A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, agosto 31, 2007

Grandes Batalhas da História Universal (2)

VERDUN - 1916
Fakkenhayn - Pétain e Nivelle
No decurso da 1ª Guerra Mundial, a batalha de Verdun, travada em França em 1916, foi uma das mais sangrentas, onde perderam a vida cerca de 800 mil homens, além de mais alguns milhares de feridos e estropiados, tendo durado 10 longos e penosos meses.
Tal sucedeu, porque o general alemão Falkenhayn escolheu a cidade do rio Meuse, para nas suas imediações, aplicar uma estratégia que conduziria os franceses à derrota final, segundo os seus cálculos, com a ajuda de uma barreira de fogo feita por 1200 canhões, entre os quais 13 famosissímos "Grande Bertha". Era a denominada táctica da " Terra Queimada".
Contudo, numa primeira fase, os soldados de Pétain e depois de Nivelle, não permitiram que tal sucedesse,tendo os resultados práticos sido pouco mais de inconclusivos, motivo porque este confronto foi tão inútil como trágico.

3 comentários:

Moinante disse...

Gostei de vaguear por aqui...


Votos de um bom fim de semana .

... Ténue claridade envolvente
Tímida vence a vidraça ...

Rosa dos Ventos disse...

Aliás como todas as guerras...
Muita paz para ti e para todos os colheteiros!

herbal erection pills disse...

This information is worth everyone's attention. How can I find out more?