A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, maio 30, 2010

Não subestimem o Grande Líder ...

A sondagem da Marktest divulgada ontem tem o mérito de ser a primeira a confirmar o que já se sabia: a inevitável inversão de tendência de voto dos portugueses. Uma mudança cíclica, acelerada sempre que a situação económica do País se agrava. Mais do que demérito de José Sócrates ou mérito de Pedro Passos Coelho, os resultados de quase maioria absoluta para o PSD são consequência desta lógica. Porque o primeiro-ministro - mal ou bem - continua fiel aos seus grandes princípios de sempre, apesar de todos os ziguezagues feitos devido à conjuntura internacional. E porque o actual líder do PSD, embora consistente na forma como tem conseguido desgastar o Governo ao mesmo tempo que lhe viabiliza o plano de austeridade e afasta o cenário de eleições, ainda mal teve tempo para apresentar propostas alternativas concretas.
Surpreende que José Sócrates tenha resistido tanto, e a tanta coisa. Este ciclo terminou, mas Sócrates não está derrotado. Terá, porém, de mudar muito para reconquistar os portugueses e precisará, acima de tudo, da ajuda da recuperação económica. Sem esta, nada feito. E mesmo com ela, parece hoje impossível que Sócrates volte a ganhar eleições. Mas nas últimas também chegou parece-lo e ele ganhou-as.
Passos Coelho e a sua equipa não devem, por isso, subestimar o adversário. Como se viu com Ferreira Leite, críticas e insinuações não chegam para convencer os portugueses a abdicar de Sócrates, em quem valorizam a ambição, a garra e a forma como exalta um Portugal moderno, optimista. Para consolidar esta vantagem - e quem sabe até consumar uma eventual maioria absoluta -, Passos Coelho tem de fazer mais do que ficar a ver a crise económica esmagar Sócrates. Não deve ter pudor de dar continuidade ao que está bem feito e de assumir, sem rodeios, aquilo que quer fazer diferente.
Porque o provável é a retoma económica chegar tarde de mais para salvar o PS. Mas Sócrates é um lutador nato. Se, porventura, as boas novas económicas chegarem antes, tudo fará para as capitalizar a seu favor, como fez no passado - com os resultados que se conhecem.

In DN de hoje

1 comentário:

IFFT disse...

Não há nada como a fidelidade!