Além disso, o desinteresse pela política é crescente, e, nesse sentido, a instabilidade da câmara da capital ao longos deste últimos meses e o descontentamento de largas franjas da sociedade relativa à governação contribuem para adensar este fenómeno de negatividade que paira sobre a nossa política.

By Afonso Leitão

quinta-feira, julho 19, 2007

Prémios Nobel ....

Nos finais da década de 50 foi "atribuído" o Prémio Nobel da Química a Bragança na pessoa dum ilustre bem-falante e muito rico cavalheiro que morava em frente ao Liceu, por ter transformado a "Potassa em Beladona". Esta senhora, esposa do referido cavalheiro era muito Fina , muito altiva , muito direita e pintoscada e foi em determinada altura passar uns dias a Paris-França.
Quando regressou , inchada com o que viu , não quis deixar de contar no meio da alta sociedade bragançana o que observou , e passo a citar :
"Fiquei muito admirada em França, não tanto por os franceses chamarem vin ao vinho , pain ao pão , mas sim por chamarem fromage ao queijo... mas o que mais me admirou foi o facto dos meninos pequeninos falarem tão bem o francês ......"
Isto vem a propósito do artigo "Números" escrito e publicado pelo n/Colheiteiro Isáias no n/blogue. Fui hoje informado que também foi galordoado com o " Ex-futurro Prémio Nobel da Matemática" por ter conseguido tão brilhantemente transformado "Uma vitória numa derrota".
Já conhecía aquela força política em estado de fossilização que durante décadas transformou as sucessivas derrotas em vitórias, também sabía que para os Matemáticos 2 e 2 são quatro, para alguns Contabilistas 22, para alguns Advogados o que calhar mas Vitórias claras em Derrotas é que não sabia.
Quem deve estar muito contente é a n/Professora de matemática, DªHelena Matos , que tanto contribuíu para o desenvolvimento deste vulto matemático.
Por isso amigo Isaías , aqui vai o meu grande abraço de parabéns pelo teu prémio, sugerindo-te que ofereças o dinheiro do mesmo aos "laranjinhas" , de preferência ao baixinho.

quarta-feira, julho 18, 2007

NÚMEROS

A retumbante vitória apregoada e, especialmente festejada alegremente, pelos socialistas da província, auto-transportados para as imediações do Altis, no último Domingo, nas eleições intercalares para a Cãmara de Lisboa, poderá ser devidamente comprovada com os seguintes números:
62,61 % - Resultado da abstenção.
29,54% - Resultado do candidato vencedor.
11% - Eleitores inscritos, que votaram no vencedor.
1 em 10 - lisboetas inscritos, que votaram no vencedor.
57907 - Votos obtidos pelo vencedor.
75022 - Votos obtidos em 2005 por Carrilho.
48,3% - Votação de Costa relativamente à de Carmona em 2005.
37,79 - melhor resultado da lista vencedora e verificado na freguesia de Santa Catarina.
61,98 - Somatório das votações dos três melhores classificados ( 29,54+16,70+15,74).
32,44 - A soma dos segundo e terceiro classificados.
A matemática foi na verdade uma indefectível aliada da democracia.
Lamento , no entanto, que vitórias com estes números sejam tão festejadas, por quem obteve uma maioria absoluta nas eleiçoes legislativas de há dois anos, não obstante saber que são eleições de diferente tipo. Que é que se passará?

Presença militar na Língua Portuguesa(17)

(continuação)
Sair-lhe o tiro pela culatra - Efeito oposto ao que se pretende.
"Culatra" é uma peça das armas de fogo que impede que o tiro saia para trás da arma e ponha em perigo o homem ou homens que a guarnecem.
Salário -Soldo, ordenado.
A palavra "salário" significa ração de sal ou a importância concedida aos homens, que eram recrutados para os exércitos, para comprarem a sua ração de sal.
Sapador-bombeiro - Bombeiro, com instrução de engenharia.
Sapador é uma especialidade de aluns militares do Exército encarregados da organização do terreno (trincheiras, abrigos, obstáculos,etc). Tomam este nome por utilizarem como principal ferramenta a pá ( ou sapa). À Arma de Engenharia perteciam os militares com a especialidade de Sapadores e, posteriormente, os sapadores-bombeiros.
Sempre na brecha - Na primeira linha, a lutar com entusiasmo.
Esta "brecha" refere-se àquela aberta nas muralhas de uma fortaleza ou castelo.Nestas condições , o pessoal que primeiro assaltasse a organização defensiva estava na "brecha" primeiro que os outros.
Serviço é serviço, conhaque é conhaque - No trabalho e no lazer, os comportamentos são distintos.
Esta frase, que começou a dizer-se no Exército no tempo das invasões francesas, traduz a diferença que deve separar o que pode e deve ser feito no serviço e fora dele.
Slogan - Mensagem de propaganda.
Originàriamente foi um grito de guerra , para agrupar os componentes de uma das partes durante uma contenda. É uma palavra de origem escocesa, do século XVI.
( continua)

Hoje faz anos a "Outra Colheiteira" .... Mira

Com um grande beijinho de parabéns aí vai esta canção cheia de amor e carinho...

domingo, julho 15, 2007

Um acre de verde

Não é que nas minhas constantes deambulações pela blogosfera descobri um blogue que muito me tocou , cuja autora é a n/Colaboradora Ana Q , filha dos n/colheiteiros Lena e Quintas ? Pois é , já está colocado nos n/favoritos . É só clicar e apreciar...
Para vos adoçar a boca, permiti-me colocar aqui este belo desenho , suponho ter sido pelo seu Avô , Júlio Barros de quem tenho óptimas recordações, pois trabalhei com ele na Direcção de Finanças de Bragança.
Demonstra bem no desenho o amor que sentia e a ansiedade que tinha na visita da Ana Q,
O nome do blogue é " Um acre de verde "


Música semana 29 ...Diversidade

São 108 música para acompanhar nas v/horas boas e ás vezes nas menos boas...

sábado, julho 14, 2007

CRÓNICA SEMANAL (30ª)

Bragança
Na quinta-feira realizei, a convite do meu Tio Hélder, uma viagem a Bragança, cidade que, já há alguns anos, não visitava.
Saímos exactamente às nove da manhã de minha casa e, em duas horas e meia, passando por Viseu e seguindo as auto-estradas A25 e A24, e, finalmente o IP4, alcançamos o nosso destino. A despeito das incumbências do meu tio na sua cidade natal usufruí desse dia para conhecer melhor a cidade e sobretudo conhecer pessoalmente alguns colheiteiros de 1963 que residissem em Bragança.
Primordialmente, almocei no restaurante O Copinhos onde me pude comprazer com alguns dos principais pratos gastronómicos da região, para além de me ter sociabilizado, não só com mais alguns conhecidos do meu tio, mas também, com dois jornalistas da TSF entre os quais Fernando Alves. Por outro lado, este restaurante identifica-se, com o benfiquismo bem presente na estética interior do estabelecimento.
Infelizmente não tive o gosto de me encontrar com a Drª Gélica e o Drº Dionísio Gonçalves por razões de ordem familiar, pelo que beneficio deste âmbito para apresentar as minhas mais sinceras condolências pelo sucedido. Por seu turno, conheci o Sr. Bartolomeu Velho e a sua mulher. Relativamente, ao grande amigo do meu tio quero expressar a maior gratidão pela companhia durante a visita ao castelo, à Domus e ao Museu Militar, para além da oferta do bilhete de entrada. Posteriormente concluímos este périplo no nordeste transmontano em Mirandela.
Agradeço esta visita memorável particularmente ao meu tio e ao Sr. Bartolomeu Velho.

Reportagem fotográfica

By Afonso Leitão

Hoje faz anos .... a Teresa Pereira


Colheiteira convicta , blogueira não militante , não sei se terá acesso aos n/Parabéns. Como o que interessa é a intenção aqui vai o n/abraço para a Teresa Pereira . Muito parabéns ....

sexta-feira, julho 13, 2007

Sem palavras .... Sub- 20 Portugal-Chile

Tristeza, imaturidade , complexo de superioridade e mão fraca dum treinador ainda mais fraco...

Apanhados, ontem em Bragança ..

Image Hosted by ImageShack.us
Este amigo aproveitou bem a sombra , num banco duma rua muito conhecida em Bragança. Quem sabe o nome da rua? Uma ajuda , trata-se duma rua aonde morou uma n/Colheiteira e mora quando lá vai. E qual é a localização da sua casa? Um doce....

quinta-feira, julho 12, 2007

O "pequeno justiceiro" foi apanhado...II


2007-07-12 - 13:00:00

Caso Universidade Atlântica
Mendes escapou à Segurança Social

Paulo Carrico / Lusa

Marques Mendes corre o risco de ter de pagar os descontos para a Segurança Social referentes ao período em que desempenhou funções de presidente da EIA – Ensino, Investigação e Administração, empresa responsável pela gestão da Universidade Atlântica, entre 14 de Julho de 1999 e 5 de Abril de 2002.

Como Marques Mendes recebeu em senhas de presença, mas uma acta da EIA fixou-lhe “remunerações ilíquidas mensais”de “750.000$00”, para 14 meses, o Instituto da Segurança Social (ISS), admite avançar com uma investigação para apurar os factos.Segundo a acta de 30 de Julho de 1999, a comissão de fixação de remunerações atribuiu a Marques Mendes “remunerações mensais ilíquidas” no valor de “750.000$00”, sendo que “estas dizem respeito a quatorze meses por ano e que têm efeitos a partir do dia 15 de Julho de 1999”.

E um relatório da EIA, assinado pelo presidente Artur Torres Pereira em 12 de Junho passado, confirma esta informação, apesar de uma contradição no valor: elaborado na sequência de um pedido de Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, o relatório diz que “a comissão de fixação de remunerações dos membros da Direcção, reunida em 30 de Julho de 1999, deliberou fixar-lhe as seguintes remunerações ilíquidas mensais, válidas por 14 meses por ano: Luís Marques Mendes, 700.000$00”.

O "pequeno justiceiro" foi apanhado... I


Hoje faz anos ....a Teresa Pires

Um grande abraço de parabéns . Um bocadinho de música é a tradicional de parabéns e a outra é uma dos "Platers" que sei gostas muito... Até pró ano .

quarta-feira, julho 11, 2007

Creio...

Creio...

creio nos anjos que andam pelo mundo,
creio na deusa com olhos de diamantes,
creio em amores lunares com piano ao fundo,
creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes;

creio num engenho que falta mais fecundo
de harmonizar as partes dissonantes,
creio que tudo é eterno num segundo,
creio num céu futuro que houve dantes,

creio nos deuses de um astral mais puro,
na flor humilde que se encosta ao muro,
creio na carne que enfeitiça o além,

creio no incrível, nas coisas assombrosas,
na ocupação do mundo pelas rosas,
creio que o amor tem asas de ouro. amém.

Natália Correia

As 7 maravilhas de Portugal

Qual a v/opinião ?
Por mim falta a Domus Municipalis ou o Castelo de Bragança, por troca com o Castelo de Óbidos.

Para o M.C.

Envia-me o teu endereço electrónico.
Tive um "desastre" no PC e foi tudo à vida!
Um abraço

terça-feira, julho 10, 2007

FESTA DOS TABULEIROS EM TOMAR 2

Reconheceis alguém ?

Porto, 9 de Julho de 2007.

A Festa dos Tabuleiros, em Tomar. Em jeito de reportagem … Alegria! Muita alegria, cor, luz e movimento! Eis os ingredientes mais gritantes na noite de sábado passado, pela ocasião da famosa Festa dos Tabuleiros que, de 4 em 4 anos, cumprindo a tradição, se realiza na bonita cidade de Tomar. A convite do colheiteiro Medeiros, aquando da realização do nosso último encontro, lá fui com a Noémia até à região dos Templários, tão rica de história, de magia e natureza. Enchi os pulmões com o ar saudável das montanhas, " lavei os olhos" com as magníficas paisagens da região e descobri no povo uma enorme ternura pela sua terra, - a grande alma tomarense - que rejubilava orgulhosamente por poder mostrar as suas tradições, plenamente consciente de que, ao longo do tempo, o seu contributo para a construção da História Pátria e da sua cidade, afinal valera a pena! Um povo - o povo verdadeiro - tisnado pelo sol e com as marcas do trabalho rude do campo, mas ao mesmo tempo, alegre e prazenteiro por poder participar mais um ano respondendo à tradição do desfile com o tabuleiro à cabeça, suportando cerca de 25 a 30 kg de peso. No dia de chegada, sábado à noite, o nosso amigo Medeiros acompanhou-nos pelas ruas e ruelas de Tomar pejadas de gente e de milhares e milhares de flores que enfeitavam janelas, portais e paredes e atapetavam ruas e passadiços que os tomarenses orgulhosamente guardavam e protegiam das passadas menos cautelosas dos transeuntes. Para termos uma noção exacta é preciso visitar! Eu, tinha cá a minha ideia mas estava muito longe da realidade! De facto, para estarmos bem certos da quantidade de flores de papel - direi aos milhares -, que por aquelas ruas, paredes, colunas, janelas, portais, etc., se espalhavam, é necessário ver. Quantas horas, dias e meses de trabalho foram precisos para que mãos habilidosas, com tanta bizarria, nos presenteassem com um tal espectáculo de luz e cor! Um encanto mágico da tradição patente em cada um dos ornamentos que davam vida à simbologia ligada à História da Ordem dos Templários e, em última análise, à História de Portugal! Finda a visita nocturna que terminou no Jardim da Mata dos Sete Montes, local onde os cerca de 650 tabuleiros, devidamente alinhados, aguardavam a hora da bênção e do desfile de Domingo, fomos descansar porque a jornada do dia seguinte, adivinhava-se dura. E, assim aconteceu. Seriam cerca das 10 horas da manhã quando tentávamos entrar na cidade, mas em vão! Dada a afluência de visitantes, cerca de meio milhão de pessoas, as entradas foram vedadas. Obrigaram-nos a deixar a viatura, num parque improvisado, a cerca de 3 ou 4 Km do centro. Começa a aventura! Sob um calor escaldante lá esperámos por um autocarro da Câmara que nos transportou até às imediações da cidade. O resto do percurso foi feito a pé. No meio da multidão que criticava brandamente o acontecido, com espírito de galhofa, lá fomos descendo calmamente até ao centro histórico. Mais uma vez percorremos as ruas e ruelas da véspera descobrindo outros encantos, outras emoções no meio do burburinho entusiástico da multidão que avidamente ía procurando local para almoçar – façanha declaradamente épica. Tudo estava cheio! Olha se não fôssemos almoçar a casa do Medeiros e esposa, dizia eu para a Noémia. Lá ficávamos sem almocinho! Por volta das 13 horas e já depois de vários telefonemas do Medeiros com alguma preocupação pelo nosso atraso, apresentámo-nos para o almoço. Um bom repasto de cabrito no forno à mistura com a afabilidade, receptividade e simpatia dos anfitriões, Graciela e Medeiros e, com algumas histórias e recordações de outros tempos. Também se marcaram faltas a alguns que anunciaram presença e que, infelizmente, não puderam cumprir. Digo, infelizmente, apenas porque o convívio seria com certeza, ainda mais rico. Depois do almoço, já não saímos. Aguardámos calmamente o cortejo dos tabuleiros que, com muito conforto apesar da ventania, pudemos apreciar das várias janelas e varandas engalanadas do belo e aprazível apartamento dos nossos anfitriões. Para quem nunca viu, tal como eu, ficaria agradavelmente surpreendido com a beleza e colorido do desfile. Lá iam as meninas e mulheres vestidas de branco, com uma fita colorida a cruzar o peito, com os tabuleiros à cabeça, (malfadado vento), acolitadas pelos jovens e cavalheiros de camisa branca e mangas arregaçadas, calças escuras, barrete ao ombro e gravata da mesma cor da fita da rapariga. O tabuleiro, segundo a tradição, deverá ter mais ou menos, a mesma altura da rapariga que o transporta. Sempre que o cansaço espreitava as damas, o moço ajudava e transportava o tabuleiro, ao ombro. No cortejo seguiam, à frente, o Pendão do Espírito Santo e as três coroas dos Imperadores e dos Reis, transportadas pelos mordomos e a seguir os pendões e as coroas das várias freguesias. No final do cortejo rodavam três carros de bois, o do pão, o da carne e o do vinho. Os bois animais de trabalho e sacrifício levavam as hastes ornamentadas com fitas de várias cores. Todo o recheio dos carros servia, para no dia seguinte, fazer a distribuição do Bodo, julgo eu, pelos mais pobres de cada freguesia. Não faltavam no Cortejo as bandas de música e outros grupos munidos de bombos e pandeiros para animar com música o imenso caudal de participantes que serpenteava alegre colorido pelas ruas de Tomar! Terminado o cortejo, quase que termina a festa! Quanto a nós, visitantes, toca a comer mais qualquer coisa, toca a apresentar agradecimentos e despedidas e toca a regressar ao Porto. Pouco passava da meia-noite, quando chegámos! Satisfeitos com o belo espectáculo que nos foi proporcionado. Obrigado pela paciência! Foi o relato possível a pedido do colheiteiro H.B.

Um abraço F.A.

P.S. As origens desta festa recuam ao tempo do rei D. Diniz e sua esposa, a Rainha Santa Isabel, a quem se atribui a instituição do Culto do Império, em honra do Espírito Santo, em Alenquer. Eram manifestações populares no tempo das colheitas, eivadas de ritos pagãos, onde as flores, o pão e as espigas de trigo marcavam presença e eram o ornamento principal dos tabuleiros que as raparigas vestidas de branco (culto da virgindade).






By Francisco Almeida

FESTA DOS TABULEIROS EM TOMAR

Para nos aguçar o apetite , o Colheiteiro AMedeiros enviou-me estas fotos principalmente para quem pôde ir e não foi ver ....



By AMedeiros

segunda-feira, julho 09, 2007

MÚSICA SEMANA 28 - Música Celta ...

De vez em quando gosto muito de ouvir...

    Questão de Estado II e última!

    M.C.: pareces um jornalista a escrever, sim não, mas, também!
    Mas lendo nas entrelinhas o Átila tem razão!
    Estás a descolar da Scarletezinha!
    Esta é que é a verdade!
    És um ingrato e ela que posava a pensar em ti!

    Deixa lá, há muitas mais maravilhas no mundo para além daquelas 7 "eleitas democraticamente".

    Por estes dias vais ter uma aqui para teu deleite!
    Não quero que sofras nenhuma privação estética!

    Bye, bye! Manda sempre.

    domingo, julho 08, 2007

    Questão de Estado!

    M.C. estás farto da Scarletezinha como diz o "aleivoso" do Átila?

    As 7 Maravilhas do Mundo , eleitas ontem à noite no Estádio da Luz ...



    O homem de dedo sempre em riste...



    PJ segue rasto de 24 milhões do negócio dos dois submarinos
    José António Domingues

    Domingo, 8 de Julho de 2007


    A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o rasto de cerca de 24 milhões de euros que o consórcio alemão GSC, com o qual o Estado português contratualizou a compra de dois submarinos em 2004, transferiu para a Escom UK, empresa do Grupo Espírito Santo (GES) sedeada no Reino Unido.

    O inquérito procura apurar se existe alguma relação entre o destino final desse dinheiro e o resultado do controverso concurso público dos navios de guerra submergíveis.

    Este foi ganho pelos alemães do "Germain Submarine Consortium", que propuseram a venda dos dois submarinos por 845 milhões de euros e comprometeram- -se a proporcionar negócios para empresas portuguesas no valor de 1,2 mil milhões de euros (as chamadas contrapartidas).

    A investigação foi despoletado por conversas telefónicas, alegadamente interceptadas pela PJ, entre o ex-ministro da Defesa Nacional, Paulo Portas, e o ex-director financeiro do CDS-PP, Abel Pinheiro, no âmbito do inquérito-crime "Portucale".



    O Ministério Público ordenou a separação processual, abrindo então um novo inquérito para os submarinos.


    Porra, lá se foi o santo domingo!

    PORTUGALDIÁRIO


    Atentado no Iraque: número de mortos sobe para 156
    2007/07/07 21:12

    Último balanço dá conta também de 255 feridos e 20 desaparecidos

    Um atentado com um camião-bomba fez, este sábado, pelo menos 156 mortos e 255 feridos, em Amarli, a Norte de Bagdad. De acordo com o último balanço, feito pelas autoridades, há ainda pelo menos 20 pessoas desaparecidas.
    O director do departamento de Saúde da província de Salahedin, Hasan Zein el Abedin, assegura, em declarações à Agência espanhola EFE, que há mulheres e crianças entre as vítimas mortais.
    Também este sábado, outras 39 pessoas morreram, na sequência de dois ataques na província de Diyala. Num dia marcado pela violência no país, várias outras pessoas perderam a vida em diversos atentados um pouco por todo o Iraque.

    Domingo

    Um bom e santo domingo para todos os/as colheiteiros/as e respectivos "apêndices" e "rebentos"!

    Na Bolsa já somos campeões!


    Domingo, 8 de Julho 2007

    Benfica fecha a subir mais de 20% para 4,50 euros

    As acções do Benfica negociaram menos de uma hora na bolsa nacional, mas foram minutos bem agitados e recheados de volatilidade. As acções abriram nos 6,11 euros, tendo posteriormente iniciado uma trajectória descendente, até aos 4,50 euros. Um preço que ainda assim se encontra 21,62% acima do fecho de ontem.
    ..........................................................................
    Onde irar parar o nosso Benfica?
    Chinês, madeirense?
    Deus nos acuda!

    As 7 maravilhas!

    Alguns, pequenos, comentários:

    As 7 maravilhas do Mundo: concordo no geral, excepto a inclusão do Cristo Redentor, só se foi incluido pelo tamanho (as belezas naturais não estavam em avaliação)! Preferia a Torre Eiffel que para além da beleza estética é um marco da evolução técnico-cientifica da humanidade. E a Acropole, em Atenas, e a Piramide de Gisé, no Egipto.
    A "democracia" faz com que as eleições sejam desvirtuadas.

    As 7 maravilhas de Portugal: também concordo no geral, excepto o Castelo da Pena. Onde estão os Castelos de Monsaraz, Marvão ou Bragança? Qualquer deles ficava bem nas 7 maravilhas. E a Sé da Guarda? E o Palácio de Mateus, em Vila Real? E o Templo de Diana, em Évora?
    Reparem que é tudo do litoral, zona mais densamnete povoada, logo com mais votos.
    Mais uma vez a "democracia" desvirtuou a realidade.

    A DEMOCRACIA tem destas coisas, mas ainda é a melhor das piores formas de organização da sociedade.

    sábado, julho 07, 2007

    De novo!

    Outra vez: a Scarletezinha para o M.C. se regalar!

    Para o M.C.!!!!!



    Para ti M.C.: a Scarletezinha de que tanto gostas!
    PS - o meu e-mail não mudou, nem tem a caixa cheia!

    Golpe do telefone!

    COMO FUNCIONA O GOLPE DO TELEFONE...

    Ligam para a sua casa, empresa ou telemóvel, dizendo que é do Departamento Técnico da empresa telefónica local, ou da empresa que trabalha para a mesma.

    Perguntam se o seu telefone dispõe de marcação por 'tons'.
    A marcação de um telefone pode ser por impulsos (pulse), ou por tons (tone).
    Hoje em dia, todos os telemóveis dispõem da marcação por tons, o mesmo acontecendo com a maioria dos telefones fixos.

    Com o pretexto de que estão a testar o seu telefone, pedem-lhe para discar 90#.
    Uma vez executada esta operação, a pessoa informa que não há nenhum problema com o seu telefone, agradece a colaboração e desliga.

    Terminado este procedimento, você acaba de habilitar sua linha telefónica como receptora a quem lhe acabou de lhe telefonar; isto chama-se 'CLONAGEM', ou seja, uma copia fiel da sua linha telefónica.

    Daí em diante, todas as ligações feitas por aquela pessoa que lhe telefonou inicialmente, serão DEBITADAS NA SUA CONTA DE TELEFONE.

    ATENÇÃO:
    Isto está a ocorrer com telefones fixos e com telemóveis.
    Nunca digite 90 # no seu telefone.
    Até agora as companhias telefónicas não sabem como parar, detectar ou evitar esta fraude.

    Por isso, é importante que essa informação SEJA PASSADA AO MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS

    sexta-feira, julho 06, 2007

    CRÓNICA SEMANAL (29ª)

    Inveja-Exames-Justiça

    Soube hoje as minhas notas dos exames: 160 pontos a Português e 171 pontos a História. Considero-as honestamente positivas, em mercê da elevada subjectividade e duma certa ambiguidade patente nas duas provas.
    Como tinha mencionado na passada crónica, o exame de Português não afere rigorosamente os alunos na medida em que bastava que um aluno soubesse interpretar, escrever razoavelmente bem e tivesse um conhecimento global dos autores, para obter um resultado meramente congratulador. Contudo, cingir-me-ia a uma análise mais circunstanciada dos “bastidores” do meu exame de História.
    Como é sabido tive nos 2º e 3º Período, 20 valores a esta disciplina e nos anos transactos terminei sempre com 19 valores. Um dado peculiar: foi sempre o mesmo professor. Ora, ao longo deste meu ano lectivo, sentia que havia um determinado espectro da minha turma que duvidava e questionava a veracidade e honestidade da minha nota. Por outro lado, esse segmento aguardava tenazmente pelo exame para “se comprovar” se a minha nota era justa.
    Em primeiro lugar, participava, concretizava todas a tarefas exigidas, respeitava o professor, fui muito regular nos testes (17,6-19,2-18,6-19,9-18,4-18,2) e não desiludi o meu professor no exame nacional.
    Em segundo lugar, este comportamento é aquilo a que Napoleão Bonaparte denominou de ser “a arma dos incompetentes”: inveja. Considero ser uma “epidemia” das sociedades contemporâneas e isso já se repercutiu em episódios muito pouco dignificantes da nossa Democracia: o caso do professor Charrua na DREN e a exoneração da directora de um centro de saúde. Nestes dois casos paradigmáticos conjuga-se inveja com delação.
    Em suma, no meu caso particular, e pelas diversas críticas tecidas ao meu trabalho e ao meu empenho honesto, fez-se JUSTIÇA.

    By Afonso Leitão

    Formidável ....

    Reparai na cara dos jurados , bem elucidativa ...

    Renovação convite ... Tomar

    Caros Amigos Colheiteiros63

    Dia 8 de Julho, ás 16 horas tem início o grande cortejo da Festa dosTabuleiros, em Tomar.
    A minha casa é um dos locais óptimos para ver o cortejo, por isso cá vos esperamos.

    Um abraço e até breve, A. Medeiros.

    Nota : foto tirada durante o n/Encontro , em que as meninas já treinavam ...

    Presença Militar na Língua Portuguesa ( 16 )

    (continuação)
    Rancho - Comida.
    No tempo em que nos quartéis não havia refeitórios, os soldados, ao respectivo toque da corneta ou rufo de tambores, formavam "ranchos" por subunidades, que um graduado conduzia à cozinha para receber a alimentação. Depois, dispersavam e comiam em qualquer parte.
    Rastilho - Motivo remoto.
    Nas Forças Armadas, é um sulco ou um tubo cheio de pólvora que serve para, em segurança, comunicar o fogo a engenhos explosivos e fazê-los explodir.
    Recolher a penates - Ir para casa dormir.
    Recolher é a acção que consiste na entrada dos soldados no quartel após a terceira refeição. É anunciado por toque de corneta, ao qual se segue, normalmente, uma formatura de todo o pessoal presente. Em seguida o pessoal recolhe às casernas onde pernoita.
    "Penates" é uma palavra latina que significa "Deus protector do lar".
    Ressaca - Recuperar de um estado etilizado ou drogado.
    Palavra de origem naval, que significa a quebra e derrocada de uma onda do largo que, por falta de fundo, se converte numa onda de costa e sobe pela praia para depois escorregar em sentido oposto ao anterior.
    Roteiro - Livro com pormenores de viagem ou indicação de ruas, caminhos, etc., de uma povoação ou região.
    Palavra que deriva de "rota". Desenvolvido durante o período dos Descobrimentos,"roteiro" era a descrição de todos os acidentes marítimos e geográficos necessários para fazer uma viagem.
    Os "roteiros" portugueses tiveram fama por todo o mundo, tendo sido traduzidos em várias línguas.
    (continua)

    quinta-feira, julho 05, 2007

    Indesculpável ao quadrado ....

    Não é que este v/amigo não registou como devia a data destes aniversariantes e ela passou em claro? Mas "mais vale tarde do que nunca" e aqui vão os parabéns de toda a Colheita63 para o Casal AVelho . Um grande abraço...

    Afinal ele vê o Blogue...

    Do n/Colheiteiro Chico Almeida recebi o email seguinte , dedicado a toda a Colheita63:

    É muito gratificante ver que há alguém que se lembra e regista alguma datas, mesmo que sejam aquelas, que nos lembram que estamos a " crescer "! Há quem diga " envelhecer " !

    Mas...isso não é connosco apesar de já somarmos alguns! O que é preciso é que tenhamos forças e ânimo para os suportar e para os ir ajudando a crescer... e bastante.!
    Seria bom que pudessemos, de vez em quando, parar o tempo! Mas... na sua corrida vertiginosa ele vai passando, quase correndo, deixando marcas e, felizmente muitas delas, encorajantes e portadoras dum grande sabor a saudade, amizade, e a certeza de podermos ouvir alguém a dizer: não me esqueci!

    E... porque, também eu, não quero esquecer-me aqui vai o meu abraço amigo que, em anexo, te entrega a última "brincadeira " que realizou a propósito dos nossos encontros.

    Aquele abraço
    Chico Almeida

    quarta-feira, julho 04, 2007

    Música semana 27

    Para quem não pôde assistir ao concerto dos Rollings Stones em Lisboa , aqui vão uma boas músicas.

    terça-feira, julho 03, 2007

    Areais ....

    Muito me lembrei nestes últimos dias dos areais de Bragança e nomeadamente do Areal. A minha praia naqueles tempos era passada no rio sabor num local chamado AREAL.
    Eram meus companheiros os Colheiteiros Niso , Isaías, Mansilha, Chico Afonso ( já falecido ), Chico Almeida , Orlando (Carragosa) entre outros. Íamos e vínhamos a pé e o Areal ficava situada a montante da Ponte Nova, aí 1 Km e por cima do Rebolo. Tinha sempre uma corrente muito forte e de areal só tinha o nome , pois eram só pedregulhos. O Rebolo era só para profissionais , tinha duas referências para os mergulhadores, que eram o Altar e a Florzinha. Lembro-me bem que da Florzinha só saltavam o Mudo que era empregado de café no Moderno e o Michelin , eram uns heróis para mim.
    Voltando aos areais , a1ª vez que estive num areal a sério , o que quer dizer numa praia a passar uns dias de féria já tinha 30 anos , mas nunca esquecerei os belos tempos do Areal e do Moínho dos Padres.
    Da próxima vez que fôr a Bragança vou desafiar o Niso para irmos a pé ao Areal . Adorava que ele aceitasse...

    segunda-feira, julho 02, 2007

    A dança perfeita!!!!IMPERDÍVEL

    A Directora do Ballet da Ópera de Paris, Claude Bessy, apresenta um fantástico pas-de-deux, com integrantes do Circo de Ballet Chinês, que se apresentou no Festival de Circo de Mônaco, onde a bailarina dança em pontas sobre os ombros e a cabeça do bailarino.
    By Lena Pires

    Acabou-se ....

    e regresso às lides caseiras , quero agradecer aos n/colaboradores que não deixaram por mãos alheias os seus créditos , deliciando-nos com os seus escritos. Ao m/sobrinho um grande abraço por o termos de volta e oxalá as notas finais sejam boas.


    Fez anos neste intervalo de tempo( 23/06 ) o n/Colheiteiro Chico Almeida . Por isso , embora atrasados aí vão, um grande abraço de parabéns e uma musiquinha cantada por todos nós.
    Amanhã espero que tudo volte ao normal e se possível com mais garra ...
    Um grande abraço para todos...