A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, junho 17, 2008

À margem do Euro 2008 ...

Ontem assisti via TV ao jogo Áustria - Alemanha , realizado no Estádio do Prater .
Vieram-me à lembrança várias coisas passadas comigo naquele estádio e naquela cidade maravilhosa , Viena de Áustria , onde estive 3 maravilhosos dias.
Comecei a explorar a parte antiga da cidade, o Stephan Dome ou catedral, e depois fui caminhando pela área comercial ou Kartner Strasse. Vale a pena parar num café para um expresso e uma das maravilhosas tortas ou doces austríacos. De la fui para os grandes prédios, Câmara, Municipal ,praças, parques e museus.Viena é a terra da música clássica e não te surpreendas se fores abordado por algum vendedor de bilhetes para os concertos de musica clássica . A visita à Ópera é muito interessante para conhecer os bastidores da casa de espectáculos, subsidiada pelo governo, onde se realizam as famosas óperas e concertos de musica clássica. O Danúbio é o rio que banha a cidade. Nas suas margens, tão aprazíveis que são , até os romanos fizeram um acampamento fixo.
Em 1990 assisti no Prater, em Viena de Áustria à final da Taça dos Campeões Europeus entre Benfica e Milan, na qual perdemos por 1-0 .
Em 1938, celebrou-se ali o Anschluss, a ocupação da Áustria pelos nazis alemães: jogaram as selecções da Áustria e da Alemanha . O capitão da Áustria , Matthias Sindelar, "o Mozart do futebol" , recusou- -se a alinhar pela Alemanha: ele e a mulher, Camilla Castagnola, suicidaram-se.
Em 1939, no campo do Prater, a Gestapo meteu 440 judeus, depois mandou-os para Buchenwald.
Ontem, o árbitro esqueceu-se dos jogadores e expulsou os dois treinadores, o alemão e o austríaco.
Ângela Merkl levantou-se para apoiar e falar ao seu treinador. Não devia. Mesmo passados 70 anos, os alemães deviam ser discretos.
Pelo menos, no Prater.

2 comentários:

IFFT disse...

Nos tempos em que foste à Áustria ver o teu querido Benfica jogar nos Campeões Europeus , ias certamente com muito orgulho e prazer, porque os teus ídolos tinham ganho esse direito dentro das quatro linhas. Agora, quem representa o GRANDE CLUBE PORTUGUÊS- BENFICA, apenas está interessado em jogar naquele campeonato para vaidosamente se mostrar, nem que para isso se envolva numa luta jurídica fratricida, em que esgrime valores morais, desconhecendo, certamente, o seu significado e olhando apenas para o seu umbigo! Pobres benfiguistas a quem estais entregues...

Anónimo disse...

Helder.Desculpa utilizar este espaço com tema diferente.

Recebi neste momento o 1º. boletim
mensal,complemento do nosso blog.
Ideia excelente,trabalho excelente.
Agora é melhor abrir uma conta num
Banco e combinamos a importãncia a
depositar para todo ano.
Há a considerar o selo o papel a
tinta etc.Por todos é mais agradável.
Se ao fim do ano o dinheiro chegar
as sobras são para reforço das
despesas do encontro, se não chegar
é reposto por todos.
Esta é a minha opinião.Claro.
Qual é a tua ideia e a dos colheiteiro ?
Um abraço para todos
Bartolomeu