
Quem se lembra do NAB (Núcleo Académico de Bragança)? Para os que não se lembram um pouco da sua história.Surgiu de um grupo de estudantes liceais, entre os quais sobressaiu o saudoso Mariano (da Farmácia Mariano).
Alugámos o último andar da Pensão Vinhais, na Rua do Loreto. Aí montámos a sede.Naqueles tempos este núcleo era já um embrião do combate ao regime salazarista. Nos seus estatutos um dos objectivos era o de uma associação destinada a promover a cultura entre os estudantes do liceu de Bragança, entre outros. De facto o objectivo era outro e aí formámos alguns estudantes que se destacariam no combate ao regime de então entre os quais o vosso amigo se encontrou. Mas um dia o sonho acabou. E pela calada da noite a polícia apareceu por lá, revistou tudo e destruiu o que lhe apeteceu, mandando encerrar de imediato o Núcleo. Felizmente não encontrou lá nada comprometedor pois havia o cuidado extremo de esconder tudo o que fosse perigoso.
Por alto, esta foi a história, do N.A.B.
By Jorge Tomé
6 comentários:
JT,este menino tão bonito esras tu??? O que o tempo faz....
Agora ainda está mais bonito
Jorge, acho que não me lembro do NAB. Também não admira, pois deve ter funcionado na base do boca-a-boca.Mas gosto de saber que em 61 fizeste o teu ingresso formal na oposição.Que categoria era a tua ,segundo os elementos que constam do cartão?
Obrigado rapazes e raparigas. Quanto a isto muito mais haveria a contar. Foi um texto adrede e amanhado que surgiu de rompante.
Se colheiteiro houver que ainda se lembre e me avive a memória, agradeço.
Para a GB o tempo tudo faz, tudo modifica, mas a essência é intemporal.
HB: Mas que elogio!Cuidado com esse tipo de apreciações, não vá alguém mal intencionado interpretar a coisa de forma diversa.
Para o MC: certamente andavas distraído. Lá em casa...
Um grande abraço para todos.
Não é agora que viro gay.
Lembro-me perfeitamente do ataque feito pela polícia e das bebidas axaropadas que eram lá preparadas. Eu e o Praça costumávamos frequentar a Sede mas nunca tivémos cartão .Tinha a impressão que a Sede era nas costas da Casa do Fernando Barata ( Baratinha ) . Só sei que quem nos safou foi o filho do Governador Civil que também fazia parte do Grupo De quem é a 2ª assinatura ?
Do filho de um grande oposicionista de Bragança.
Quem não se lembra do Eduardo Manuel Gonçalves, conhecido "inter amicos" por Queijinho?
By the way: quem falou em gay?
Um abraço.
Enviar um comentário