A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, março 17, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa ( 1 )

É sobejamente conhecido que os militares tiveram,ao longo dos tempos , uma certa influência em alguns aspectos da vida comum dos cidadãos.Por isso mesmo,ainda hoje se utilizam muitos "ditos"na linguagem, que têm a sua origem na organização militar.
É minha intenção ir aos poucos divulgando a origem de alguns termos e expressões utilizadas no nosso dia-a-dia,procurando assim dar a conhecer tratar-se de uma forma linguística herdada dos militares. Refiro que a fonte deste meu trabalho é uma publicação editada pelo Ministério da Defesa, com o mesmo título, deste apontamento.
A apanhar bonés-Na Marinha diz-se de um navio que, por falta de velocidade, se distancia dos outros.Tem o significado de "desorientado", "perdido".
À Defesa - Nas Forças Armadas este termo fala de uma operação que consiste em manter o controlo de uma porção de terreno, ou dificulta ou impede, o acesso inimigo a um determinado objectivo.Em linguagem comum, quando não se quer tomar qualquer iniciativa,permanecendo à espera.Diz-se: "o tipo está à defesa".
A ferro e fogo - Quando se ouve esta expressão, pretende-se dizer que a situação está muito má, pois ou há guerra,revolução sangrenta, massacres e devastações.
A peito descoberto -Sem qualquer protecção.Afoitadamente.
(Continua)

8 comentários:

H.B. disse...

Belíssima iniciativa.
Hoje sou lagarto

Anónimo disse...

ISAIAS.Foi ume boa ideia.Como dizes
que vais continuar, para outros termos que se prendem com o alfabeto de transmissões,terás que
pedir autorização ao Helder.
Por exemplo: Na Guiné o que era um
V.C.C.? Era um "vitor charles segundo charles "
Por agora sinal de ponto.Ainda não esqueci tudo.QUEM SOU?
"bravo, alpha ,rómio,tango sinal de ponto.
O Helder que não apague.

Anónimo disse...

Eu também estive na Guiné e acho que tu és mesmo o "VCC" mas da rua do picadeiro...não é assim...?

Anónimo disse...

Bartolomeu:vou-te contar uma que te vai fazer rir.Naqueles tempos por vezes andávamos um pouco "apanhados" (outro termo militar a pedir explicação do amigo Isaías).Tive alturas em que por baixo da assinatura assinava :Cap.ArtªVCC....não é que o meu comandante(uma fera do antigamente) um dia me perguntou se eu era dos "comandos"? É claro que lhe respondi que não!Então ele retorquiu-me:Então porque é que coloca por baixo da assinatura ...Cap Artª dos comandos?Lá tive que explicar ao homem o que significava a famosa sigla ...que tu bem sabes..."velhinho como o ...."E esta ah?Mas não é original meu ...já existia há muito tempo...era já VCC.

Anónimo disse...

Cheguei agora mesmo de fora de casa. Fui ver o futebol . Um resultao bom para "águias"e "Leões"
Liguei á Net e entrei no Blog.
Está valente a do "OFICIAL DOS COMANDOS" Achei-lhe piada,havia de
tudo ,dava para escrevermos um livro..mas agora ficaremos por aqui.
Já agora assinatura
"OSCAR. LIMA. DEKO sinal de ponto#
O Isaías tambem deve estar satisfeito com o resultado da BOLA

Anónimo disse...

Para o Karet :
Apanhados:
Devido ao tempo de permanência em zona de operações, os militares ficavam afectados psicològicamente e apresentavam,por vezes, sinais de angústia,melancolia,tristeza etc. Hoje chamam-se a esses comportamentos "sindroma de guerra pós-traumático" e carecem de tratamento.
BT-Bravo Tango-(Separação)Para o OLD:
Efectivamente, fiquei satisfeito com o resultado do Jogo de ontem.
Espero contudo,já agora, que os "Lampiões" façam o mesmo,para o meu querido Sporting,poder conquistar o título Nacional, que tanto merece e deseja.
Para ambos um grande abraço do amigo Isaías

DuarteO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DuarteO disse...

Perturbação pós-stress traumático de guerra!
É assim que se chama meu caro.
E há muito boa gente perturbado.