A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, novembro 06, 2009

Caim ou Abel?

"Caim" de José Saramago, é um romance, isto é: uma ficção literária. É, além disso, um bom romance, isto é: uma narrativa de grande beleza, que rasga o tecido dos saberes sossegados e ergue um vendaval de perguntas. No lançamento deste romance, no "Escritaria" de Penafiel, evocando o Padre António Vieira, Saramago recordava essa coisa só aparentemente simples: escrever é "conhecer o sítio das palavras". A sua disposição exacta na frase. Escrever é escolher, e a escolha pressupõem conhecimento das múltiplas possibilidades em jogo.
Saramago debruçou-se sobre a Bíblia, o livro que determinou e determina ainda a visão do mundo que nos enforma, e interrogou as escolhas de deus - assim, com a mesma letra minúscula que usa para cada menbro da humanidade por ele criada, porque é preciso abandonarmos a maiúscula da reverência quando queremos interrogar genuinamente."

Inês Pedrosa
O Muro do Fundamentalismo
Revista Única
Expresso, 31 de Outubro de 2009


Li de enfiada! Muito bem escrito, é incisivo, subtil e irónico, sendo uma ficção de encantar, elaborada a partir da leitura literal da Bíblia feita por Saramago.
Como disse Marcelo Rebelo de Sousa, no SOL
, é um livro de ficção, não é um livro de filosofia, nem de teologia.
Apesar de não ser crente, não é a exposição de um deus cruel e vingativo que me encanta, - deus bom, ou deus mau, para mim é indiferente -, mas sim a forma exacta como ele colocou as palavras, criando páginas de uma rara beleza.

Aconselho a crentes e não crentes.

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Está na minha lista mas entretanto trago dois entre mãos que devo terminar em breve!
Deleito-me sempre com a escrita de Saramago.

Abraço

Unknown disse...

Vou tentar ler , não fui capaz de ler O Evangelho ...

IFFT disse...

ABEL! Apesar de tudo ABEL!

mc disse...

Não há Caim sem Abel ! E neste mundo de publicidade e de arranques de mediatismo a Bíblia tem sido um dos títulos que se têm vendido acima do habitual!