A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, novembro 18, 2009

Sofás que desafiam a lei da física ...

Há três meses que se dedica a uma arte que tem tanto de especial como de desafio às leis da física: peças de mobiliário feitas exclusivamente de cartão. Se um barco que pesa toneladas pode flutuar em pleno oceano, por que razão não haveria um sofá de cartão de aguentar uma família inteira? É tudo uma questão de física.
 
Na sala, transformada em ateliê, há cadeiras e sofás de todos os feitios e para todos os gostos. Individuais, familiares, acabados ou em construção. Os motivos são variados e os materiais utilizados tornam as peças únicas.
 
 Há peças decoradas com recortes de jornais dos anos 50, pintados à mão, com bandas-desenhadas (para crianças) ou simplesmente lisos. "São feitos à medida e ao gosto dos clientes, podem ser forrados com jornais mas também com fotografias, desenhos, logótipos, publicidade, o que lhe apetecer . 

Leves e resistentes Os móveis são feitos apenas com tiras de cartão canelado e o segredo da sua resistência está na estrutura, semelhante ao esqueleto de um barco. Depois de entrelaçadas, as tiras são coladas e tapadas com uma nova camada de cartão. Para finalizar, e já depois de forrados ao gosto do cliente, "são impermeabilizados com verniz de água para não deixar passar qualquer tipo de líquidos e permitir uma limpeza rápida com esponja".

Em média, um sofá familiar, por exemplo, pode demorar dois ou três dias a concluir. "O primeiro é sempre o mais difícil, mas agora que tenho o molde torna-se mais rápido. De qualquer forma, é preciso contar sempre com os tempos de colagem e secagem", explica Ludovic. Quem se senta pela primeira vez dificilmente acredita nos materiais utilizados, em parte devido ao conforto de um sofá que assenta na perfeição à anatomia humana. A rigidez também não é um problema, "basta aplicar umas almofadas".
 
Queres ler mais ? Clica aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Admiro a criatividade desta gente, que de muito pouco faz obra.Gostava de ver.
M.A.A.