A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, março 29, 2007

A minha homenagem aos (meus) Professores...

No meu 5º ano de liceu chumbei a letras , eu mais o Zé Pires e os Colheiteiros Niso e Lutó. Na parte que me toca , chumbei a Inglês e a História, tive 9,9 nos 1º e 2ºs períodos e ninguém me deu o 11 que precisava para prosseguir ( a verdade é que eu também não merecia, mas atendendo a que queria seguir ciências e numa perspectiva escolar que de há uns tempos a esta parte se consolidou no ensino penso que era de dar ) o meu caminho sem entraves de maior. Foi um ano duplamente perdido, pois esqueci a parte de ciências que era a minha meta e não valorizei a parte de letras, tendo até notas inferiores a Português e a Francês que no ano anterior. A minha professora de Inglês nesse ano foi a D.Isabel Cristina, professora muito jovem, se calhar no seu 1º ano , competente, simpática q.b. e muito atenta. Como eu previa, esse ano não correu nada bem a Inglês, continuei a chumbar, mas safei-me a história e lá fui a exame, onde passei. Mas o relevante nisto e essencialmente para a professora, é que numa das aulas a que fui chamado no 3º período ela perguntou-me qual a lição que eu sabia melhor, tendo eu respondido "Wireless and Television".
Na prova oral do meu exame foi a D.Isabel Cristina a minha examinadora. Sentei-me, ela sorriu levemente para mim , abriu o livro de leitura e mandou-me ler a lição "Wireless and Television".Invadiu-me nessa altura uma forte sensação de confiança nas minhas pequenas possibilidades , sorri também para ela e fiquei eternamente grato a uma professora, que como tantas outras, soube fixar o melhor do seu aluno e aplicá-lo quando oportuno.
Passados mais de 30 anos, encontrei-a casualmente em Viseu, dirigi- me a Ela, expliquei-lhe que tinha sido seu aluno em Bragança em 1960 , contei-lhe o caso e agradeci-lhe o gesto que ela , sem se lembrar dele, retribui com o mesmo sorriso com que me brindou no início da minha prova oral ...

11 comentários:

Anónimo disse...

A Dra.Isabel Critina era na ocasião
uma jovem ,mas muito competente,
professora de Inglês.
Recordo-me perfeitamente dessa Senhora.Se a vir presentemente já não a conheço obviamente.
Teve uma atitude excelente,ainda me
recordo.O último exercício do 3º.
período do 5º. ano e para facilitar
a vida á Turma deu o ponto de exame
do ano anterior,prova que já tinha
sido vista ao longo do ano.
Nada mau.
Saudades desses tempos.
Gostei do teu artigo,pois já havia
assunto a mais em outros.Assim é o
nosso Blog,com artigos variados.
Continua Helder. Muito bem
Bartolomeu

DuarteO disse...

Pois é! INGLÊS!!!

Chumbei no 3ºano, no 4ºano, sempre com 8 valores (também com a girafa e com outra de penca vermelha quem aprendia inglês, só a Manel Carvalho!).

No 5º ano tive 8 no primeiro período. Entretanto muda a professora. Passamos a ter a Dra. Isabel Cristina.
No 2º período subi para 9!
No tal último ponto para ver quem ia a exame tive 12,8 (coisa nunca vista)!
Era o tal 12 para somar 29 e ir a exame.
No fim da aula ela disse-me para eu ficar na sala que queria falar comigo.
Perguntou-me que nota eu merecia.
Respondi-lhe que merecia ir a exame e garanti-lhe que não a deixaria ficar mal.
Deu-me 12 no 3º período, para fazer o tal 29 necessário.
Enchi-me de brios, estudei um pouquito de gramática, e PUMBA!, 12,9 no exame escrito.
Fui logo falar com ela dizendo que tinha cumprido o prometido.
O sorriso dela, encantador e tímido, abriu-se e deu-me os parabéns.
Foi uma professora que me marcou pelo seu encanto suave, pela delicadeza com que nos tratava, pela clareza das palavras.

BEM HAJA!

Anónimo disse...

Grande professora e que esteve muito doente durante o 2 período.Felizmente
recompôs-se a tempo e para bem dos alunos.Deixou-me boas recordações.

H.B. disse...

Velho: nos blogues tem que haver de tudo , dentro do condicionamento da ética , moral e finalidade do mesmo. O nosso é fundamentalmente dirigido a um grupo bem definido , aos familiares e amigos que bem nos conhecem e conheceram em situações diferentes.É claro que entre nós podemos "mandar bocas" e emitir frontalmente as n/opiniões, porque sabemos bem com quem estamos a dialogar e até onde podemos ir.Quanto aos assuntos , os do dia são os mais fáceis e apetecíveis e gostaria que houvesse da v/parte uma participação maior a nível dos artigos, pois todos temos histórias engraçadas para dar a conhecer e que podem ser pedagógicamente saudaveis para os mais novos.O Osório contou uma situação muito bonita , que até podia ser contada num artigo em vez dum comentário . Abri-vos, dai a conhecer as v/histórias...

Anónimo disse...

Helder.É assim mesmo que conheço o
meu grande amigo Helder Barreira.
É sempre com frontalidade,que falas
que escreves ,que manifestas as tuas ideias,e tens uma maneira de
comunicar pronta ,educada e correcta.
Continua e nós procuraremos tambem seguir o rumo que tens orientado o
blog,sempre fieis ao nosso grito
de ordem- Em Frente Continuar.
Tu já sabes qual era o artigo que
me fazia ou antes que nos
fazia cansar..O homem já lá está..
Pronto já entendes-te e está tudo
bem.
Prepara-te mas é para no próximo
Domingo ir á LUZ.Tendes que ganhar
Aquele abraço
Batolomeu
OLD

Anónimo disse...

Claro, lá estarei a torcer pelo Glorioso , mas que ganhe o melhor e que este sela o SLB...SLB...SLB..
Hélder

Anónimo disse...

Caro Helder:
Só agora consegui entrar pelos "favoritos".
Ao ler isto lembraste-me a nossa saudosa D.ra Etelvina,em que atingindo os limites da compreensão e da bondade,chamou ao quadro,para uma última oportunidade, dois casos perdidos até ao momento: Eu e o Bacus.
Chegados lá perguntou-nos o que sabíamos e tu lembras-te certamente das nossas respostas.A saber :
EU- nada. O Bacus- tudo.
A "chamada" correu da melhor forma.
Fomos a exame. E passámos ambos.
Grande professora.Obrigado Dra. Etelvina.
Um abraço do Isaías

H.B. disse...

Saudosa ? Já morreu ? Não sabia.
Apesar de não gostar muito dela, só lhe devo atenções e favores. Deixou-me frequentar as aulas no 3º período e no exame final facilitou-me imenso perguntando-me apenas o mais fácil e o que sabia que eu sabia. Obrigado aqui por tudo.
Lembro-me muito bem desse episódio, mas falta -te acrescentar, talvez por modéstia o não fizeste, o seguinte: Depois nas respostas tu acertaste quase tudo e o Niso quase nada , aí é que foi gargalhada geral.

Anónimo disse...

HELDER e ISAIAS.
A Dª. ETELVINA ESTÁ VIVA.
Teve um acidente,partiu uma perna ,mas isso é outra coisa.
Agora que estamos em fase de recordar os professores,como se
chamava um professor ainda relativamente novo que .esteve quase a ser padre, e que era de geograficas mas na falta de profª.
deu Ciências Naturais?
Ainda me lembro de uma "faceta" dele. Estava eu e o Eurico Falcão a olhar para a montra da pastelaria
Domus na Alex. Herculano. Ele viu-nos e disse que nos oferecia um bolito. Sempre a velha história do
"parece mal" Dissemos que muito, obrigado e pronto.Ainda disse comam um jesuita. OH Helder tu
antigamente gostavas muito dos
hungaros .Agora possivelmente não.
Boa viagem e bom jogo.
Cuidado com aquilo..amigos do..
Um abraço.
Bartolomeu
Já é quase bom dia

Anónimo disse...

Ainda está viva ? Óptimo !
Não sei quando, nem onde, me disseram que tal havia acontecido.
Talvez seja o Alzeimer !!!
Obrigado pelo esclarecimento ao Bartolomeu e muitos anos de vida à DrªEtelvina.
Um abraço do Isaías

Anónimo disse...

Manuel Carvalho.O professor que
acima refiro,não será Paulo Tenrreiro?
Se te lembrares ou algum colheiteiro,agradecia
Bartolomeu