A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, julho 06, 2007

CRÓNICA SEMANAL (29ª)

Inveja-Exames-Justiça

Soube hoje as minhas notas dos exames: 160 pontos a Português e 171 pontos a História. Considero-as honestamente positivas, em mercê da elevada subjectividade e duma certa ambiguidade patente nas duas provas.
Como tinha mencionado na passada crónica, o exame de Português não afere rigorosamente os alunos na medida em que bastava que um aluno soubesse interpretar, escrever razoavelmente bem e tivesse um conhecimento global dos autores, para obter um resultado meramente congratulador. Contudo, cingir-me-ia a uma análise mais circunstanciada dos “bastidores” do meu exame de História.
Como é sabido tive nos 2º e 3º Período, 20 valores a esta disciplina e nos anos transactos terminei sempre com 19 valores. Um dado peculiar: foi sempre o mesmo professor. Ora, ao longo deste meu ano lectivo, sentia que havia um determinado espectro da minha turma que duvidava e questionava a veracidade e honestidade da minha nota. Por outro lado, esse segmento aguardava tenazmente pelo exame para “se comprovar” se a minha nota era justa.
Em primeiro lugar, participava, concretizava todas a tarefas exigidas, respeitava o professor, fui muito regular nos testes (17,6-19,2-18,6-19,9-18,4-18,2) e não desiludi o meu professor no exame nacional.
Em segundo lugar, este comportamento é aquilo a que Napoleão Bonaparte denominou de ser “a arma dos incompetentes”: inveja. Considero ser uma “epidemia” das sociedades contemporâneas e isso já se repercutiu em episódios muito pouco dignificantes da nossa Democracia: o caso do professor Charrua na DREN e a exoneração da directora de um centro de saúde. Nestes dois casos paradigmáticos conjuga-se inveja com delação.
Em suma, no meu caso particular, e pelas diversas críticas tecidas ao meu trabalho e ao meu empenho honesto, fez-se JUSTIÇA.

By Afonso Leitão

9 comentários:

Unknown disse...

Boa Afonso . Muitos parabéns e que mantenhas ou subas essas mesmas notas durante o teu curso universitário.
Quanto ao Charrua e à Directora do Centro de Saúde , não "emprenhes" pelos ouvidos. Infelizmente durante o resto da tua vida vais verificar que "nem tudo o que luz , é oiro " Como dizia o meu Pai ( Sr. Barreira para ti ) "Olho vivo e pé ligeiro" é o que é preciso.
Um grande abraço

Anónimo disse...

A inveja é tão velha como o homem.Saboreia os teus resultados, curte as férias e Parabéns.Por cá andaremos, semana após semana.Um abraço.

Anónimo disse...

Afonso Leitão,permita-me que hoje
felicite o meu amigo,mas especialmente quero dirigir-me aos
seus pais,que podem ter orgulho
no filho.
Quanto a "inveja",siga o que eu lhe digo- O cães ladram e a caravana passa.
Muitos parabens,boas férias e cá
estaremos ás sextas -feira,para
seguir as suas crónicas.
Bartolomeu Velho

Anónimo disse...

Parabéns Afonso...
Como colega sei como és, e a pessoa podes vir a ser com o empenho e honestidade que demonstras nas coisas que realizas. Sei que vais ser um magistrado de nome.
Obrigado pelo colega e amigo que foste estes 3 anos que passaram, foi muito gratificante para não falar da forma opulenta que me desenvolveu quer a nível profissional quer pessoal. Sorte para a universidade e para a tua vida…..Beijinhos

P.S.-BOAS FÉRIAS!!! DESCANÇA QUE BEM MERECES

RITA SARAIVA

Anónimo disse...

Caro Afonso,

A inveja é um dos mais vis sentimentos humanos, pois pode causar grande devastação em terceiros. Ainda bem que há exames nacionais para se tirarem dúvidas. Parabéns pelas notas excelentes e desde já votos para a continuação de todo este sucesso na universidade. Também parabéns aos Pais que devem estar muito orgulhosos do filho que têm.
Boas férias, que são bem merecidas. Até à próxima.
Um abraço

Lena Pires

Anónimo disse...

Afonso!!!! Parabens!!! gostei muito da tua cronica! desejo te muitas felicidades para a tua vida academica!! ta mais proximo o dia em que te posso chamar verdadeiramente de magistrado!!!Lembra te sempre da Maria da Fonte!! Felicidades!! beijinhos!

Anónimo disse...

Afonso, estás de parabéns.
Agora descansa e diverte-te.Olha que dezoito anos não se fazem duas vezes!!!
Desejo que a tua nova etapa corra de acordo com as tuas espetactativas.
Um abraço
Gélica

Anónimo disse...

Agradeço muito todas as vossas palavras de amizade e coragem para festejar o presente e perspectivar o futuro.

Muito obrigado: ao amigos do meu Tio e, naturalmente, às minhas colegas e amigas da Secundária Rita e Ana.

P.S. Os meus pais sabem que eu não os desiludo e é por isso que trabalho e me esforço em todos os momentos.

Anónimo disse...

Caro Afonso:

Cheguei tarde, mas quero-lhe dar os mais sinceros parabéns pelas suas notas. Pelo que percebi é um aluno que trabalha muito, e por isso teve boas notas.
Guarde muito bem essas suas amigas que devem ser de confiança e de grande amizade.

Cumprimentos