A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, março 21, 2007

Um Dia em Cheio

Amigos, isto hoje foi um dia em cheio: equinócio da Primavera, dia mundial da Poesia, dia mundial da Árvore...Se estas celebrações têm realmente algum sentido, hoje o sentido foi o da beleza e da esperança a que os humanos todos, por muito embrutecidos ou desesperados, acabam por ser sensíveis.
Já a semana passada tinha visto andorinhas... "Aos pares, cruzavam-se voando em torno dos seus lares" (como no poema de Guerra Junqueiro, lembrais-vos?), não "suspensos do beiral da casa onde nasci", mas prosaicamente abrigados sob as varandas de betão da minha rua, e assentes nos cabos eléctricos ali presos em feixe. Depois, o parque de Monsanto entra-me pelas vidraças em golfadas de luz dourada, de verde sombrio (dos pinheiros mansos), de verdo tenro (da erva que lhe cresce indomada pela encosta). Podeis crer: Lisboa não é só cimento armado, e eu amo esta "bela" decadente e mal amada. Mas hoje pensei muito na nossa terra, como estará também verde e azul, soalheira e fria! Já haverá pascoelas? As mimosas estarão floridas? e as giestas? e os lilases? (Cá não há lilases!) E a Sanábria ainda terá neve? Como esse chão antigo é sólido, e como nos é esteio seguro pela vida fora!
Hoje foi também dia mundial da Poesia. Com a preciosa ajuda do Hélder, que a procurou e postou, dediquei-vos a canção do Luís Represas, composta sobre o magnífico poema de Florbela Espanca "Ser poeta". Porque a poesia também é "chão antigo" ao qual podemos recorrer, quando procuramos o reecontro com as coisas solidas e essenciais da vida.
Grande dia este, não foi?!

7 comentários:

H.B. disse...

Estás imparável .Um grande abraço de parabéns

Anónimo disse...

Diz o nosso Helder e muito bem.
"Estás imparável"
Dá gosto ler este artigo.
De vez enquando vai-nos fazendo uma
surpresa.
Valeu?
Os meus parabens
Um abraço
Bartolomeu

Anónimo disse...

Saudações !
Do poeta Camilo Pessanha,uma pequena
transcrição em prosa:
... "Ora a inspiração poética é emotividade, educada, desde a infância e com profundas raízes, no húmus do solo natal."
"Obras de C.P. II",Europa-América ,
nº503,p.184
Saúde e boa disposição!!!

Anónimo disse...

Que pena eu tenho de nao ter o dom da pena, para escrever assim.
Zelia

Anónimo disse...

Assim sim !
O Blog eleva o seu nível !
Beijos. Isaías.

Anónimo disse...

Assim sim !
O Blog eleva o seu nível !
Beijos. Isaías.

H.B. disse...

Zélia : se bem me lembro , redigias muito bem, tenta...