A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, julho 28, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa(18)

( continuação )
Terra de ninguém - baldio, terra deserta.
Expressão que data da 1ª Guerra Mundial e correspondente ao inglês " no man's land". Significava o território que mediava entre as primeiras linhas dos contendores ( entre trincheiras ).
Tirar o cavalo da chuva - Tirar daí o sentido.
Esta expressão indicava que um militar nunca devia deixar à chuva a sua montada, porque tal situação poderia dar origem a um resfriado ou a uma pneumonia no animal, o que poderia implicar a sua perda, por pura negligência.
Tocar a reunir - dar o alerta para uma actividade.
Como se sabe, nas Forças Armadas continuam a utilizar-se clarins ou cornetas, para regular a vida diária nos quartéis, desde a alvorada ao silêncio. Cada toque tem um significado e o pessoal reúne-se em determinado local, para a respectiva actividade.
Todo o terreno - Veículo para qualquer piso.
Expressão de origem militar que significa "a direito", quer haja ou não estradas ou caminhos. De entre os veículos que tinham essa qualidade, por possuirem quatro rodas motoras, consta o célebre "jeep" da 2ª Guerra Mundial.
Tomar o freio nos dentes - Impossivel de parar ou controlar.
Em hipologia, "freio" é uma alavanca de metal utilizada nos cavalos e muares,à qual se prendem as rédeas e que, uma vez puxadas estas, actua sobre a boca do animal e faz que ele pare ou abrande a marcha.
Quando se aplica o freio, este tem de ficar com a parte posterior encostado às comissuras da boca para que a alavanca possa actuar sem qualquer oposição do animal. Se assim não se proceder, pode acontecerque, com os dentes, o cavalo ou muar impeça a actuação do freio.
Diz-se então que "tomou o freio nos dentes".

continua...

Sem comentários: