A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, agosto 15, 2007

Traumatismos perpétuos....

Passei muitos, muitos anos sem ir a um dentista. Tenho ainda hoje um pavor muito grande só de pensar neles.
Quando era pequeno o meu dentista era um médico que morava ao fim da minha rua e tinha consultório na Praça da Sé. Cada vez que tinha de lá ir chorava barba e ranho, tinham que me levar à força e a muito custo , pois eu só de pensar na minha ida , tinha tremores, diarreia etc. etc. O caso não era para menos, o médico pessoa afável era muito austero e pouco dados a mimos , a enfermeira uma velha durona e antipática , o material obsoleto autênticos alicates , pinças e espelhos que metiam medo , mas o pior era a broca , movida a pedal com velocidades impostas pelo pé , enfim uma "Câmara de Horrores".

Só por volta dos 20 anos tive autêntica necessidade de fazer outra visita a esta "câmara", desta vez em Portalegre aonde estava na tropa e em vésperas de embarcar para Angola. Estive noites sem dormir, com o medo, mas como o que tem de ser tem muita força , lá fui . Foi pior a emenda que o soneto , o arranque do dente foi um desastre, estive lá uma hora e as consequências terríveis, muitas dores, cara inchada, etc.etc.
O meu trauma aumentou..

Agora há poucos dias , outra necessidade , outra passagem pelas mesmas sensações , na sala de espera fazia que lia as revistas , mexia nas teclas do telemóvel, ficava a tremer cada vez que chamavam alguém mas por fim calhou a minha vez. Entrei a tremer, o médico um jovem simpático, o material moderno, bem concepcionado , a broca até me pareceu bonita. Sentei-me, continuava a tremer , o médico descansou-me e tudo correu muito bem, sem dores nem durante nem depois . Fiquei encantado , embora não descansado e para a próxima vez , sinto que vou passar pelo mesmo , embora com muito mais aliviado ...

2 comentários:

Anónimo disse...

Respeitante a esta matéria,tambem
tenho o meu bocado a contar.
Mas é melhor ficar por aqui.
Só quero acresentar que no tempo a
que se refere o Helder,havia dois
ou três dentistas em Bragança.
Presentemente há quase 50 dentistas
Tem que ser ,é o progresso a funcionar.
Estão na moda os "implantes"
Constou-me que o processo não é caro ,tendo em conta que depois já
se pode comer presunto duro etc.
Bartolomeu

Anónimo disse...

Para comer presunto duro não preciso de dentes "implantados".Até o como só com gengivas, aliás bem treinadas...
Com um abraço do Isaías.