A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, agosto 08, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa ( 19 )

(continuação)
Trincheira - Tipo de gabardina .
Nas Forças Armadas é um abrigo defensivo comum aberto em vala, normalmente a céu aberto.
Foi vulgar este tipo de abrigo na 1ª Guerra Mundial, que, de resto, ficou conhecida pela "guerra das trincheiras".
Gabardina impermeável usada pelos oficiais ingleses nessa guerra, na vida das trincheiras. Este tipo de gabardina, ainda hoge em uso, esteve em grande moda nas décadas de 50 e 60.
Tropa fandanga - Organização que funciona mal.
De facto, depois da queda de Olivença, em 1801, até à reorganização de 1806, o Exército era um bando completamente desorganizado, mal pago, indisciplinado, sem instrução, sem armamento, nem comandos, minado pelas sociedades secretas, com o qual não se podia contar para a guerra.
É desta altura que deriva a expressão em título, que significa" tropa ordinária,reles, desordeira".
Tudo como dantes , quartel-general em Abrantes - Continua-se no mesmo marasmo.
Durante a estada dos ingleses em Portugal, os Portugueses expressaram o seu desagrado por tal situação, até poque o Comandante-Chefe das tropas portuguesas era o general inglês Bersford.
Com este general à frente do Exército, os portugueses eram preteridos nas promoções , por norma, em proveito dos ingleses, situação que desagradava profundamente àqueles.
O quartel-general de Bersford estava situado em Abrantes e como aquele general esteve anos sem fim(14) no cargo de Comandante-Chefe, quando se perguntava como iam as coisas pelo Exército, os milityares respondiam" tudo como dantes, quartel-general em Abrantes".
Ultimato- resolução irrevogável.
Últimas propostas ou condições que uma nação apresenta a outra e de cuja aceitação ou recusa depende a paz ou a guerra.
Unidade - Conjunto industrial.
Nas Forças Armadas dá-se este nome a um conjunto homogéneo que é capaz de sobreviver numa situação de combate.Existem unidades de praticamente todos os tamanhos, desde a secção( 9 homens) até ao grupo de exércitos ( com várias centenas de milhar).
A característica comum a todas elas é a sua homogeneidade , pois cada uma delas é organizada para cumprir um dado tipo de missões e, exactamente por isso, tomaram o nome de " unidade ".
( Continua )

4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante, como sempre! Leio com muito prazer estes contributos do Isaías.

Um abraço

Lena Pires

Anónimo disse...

ISAIAS.Aqui está um tema para o
Afonso LeitãO fazer um dos artigos
das sextas. " A QUEDA DA PRAÇA DE
OLIVENÇA" no inicio do século dezanove.
Quem sabe se estará para nos aturar
Muito bem Isaias.
Bartolmeu

Rosa dos Ventos disse...

Só não conhecia o termo "trincheira".
Obrigada pelas informações bem completas!

Anónimo disse...

A da tropa fandanga e a de Abrantes são revelações para mim e são para recuperar com mais calma.Gostei de aprender!Um abraço.