A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, agosto 24, 2007

Grandes Batalhas da História Universal (1)

ORLEANS - 1429
Joana d'Arc - Guilherme de La Pole
No decurso da Guerra dos Cem Anos, a batalha de Orleãns serviu para provocar uma viragem no sentido dos acontecimentos, que então se verificavam.
As forças sob o Comando da jovem camponesa, feita "Mulher de Armas", Joana d'Arc, conseguiram defender da ameaça dos soldados de Guilherme de La Pole, comandante militar inglês e homem-forte do governo de Henrique VI, a única cidade do Norte de França, que ainda não havia caído na posse dos ingleses.
Tal serviu, para que o jovem Carlos VII, com este estímulo, partisse à reconquista do seu país e viesse finalmente a ser coroado Rei de França.

3 comentários:

H.B. disse...

Vale a pena ver o filme sobre a s/vida ( Joana d'Arc - Guilherme de La Pole ), compreende-se melhor este texto.
Um grande abraço

mc disse...

Tenho uma lembrança de o Dr M.Lopes da Silva, melómano eminente, ter procedido à audição na biblioteca de uma obra musical de Débussy(?)sobre esta matéria. Alguémmais se lembra?

Anónimo disse...

Reconheço que o texto que dedico a cada uma das batalhas pode ser incipiente, mas também se fosse mais alargado tornar-se-ia demasiado aborrecido para este blog. Caso haja alguém que deseje algum esclarecimento,sobre a batalha em questão, estarei ao dispôr para o tentar dissipar.Obrigado.