A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, junho 19, 2008

A "bola" "endouda"de tão patriota???

Uma das grandes vantagens do n/blogue , quanto a mim, é o aparecimento de expressões deste tipo que tão surprendentemente a nossa Provedora nos vai brindando, de quando em vez.
Quando regressei da guerra depois duma ausência de mais de 2 anos , fiz a viagem de Lisboa para Bragança no comboio que saía à meia noite e chegava quase passadas 24 horas . Entrei numa carruagem que só tinha um lugar vago e logo vi que os restantes ocupantes eram uma só família , avós , filhos e netos.
As crianças traquinas como são , não paravam quietas e em determinada altura uma delas sentou-se no descanso do braço que ficava um pouco mais elevado que os bancos. Diz o avô : Oh Maria , não vês garoto "emplouricado" no banco ? ..... Daqui a nada dá uma "esblourada"que se mata ...
Para mim essas palavras soaram-me a música e perguntei ao avô : os senhores são transmontanos ? Sim senhor , somos de Vinhais ... Eu também disse eu ..
Imaginai quão boa e inesquecível foi toda esta viagem para mim . Mais expressões , centeio , vinho , chouriços , salpicões ,presunto, ovos verdes , bolos de bacalhau , frango , bifes panados e até uma panela de arroz embrulhada em jornais .
Quase valeu a pena ter ido à guerra ...

4 comentários:

IFFT disse...

"Endouda" e ainda "refunfunhega" até ao fim do mês, meu "camaronico" de mil demónios...

Anónimo disse...

Regressares da guerra com a cabeça no sítio e o coração inteiro e na 1ª oportunidade alegrares o estômago com uma tão lauta refeição - meu caro, tu és um benjamim dos deuses !
É que à volta daquela "panela de arroz embrulhada em jornais" gravita todo um sistema de manjares que ,fora de casa, eram "la crême de la crême" da volúpia alimentar.
Uma sugestão para o DO: fazer um piquenique junto ao Tejo, cada qual se encarregando de um acepipe, que tu ,claro, orquestrarás para melhor
gestão com vista à obtenção dos objectivos visados!!! E tomei eu hoje o pequeno-almoço às 11h!!!

Deusa Odoyá disse...

Oi meu novo amigo tudo bem?
adorei a variedades do seu blog.
Voltarei mais vezes.
Te aguardo no meu cantinho.
Beijos e um bom fim de semana para vc. com muitas estrelinhas.
Da sua amiga do lado de cá.

Unknown disse...

Boa pêrro