A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, março 24, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa (2)

( Continuação )
À queima roupa - Esta expressão deriva dos combates corpo a corpo, nos quais eram utilizadas armas de fogo. Assim a pólvora expelida pela arma,dada a proximidade do alvo, chamuscava a roupa do adversário.
Daí esta expressão ter o significado " de perto ".

A todo o pano - Expressão que significa "embarcação com todas as velas desfraldadas".
Emprega-se com o significado" a toda a velocidade", que, no fundo, expressa a mesma ideia, uma vez que navegar a todas as velas desfraldadas é navegar à máxima velocidade.

Aboletar-se - No exército, significa "aquartelar em casa particular" no decorrer de uma operação militar. Entre o povo, ouve-se muitas vezes a seguinte frase: "agora que ele ( ou ela )
se aboletou lá em casa", o que quer dizer "acomodar-se" ou " instalar-se".

Alarme - Termo derivado do francês "à l' armes " ou do italiano "allarme". Grito para chamar
" às armas ". Rebate,vozearia, perigo.
Hoje em dia usam-se alarmes para tudo, exactamente para avisar o interessado de que algo de anormal está a ocorrer.

Alma até Almeida - Expressão empregue hoje em dia como apelo para se conseguir algo sem qualquer desânimo.
Almeida, povoação beirã, situada imediatamente a Norte de Vilar Formoso, junto da fronteira com Espanha, foi escolhida por Wellington, comandante das tropas anglo-lusas, na 3ª Invasão Francesa, como praça forte a defender, de modo a dificultar ou mesmo impedir os Franceses sob o Comando de Massena de penetrarem por uma das Linhas de Invasão mais perigosas vindas de Espanha, porque essa povoação se situa exactamente sobre essa penetrante.
Melhorou a fortificação da povoação de acordo com os métodos mais modernos da altura, dotou-a com uma guarnição capaz de cumprir a sua missão e de um Hospital que, para a época,
era um modelo a seguir e a invejar.
Assim, antes e mesmo depois da invasão de Massena, quando havia algum ferido, dizia-se-lhe que "aguentasse até Almeida", ou mais pròpriamente,"alma até Almeida", pois uma vez ali chegado vivo, tinha muito boas hipótesesde sobreviver, dada a qualidade de assistência médica
ali prestada.
Daqui esta expressão.
( continua )

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois Isaías, a zona beirã digo-te
cá que tem valor.
O Helder em tempos não muito remotos, falou do tio prior de Trancoso,agora tu falas da "alma de Almeida ", localidade que eu conheço. Estive no RI 12.
E o que mais virá?
Continua
Um abraço
Oscar Lima Delta. sinal de ponto
Já sei que o resultado da BOLA te
agradou.Levaram uma lição....

Anónimo disse...

... e os próximos a levar a mesma vão ser os "lampiões" em pleno Estádio da Luz ( Estado das Trevas ).
Para o Bartolomeu um grande abraço do Isaías.