A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, maio 13, 2010

13 de Maio de 1968 ...

Este dia foi um dos mais felizes da minha vida e é obrigatório recordá-lo sempre. Faz hoje 42 anos que regressei salvo e "são?!?!" da guerra em Angola. Bendito Dia....

— Liberdade, que estais no céu...
Rezava o padre-nosso que sabia,
A pedir-te, humildemente,
O pio de cada dia.
Mas a tua bondade omnipotente
Nem me ouvia.

— Liberdade, que estais na terra...
E a minha voz crescia
De emoção.
Mas um silêncio triste sepultava
A fé que ressumava
Da oração.

Até que um dia, corajosamente,
Olhei noutro sentido, e pude, deslumbrado,
Saborear, enfim,
O pão da minha fome.
— Liberdade, que estais em mim,
Santificado seja o vosso nome.

Miguel Torga, in 'Diário XII'

8 comentários:

Anónimo disse...

HB, há datas que fazem parte da história da nossa vida. Desejo que recordes esta por muitos e bons anos.

LP

IFFT disse...

Curiosa coincidência com o dia de Fátima!
Será algum sinal?

mc disse...

O dia em que, deslumbrado, pudeste ,enfim, começar a viver em liberdade e cuidar do pão para te alimentar.
O poema vai no sentido da progressiva valorização da capacidade de o homem encontrar a sua voz num processo de maturação, também emocional, até descobrir o valor da liberdade que se desenvolve no mesmo respeito e com a mesma força que ,a princípio ,ele ia buscar ao que lhe era exterior.Com coragem!, à boa maneira deste transmontano que se tinha por duro como as fragas dos seus montes. Um pouco como todos nós!?
Um abraço e saúde.

Anónimo disse...

Poema bem escolhido para relembrar o dia que te libertou...
abraço
gb

Benfiquices disse...

O poema não foi posto à toa. Naveguei muito à procura dele.

Unknown disse...

IFFT Se fosse algum sinal , já tinha dado à costa há muito tempo , pois já passaram 42 anos ....

Anónimo disse...

A palavra "são?!?!",sr.H.B.,como_
veu-me e fez-me pele de galinha.Os
que por lá andámos comprendemos.
Obrigado pela sua argúcia.
CN

IFFT disse...

Nunca é tarde...