A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, junho 03, 2008

Núcleo Académico e Bragança

Não sei como este documento sobreviveu. O que é certo é que chegou aos nossos dias , e não podia deixar de o compartilhar convosco.
Quem se lembra do NAB (Núcleo Académico de Bragança)? Para os que não se lembram um pouco da sua história.Surgiu de um grupo de estudantes liceais, entre os quais sobressaiu o saudoso Mariano (da Farmácia Mariano).
Alugámos o último andar da Pensão Vinhais, na Rua do Loreto. Aí montámos a sede.Naqueles tempos este núcleo era já um embrião do combate ao regime salazarista. Nos seus estatutos um dos objectivos era o de uma associação destinada a promover a cultura entre os estudantes do liceu de Bragança, entre outros. De facto o objectivo era outro e aí formámos alguns estudantes que se destacariam no combate ao regime de então entre os quais o vosso amigo se encontrou. Mas um dia o sonho acabou. E pela calada da noite a polícia apareceu por lá, revistou tudo e destruiu o que lhe apeteceu, mandando encerrar de imediato o Núcleo. Felizmente não encontrou lá nada comprometedor pois havia o cuidado extremo de esconder tudo o que fosse perigoso.
Por alto, esta foi a história, do N.A.B.
By Jorge Tomé

6 comentários:

Anónimo disse...

JT,este menino tão bonito esras tu??? O que o tempo faz....

H.B. disse...

Agora ainda está mais bonito

Anónimo disse...

Jorge, acho que não me lembro do NAB. Também não admira, pois deve ter funcionado na base do boca-a-boca.Mas gosto de saber que em 61 fizeste o teu ingresso formal na oposição.Que categoria era a tua ,segundo os elementos que constam do cartão?

Anónimo disse...

Obrigado rapazes e raparigas. Quanto a isto muito mais haveria a contar. Foi um texto adrede e amanhado que surgiu de rompante.
Se colheiteiro houver que ainda se lembre e me avive a memória, agradeço.
Para a GB o tempo tudo faz, tudo modifica, mas a essência é intemporal.
HB: Mas que elogio!Cuidado com esse tipo de apreciações, não vá alguém mal intencionado interpretar a coisa de forma diversa.
Para o MC: certamente andavas distraído. Lá em casa...
Um grande abraço para todos.

H.B. disse...

Não é agora que viro gay.
Lembro-me perfeitamente do ataque feito pela polícia e das bebidas axaropadas que eram lá preparadas. Eu e o Praça costumávamos frequentar a Sede mas nunca tivémos cartão .Tinha a impressão que a Sede era nas costas da Casa do Fernando Barata ( Baratinha ) . Só sei que quem nos safou foi o filho do Governador Civil que também fazia parte do Grupo De quem é a 2ª assinatura ?

Anónimo disse...

Do filho de um grande oposicionista de Bragança.
Quem não se lembra do Eduardo Manuel Gonçalves, conhecido "inter amicos" por Queijinho?
By the way: quem falou em gay?
Um abraço.