A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, novembro 07, 2009

Verão de S. Martinho


Quem quer ir dar um passeio de burro
Rnviado por email by Mercês Gonçalves

6 comentários:

Unknown disse...

Lembrais-vos dos burros de Gimonde ? O que faziam ?

Anónimo disse...

Lembro. Traziam o carvão e as brasas (para as braseiras) à cidade. Em minha casa dava-se algum auxílio a uma dessas pobres carvoeiras de Gimonde. Tenho bem na memória as visitas que lhe fizemos quando caíu doente. Jazia numa enxerga no chão de um casebre que apenas tinha uma porta. Eram tempos muito injustos, de muitas dificuldades e carências. Felizmente os tempos mudaram para bem melhor. Apesar de tudo, não creio que hoje exista uma pobreza tão crua como a daquela carvoeira de Gimonde.

LP

mc disse...

"os eléctricos de Gimonde"... quase apetece um pouco de braseira, mais pelo tom do dia que pela temperatura.

Anónimo disse...

Ainda gostava de andar de burro...é um animal bem simpático.Resta-me a esperança de ir a Atenor, "adoptar " um e talvez consiga cumprir o meu desejo...
Quando tirei a carta de condução, em Bragança, o problema não era o trânsito, eram " os eléctricos de Gimonde ", sobretudo no centro da cidade. E nos dias de feira ? Já lá vão muitos anos...M.A.A.

Unknown disse...

MAA : Nunca andaste de burro ? Olha uma vez em Ousilhão caí dum , fraturei o pulso esquerdo e fui tratado no curandeiro de Vila Boa . Ainda hoje me lembro das fortes dores que denti naquela altura , tinha 9 anos .
Mudando a agulha , não andaste de burro mas conduzias muito bem e desde cedo . Tens que nos contar essa história ...

IFFT disse...

É uma das lembranças que tenho ligadas ao meu avô paterno.
Na altura da Festa da Srª das Dores( meados de Setembro),ainda muito criança, cerca dos 8/10 anos, ia com a família a Argosêlo.
O meu avô tinha um burrico e o seu maior prazer era levar os netos à vinha, montados no seu meio de transporte.
Nunca as uvas me souberam tão bem.