A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, julho 06, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa ( 16 )

(continuação)
Rancho - Comida.
No tempo em que nos quartéis não havia refeitórios, os soldados, ao respectivo toque da corneta ou rufo de tambores, formavam "ranchos" por subunidades, que um graduado conduzia à cozinha para receber a alimentação. Depois, dispersavam e comiam em qualquer parte.
Rastilho - Motivo remoto.
Nas Forças Armadas, é um sulco ou um tubo cheio de pólvora que serve para, em segurança, comunicar o fogo a engenhos explosivos e fazê-los explodir.
Recolher a penates - Ir para casa dormir.
Recolher é a acção que consiste na entrada dos soldados no quartel após a terceira refeição. É anunciado por toque de corneta, ao qual se segue, normalmente, uma formatura de todo o pessoal presente. Em seguida o pessoal recolhe às casernas onde pernoita.
"Penates" é uma palavra latina que significa "Deus protector do lar".
Ressaca - Recuperar de um estado etilizado ou drogado.
Palavra de origem naval, que significa a quebra e derrocada de uma onda do largo que, por falta de fundo, se converte numa onda de costa e sobe pela praia para depois escorregar em sentido oposto ao anterior.
Roteiro - Livro com pormenores de viagem ou indicação de ruas, caminhos, etc., de uma povoação ou região.
Palavra que deriva de "rota". Desenvolvido durante o período dos Descobrimentos,"roteiro" era a descrição de todos os acidentes marítimos e geográficos necessários para fazer uma viagem.
Os "roteiros" portugueses tiveram fama por todo o mundo, tendo sido traduzidos em várias línguas.
(continua)

2 comentários:

Anónimo disse...

Isaias. Podias fazer o favor de me
tirares uma dúvida.
Ressaca.
Exemplo: Poderemos dizer ,isto no
caso da Turma da Luz perder um jogo,que no dia seguinte os jogadores do benfica estão de ressaca?
Talvez não,porque pode acontecer
algumas veses.
Dá a tua opinião.
Bartolomeu

Anónimo disse...

Amigo Bartolomeu:
Para toda a equipa penso que não. Contudo para alguns jogadores não duvido , pois antes do jogo tiveram que"meter a " dose de cafeína". Depende da competência do Departamento médico. Com um abraço do Isaías.