A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, novembro 08, 2009

Berlim , Agosto de 1978

Esse Agosto foi um mês de chuvas abundantes, tendo-se registado os níveis de pluviosidade mais elevados dos últimos 30 anos, segundo um diário local. Sediado na Ku'damm, avenida central da ex-Berlim Ocidental , tive a oportunidade de fazer uma aproximação à estranha forma de vida numa cidade dividida pelos humores da História. Sem ter ainda visto o Muro, era a sua presença que se impunha . E subitamente, após uma curva,o muro surgiu envergonhado ao fundo duma rua. Nas voltas pela cidade ora aparecia ora se escondia e um dia fomos ao seu encontro no Reichstag/Parlamento.

A primeira foto mostra a fachada do edifício ,ao fundo dum grande campo relvado,conjunto que hoje está já alterado pelas obras realizadas após a reunificação.

Na segunda foto,logo por trás da esquina do Reichstag,corre um troço do muro, limpo e sem os graffiti que eram frequentes em outras zonas, aqui inexistentes,talvez por respeito aos que ali tinham caído na tentativa de abandonarem o lado oriental. Ao centro vê-se ,à distância, a torre da tv que era um dos orgulhos da ex-Berlim Oriental, enquanto que à esquerda está a mesma chaminé que já se vê na foto anterior.

Na terceira foto, tirada também do lado ocidental, é bem visível ,para lá do muro, a destruição das ruas e de toda a forma de vida, existindo apenas valas e arame farpado não visíveis e os numerosos "cavalos de guerra". Todos os prédios estão desabitados, portas e janelas substituídas por tijolos.
.Um dia passei-o de visita à parte oriental, a que se tinha acesso por uma estação de metro, após cumpridas formalidades extensas para obtenção de visto e pagamento de taxas.

É já a famosa avenida Unter den Linden e a Brandenburger Tor em que está desfraldada a bandeira da RDA ,que nos mostra a quarta foto, em que se vêem dois ou três carros Trabant e algumas pessoas ,que são turistas curiosos.No lado direito são visíveis, por trás do arvoredo ,as duas torres do Reichstag que o muro separa na sua extensão branca , numa das quais flutua a bandeira da RFA. À distância ,as bandeiras eram iguais, acentuando o grotesco da situação. Mas vivia-se . E durante mais alguns anos ainda ninguém se atreveu a admitir a possibilidade ,sequer, de sonhar com uma só bandeira.
Ora, esse dia chegou . E hoje festejamos o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim.
Prosit !!!

2 comentários:

Unknown disse...

Os alemães de Leste consideram que a reunificação da Alemanha ainda não é uma realidade. A mesma sondagem revela que a maioria dos inquiridos se sentia bem na extinta República Democrática Alemã (RDA).

A pesquisa mostra que 50 por cento dos cidadãos da antiga Alemanha de Leste lamentam diferenças reais no nível de vida. Com a queda do muro, o desemprego cresceu, por exemplo. Além disso, a zona leste tem salários mais baixos e o PIB é um terço do lado ocidental. Há mesmo 12% de alemães de Leste que defendem a reconstrução do muro.

Em Março, uma pesquisa divulgada pelo Der Spiegel mostrava que 57% dos alemães orientais defendem a RDA). Dos entrevistados, 49% concordavram com a frase: "A RDA tinha mais aspectos positivosdo que negativos. Havia alguns problemas, mas a vida era boa." E outros 8% escolheram a opção: "A RDA tinha, na maior parte, coisas boas. A vida era mais feliz e melhor do que na Alemanha reunificada de hoje."

Segundo outra pesquisa, da Associação Social de Solidariedade Popular (criada na ex-RDA), 38% dos alemães orientais consideram-se vencedores da reunificação; 23%, perdedores; e 30% dizem que ela lhes trouxe perdas e ganhos.
Ainda assim, quase 20% das pessoas entrevistadas considera que o processo vai no bom caminho.

Os alemães inventaram uma palavra para descrever o sentimento que estas sondagens revelam. "Ostalgie", a palavra criada, significa nostalgia do Leste

Algures na Net

Anónimo disse...

São os nostálgicos, tal como nós temos em relação ao 24 de Abril 1974. Os alemães de leste tinham boa instrução, acesso generalizado à cultura, quase pleno emprego ou melhor dito sub-emprego. São muito disciplinados, mas em termos de trabalho e descernimento um pouco formatados! Tive colegas da ex-RDA: boas pessoas.
O "muro" impressionava muito, pois era a fronteira entre dois mundos diametralmente opostos.
Sem dúvida que a liberdade teve custos dolorosos, mas a liberdade de que gozam os alemães não tem preço.

LP