A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, maio 31, 2010

Soltas do fim de semana ...

*Mais uma vez fui aos pasteis de Belém  , bicha com mais de 50 metros , salas todas cheias , só encontrei 2 lugares na última sala e na última mesa , ía como meu neto de 5 anos e comemos dois pastéis cada um . Estavam uma maravilha , talvez um pouco caros , pensei eu ...
Nem de propósito , hoje um amigo meu enviou-me por  email  esta factura ao lado , dizendo que ficou um pouco enjoado com o pastel de nata . Porra , bem podia ... 

*Andei pela baixa e no caminho vi o velhinho Cinema Santos , está mesmo em baixo , um pouco degradado e com filmes de refugo . Naquele dia corria um filme de cowboys , " Voltarei à meia noite " . Vi ali  ,em repetição , no verão de 64 ( será ? )  ,com boa companhia , o filme "Drº Jivago" .

* Não há futebol , faz muito calor , e a salvação são as praias . Como não gosto muito , não fui lá ,.Fui almoçar com o casal IFFT uma sardinhada , mas ainda não estava boa . A propósito , no dia 27 de Junho realiza-se a célebre sardinhada organizada pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro  e gostava de lá encontrar  muitos Colheiteiros . O local escolhido foi a Escola Gago Coutinho.

Boa semana para todos .


Reflexões, requentadas, de férias!

SELECÇÃO:

Esta não é a minha selecção. Ferraris, helicópteros, farras, discotecas, loiras...
Um seleccionador que é um tótó e que veio doutro mundo, qual ET.
Nunca se ouviu dizer que a equipa errou nisto ou naquilo e que é necessário corrigir.
A selecção é um conjunto de egos, cada qual o maior, mas não uma equipa.
Desejo-lhe toda a sorte do mundo: oxalá consigam ganhar um jogo!

ECONOMISTAS:

Heterónimos dos astrólogos (sem ofensa para estes), os economistas, especialistas em previsões que nunca acertam, são uma casta única, tipo bonecos "sempre em pé".
Agora, uma dúzias deles, cheios de artroses, nas articulações e na cabeça, andam numa fona, por todo o lado (TVs, Jornais, Rádios), a explicar como se salva um país! São as pessoas mais qualificadas para o fazerem, pois foram eles que o afundaram enquanto Ministros das Finanças!

Adenda - como pode, quem não trabalha, ter férias? Mistérios insondáveis do Universo!

O mal de comparar os ordenados ...

Um estudo da Escola de Economia de Pais, publicado na revista Economic Journal, revela que comprar o salário com os amigos pode conduzir à infelicidade.
Para o efeito foram entrevistadas 19 mil pessoas em 24 países europeus e o resultado foi curioso: os dados analisados revelaram que três quartos dos inquiridos consideraram importante conhecer os rendimentos alheios e até compará-los. No entanto, os que insistem em saber se ganham mais ou menos que os amigos, mostrara-se pessoas menos felizes com a vida. O factor infelicidade aumenta quando a comparação envolve directamente membros da família e quando os curiosos se apercebem que têm salários inferiores, sendo que os mais pobres são os que mais se deixam afectar pelas contas.
A pesquisa não identificou, porém, diferenças entre homens e mulheres em relação à necessidade de comparação. Ao que parece, é tudo uma questão de curiosidade.
No entanto, a comparação salarial entre colegas de trabalho é a menos nociva, já que não parece afectar tanto o grau de felicidade como quando se comparam rendimentos com entes queridos. Isto é, entre colegas de trabalho, a comparação pode ajudar a impulsionar sentimentos de ambição e progressão na carreira. “A comparação com colegas de trabalho é justa, mas com amigos de escola que tiveram as mesmas oportunidades, você pode pensar: ‘Eles se deram muito melhor, então eu devo ser menos competente’”, explicou Cary Cooper, especialista em psicologia organizacional.
“Olhar constantemente para os outros parece tornar o mundo um lugar menos feliz e mais desigual, pelo que o professor aconselha “as pessoas a não se compararem e a serem felizes com o que elas são e com a situação que vivem – e lembrar que aquelas pessoas com quem se comparam podem não estar tão satisfeitas como possa parecer”, conclui.

No jonal I de hoje

Portanto , nada de comparar ordendos ...

domingo, maio 30, 2010

Não subestimem o Grande Líder ...

A sondagem da Marktest divulgada ontem tem o mérito de ser a primeira a confirmar o que já se sabia: a inevitável inversão de tendência de voto dos portugueses. Uma mudança cíclica, acelerada sempre que a situação económica do País se agrava. Mais do que demérito de José Sócrates ou mérito de Pedro Passos Coelho, os resultados de quase maioria absoluta para o PSD são consequência desta lógica. Porque o primeiro-ministro - mal ou bem - continua fiel aos seus grandes princípios de sempre, apesar de todos os ziguezagues feitos devido à conjuntura internacional. E porque o actual líder do PSD, embora consistente na forma como tem conseguido desgastar o Governo ao mesmo tempo que lhe viabiliza o plano de austeridade e afasta o cenário de eleições, ainda mal teve tempo para apresentar propostas alternativas concretas.
Surpreende que José Sócrates tenha resistido tanto, e a tanta coisa. Este ciclo terminou, mas Sócrates não está derrotado. Terá, porém, de mudar muito para reconquistar os portugueses e precisará, acima de tudo, da ajuda da recuperação económica. Sem esta, nada feito. E mesmo com ela, parece hoje impossível que Sócrates volte a ganhar eleições. Mas nas últimas também chegou parece-lo e ele ganhou-as.
Passos Coelho e a sua equipa não devem, por isso, subestimar o adversário. Como se viu com Ferreira Leite, críticas e insinuações não chegam para convencer os portugueses a abdicar de Sócrates, em quem valorizam a ambição, a garra e a forma como exalta um Portugal moderno, optimista. Para consolidar esta vantagem - e quem sabe até consumar uma eventual maioria absoluta -, Passos Coelho tem de fazer mais do que ficar a ver a crise económica esmagar Sócrates. Não deve ter pudor de dar continuidade ao que está bem feito e de assumir, sem rodeios, aquilo que quer fazer diferente.
Porque o provável é a retoma económica chegar tarde de mais para salvar o PS. Mas Sócrates é um lutador nato. Se, porventura, as boas novas económicas chegarem antes, tudo fará para as capitalizar a seu favor, como fez no passado - com os resultados que se conhecem.

In DN de hoje

O que Sempre Soube das Mulheres

Tratam-nos mal, mas querem que as tratemos bem. Apaixonam-se por serial-killers e depois queixam-se de que nem um postalinho. Escrevem que se desunham. Fingem acreditar nas nossas mentiras desde que tenhamos graça a pregá-las. Aceitam-nos e toleram-nos porque se acham superiores. São superiores. Não têm o gene da violência, embora seja melhor não as provocarmos. Perdoam facilmente, mas nunca esquecem. Bebem cicuta ao pequeno-almoço e destilam mel ao jantar. 
Têm uma capacidade de entrega que até dói. São óptimas mães até que os filhos fazem 10 anos, depois perdem o norte. Pelam-se por jogos eróticos, mas com o sexo já depende. Têm dias. Têm noites. Conseguem ser tão calculistas e maldosas como qualquer homem, só que com muito mais nível. Inventaram o telemóvel ao volante. São corajosas e quando se lhes mete uma coisa na cabeça levam tudo à frente. Fazem-se de parvas porque o seguro morreu de velho e estão muito escaldadas. Fazem-se de inocentes e (milagre!) por esse acto de vontade tornam-semesmo inocentes. Nunca perdem a capacidade de se deslumbrarem. 
Riem quando estão tristes, choram quando estão felizes. Não compreendem nada. Compreendem tudo. Sabem que o corpo é passageiro. Sabem que na viagem há que tratar bem o passageiro e que o amor é um bom fio condutor. Não são de confiança, mas até amais infiel das mulheres é mais leal que o mais fiel dos homens. São tramadas. Comem-nos as papas na cabeça,mas depois levam-nos a colher à boca. 
A única coisa em nós que é para elas um mistério é a jantarada de amigos – elas quando jogam é para ganhar. E é tudo. Ah, não, há ainda mais uma coisa. Acreditam no Amor com A grande mas, para nossa sorte, contentam-se com pouco. 

Rui Zink, in "Jornal Metro"
Data: 2010/05/25 19:30 
Que dizeis a esta apreciação ?

sábado, maio 29, 2010

Com isto é que eu não contava ....

A direita católica conservadora sente- -se órfã de candidato presidencial - após a promulgação do casamento gay por Cavaco Silva - e tem em marcha uma demanda para encontrar um novo candidato à direita. O descontentamento tem levado elementos próximos do movimento Pró-Vida e da plataforma Cidadania e Casamento a sondarem possíveis soluções alternativas. Ao i, o antigo ministro das Finanças Bagão Félix admitiu ter sido sondado: "A minha resposta foi categórica. É um cenário que não me passa pela cabeça. Já estou na idade em que não se tomam decisões por emoção."

Bagão Félix tem conhecimento da desilusão que Cavaco provocou junto de alguns sectores ao decidir promulgar a lei do casamento gay. "Partilho desse desconforto", admite. "Percebo que a grande conjugação é o equilíbrio entre a ética e a responsabilidade. Eu próprio, enquanto ministro, tive que abdicar algumas vezes do princípio da ética. Mas este [o casamento gay] é daqueles pontos em que a ética e a convicção se devem sobrepor", diz, criticando a opção de Cavaco Silva.

Bagão Félix alerta, no entanto, para a necessidade de se pensar nos efeitos do aparecimento de outro candidato de direita: "Imagine que eu concorria. Estou perfeitamente convencido de que poderia levar a uma segunda volta entre Cavaco e Alegre. É um risco." O medo do ex- -ministro é explicável pela maioria absoluta magra obtida pelo Presidente da República em 2006. Cavaco Silva foi eleito com 50,59% dos votos, pouco acima da linha de água.

O descontentamento face à tomada de posição do Presidente da República é ainda extensível aos sectores militares, sabe o i. O tenente-coronel João José Brandão Ferreira, conhecido pelas suas posições públicas contra o casamento gay, a educação sexual nas escolas e a liberalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, também foi convidado para assumir o papel de candidato alternativo à direita. Porém, até ao fecho desta edição não foi possível confirmar qual será a resposta do tenente-coronel a esta solicitação.

"A promulgação do Presidente abriu fortes fissuras na base de apoio eleitoral cavaquista", disse ao i fonte política próxima de Cavaco Silva. "Há franjas do eleitorado, principalmente ligadas aos sectores católicos e militares, que estão zangadas com o Presidente e que preferem a abstenção ao voto; uma candidato alternativo pode capitalizar este descontentamento", refere. Porém, conclui: "Cavaco Silva fez as suas próprias contas e optou pela promulgação."

Ontem, em entrevista ao i, Santana Lopes deixou em aberto o seu voto nas presidenciais: "Sabe-se lá se aparece outro candidato." Ao coro de críticos juntou-se ainda a voz de João César das Neves. O professor de Economia da Universidade Católica, que foi conselheiro de Cavaco Silva em São Bento, não escondeu a desilusão: "O Presidente perdeu muitos votos com a decisão e não terá ganho nenhum." As movimentações estão em marcha e, como diz Santana, "on verra".

No I de hoje 
---
Eu contra o Cavaco  , voto em qualquer um , menos no Manuel Alegre . Tenho dito e ainda falta 1 ano ...

Quim Barreiros - O casamento gay


Quem acha que os "gays" têm razão ao condenar esta canção ? Eu fui e sou a favor da aprovação da lei que permitiu o casamento gay , mas não sou contra esta canção , até acho graça . 
Fairplay  é o que é preciso ...

quinta-feira, maio 27, 2010

Manuel Teixeira Gomes - sesquicentenário do nascimento

Em 1971 iniciei um período de dois anos de residência em Portimão.Para mandar fazer uma mesa redonda, fui a um marceneiro estabelecido entre a igreja matriz e o largo central da cidade, um senhor magro, já nos seus setenta anos de muito trabalho e com quem conversei a encomenda. Palavra puxa palavra, donde é, já lá estive, chegámos à conclusão que tinham estado em casa dos meus Pais, em Bragança, no preciso dia em que estes partiam para Chaves ,em setembro de 1968. E tinham procurado o meu Pai,depois de saberem ,já em Bragança, que aqui já tinha sido levada à cena a peça "Sabina Freire",na segunda metade dos anos 60, orientada pelo meu Pai e em que colaboravam o Pássaro, o Zé Carlos Pimparel e muita outra gente,no que era a primeira apresentação pública daquela peça, facto cultural que não teve qualquer repercussão no país. Por isso é que as gentes de Portimão,que na sua origem eram um grupo de teatro que tinha encenado recentemente a mesma peça, cujo autor era natural de Portimão, ficou surpreendida e algo decepcionada pois estavam convencidos de terem sido eles os primeiros a fazê-lo e verem,de súbito, essa honra sumir-se, embora lhes sobrasse o gosto bairrista pelo autor.
É desse autor que se comemora hoje o 150º aniversário do nascimento,e com grande elevação e dignidade na sua terra natal.Foi o 1º embaixador da República Portuguesa na corte de St. James, vulgo, Londres ,apoiou a entrada de Portugal na 1ª Grande Guerra e em outubro de 1923 foi eleito pelo Parlamento, como então se fazia, Presidente da República , cargo a que renunciou em 11 de dezembro de 1925.De Lisboa partiu de barco para a Argélia onde viveu na cidade de Bougie, no Hotel de l´Etoile, onde faleceu em 1941,tendo à sua frente o mar. Já este ano li algures que o quarto do hotel ,que ainda existe, nunca mais foi utilizado, mantendo-se intacto em permanente homenagem a Manuel Teixeira Gomes
O senhor marceneiro, actor e director artístico deu-me, na altura, um exemplar da brochura que haviam publicado para distribuir aquando das suas apresentações de "Sabina Freire" , onde eu registei, dias depois, que o nosso encontro havia ocorrido no dia 11 de dezembro, de 1971, dia do 30º aniversário da morte de Manuel Teixeira Gomes, bon vivant, cosmopolita,erudito, escritor, político. Um Presidente da República que foi eleito pelo Parlamento e que ,num impasse político,se recusou a dissolvê-lo, preferindo o exílio. Homem de antes quebrar que torcer ?

Rectificação ao último post , Fotos do Baú ...

Um visitante do blogue , ao qual pedi para assinar o seu comentário , fez-nos o seguinte reparo :
Não sendo um "colheiteiro", mas sendo um visitante assíduo deste "blog", pois há aqui muita boa gente e muitos locais conhecidos, deixo aqui um primeiro comentário, em forma de reparo, pelo qual peço desde já desculpa: a fotografia parece que nos é apresentada através de um "espelho". Visto do local onde existia o velho campo, no "Toural", o monte da capela do S. Bartolomeu não está á esquerda (como na fotografia) mas sim á direita do castelo. O mesmo se passa relativamente á Igreja de N. Senhora do Sardão e á "Torre da Princesa". Penso ser o chamado efeito "mirror", disponível em muitas aplicações informáticas de edição de imagem.
Cumprimentos.
Tem toda a razão , aqui deixo a foto , depois de rectificada .

Pensamento ...


Há sempre coisas na vida pelas quais se vai atrás, se corre, se luta. E, às vezes, a luta sabe melhor do que a conquista.

Mas há coisas que fluem. Acontecem naturalmente. E são essas que ficam. Que significam. Que fazem bem.

quarta-feira, maio 26, 2010

Quanto vale um curso?

Setenta por cento dos funcionários da nova loja do IKEA, em Loures, são licenciados. Todo o trabalho é digno, sobretudo nos tempos que correm, mas setenta por cento daqueles jovens andaram a estudar para se especializar noutras profissões. Investiram dinheiro, tempo, expectativas de uma vida profissional próxima daquilo que sonharam sem que a economia real os consiga enquadrar em função dos conhecimentos que adquiriram. 

Tiveram a sorte de conseguir emprego, é certo, por entre um vastíssimo leque de candidatos, mas engrossam uma fileira estatística que mostra o fosso cada vez maior entre o ensino e a vida activa. Não é só o número de jovens licenciados no desemprego que todos os dias cresce. É também o número de jovens licenciados que não arranja trabalho na área dos seus cursos. É este divórcio entre ensino e economia, este sinal tremendo de uma economia com baixa incorporação de conhecimento, sem inovação tecnológica e sem competitividade, que nos liquida a esperança de sair do buraco em que entrámos nos últimos anos. 

O problema não está só no déficit das contas públicas. Está nesta economia anémica que desvia a sua juventude para um patamar de ambição que se limita à mais elementar das sobrevivências. O sonho, esse, tornou-se proibido!

Por:Eduardo Dâmaso, Director-Adjunto

Quanto vale ? Dizei lá ....

terça-feira, maio 25, 2010

Fotos do baú ....

Dois grandes Amigos meus .Um é colheiteiro63 e o outro é como se fosse .Quem são ?
Foto no velho campo do toural vendo-se ao fundo o castelo.

Para @s menin@s da n/idade ...

Os pistáchios estão cheios de antioxidantes que protegem as células de químicos nocivos pelo que podem ajudar a destruir o colesterol, evitar doenças do coração e prevenir o cancro, afirmam cientistas.
“Os nossos estudos anteriores mostravam os benefícios dos pistáchios em reduzir os lípidos e as lipoproteínas que são um factor de risco para o coração”, afirma a Professora Penny Kris-Etherton da Universidade da Pensilvânia, EUA. “Este novo estudo vem mostrar efeitos adicionais dos pistáchios pelo que agora há múltiplos benefícios em comer pistáchios”.
Os cientistas descobriram que os pistáchios são muito mais ricos em beta-carotenos - um antioxidante que se torna em vitamina A e ajuda na prevenção do cancro - do que outros frutos secos.
Os pistáchios também são ricos em gama-tocopherol, uma forma comum de vitamina E, que evita doenças do coração.
Além disso, a luteína que é encontrada na parte verde do pistáchio é importante para a visão e ajuda a manter uma pele saudável. Os cientistas afirmam que todos estes antioxidantes ajudam a prevenir o colesterol de se deslocar para os vasos sanguíneos causando inflamações.

In "I" de hoje


Toca a comer , acompanhados duma boa e fresca cerveja...

O Dia deu em chuvoso ...

O dia deu em chuvoso.
A manhã, contudo, esteve bastante azul.
O dia deu em chuvoso.
Desde manhã eu estava um pouco triste.

Antecipação! Tristeza? Coisa nenhuma?
Não sei: já ao acordar estava triste.
O dia deu em chuvoso.


Hoje quero só sossego.
Até amaria o lar, desde que o não tivesse.
Chego a ter sono de vontade de ter sossego.
Não exageremos!
Tenho efetivamente sono, sem explicação.
O dia deu em chuvoso.

Carinhos? Afetos? São memórias...
É preciso ser-se criança para os ter...
Minha madrugada perdida, meu céu azul verdadeiro!
O dia deu em chuvoso.

Boca bonita da filha do caseiro,
Polpa de fruta de um coração por comer...
Quando foi isso? Não sei...
No azul da manhã...

O dia deu em chuvoso. 


Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa

E assim vai ficar até quinta-feira

segunda-feira, maio 24, 2010

A 4ª idade no seu melhor


Esta escocesa de 80 anos , destronou a famosa Susan Boyle ...
Quem diria ...

Coma e pague o que achar que a sua refeição vale ...

Um café num subúrbio de St. Louis, Missouri, gerido pela Panera Bread, uma das cadeias de restaurantes com crescimento mais rápido nos Estados Unidos, começou simpaticamente a recusar o dinheiro dos clientes, pedindo-lhes que, em vez disso, "levassem o que quisessem e deixassem um pagamento que achassem justo" nos cofres de madeira e acrílico dispostos na loja. Esta é a última experiência nos Estados Unidos do conceito "pague o que quiser por aquilo que come" .

Na hora de maior afluência durante o almoço, a fila estende-se à porta: um conjunto de funcionários públicos, profissionais da zona e meros curiosos que parecem entusiasmados, apesar de ligeiramente desconcertados, com a iniciativa. Será que estamos perante uma sopa dos pobres de classe alta? Uma instituição de caridade moderna?

Nem uma coisa, nem outra. É apenas uma entre uma dúzia de estabelecimentos em todo o país que proporcionam comida grátis ou a baixo custo para aqueles que precisam e se auto-sustentam com o dinheiro que os clientes que pagam colocam na caixa.

Se estiveres interessad@ em ler mais CLICA AQUI

Acho uma boa iniciativa e até adorava que se expandisse rapidamente por todos os pontos do globo . Será pedir demais ?

António Aleixo ...


A Torpe Sociedade onde Nasci


Ao ver um garotito esfarrapado
Brincando numa rua da cidade,
Senti a nostalgia do passado,
Pensando que já fui daquela idade.

II

Que feliz eu era então e que alegria...
Que loucura a brincar, santo delírio!...
Embora fosse mártir, não sabia
Que o mundo me criava p'ra o martírio!

III

Já quando um homenzinho, é que senti
O dilema terrível que me impôs
A torpe sociedade onde nasci:
— De ser vítima humilde ou ser algoz...

IV

E agora é o acaso quem me guia.
Sem esperança, sem um fim, sem uma fé,
Sou tudo: mas não sou o que seria
Se o mundo fosse bom — como não é!

V

Doente!... Mas que triste sorte!
Podia suicidar-me, mas não quero
Que o mundo diga que me desespero
E que me mato por ter medo à morte...

António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."

domingo, maio 23, 2010

VATICANO, 1517 - O PAPA LEÃO X E A "TAXA CAMARAE"

Um dos pontos culminantes da corrupção humana – outros tempos, outras coisas iguais...

A Taxa Camarae é um tarifário promulgado, em 1517, pelo papa Leão X (1513-1521) destinado a vender indulgências, ou seja, o perdão dos pecados, a todos quantos pudessem pagar umas boas libras ao pontífice. Como veremos na transcrição que se segue, não havia delito, por mais horrível que fosse, que não pudesse ser perdoado a troco de dinheiro. Leão X declarou aberto o céu para todos aqueles, fossem clérigos ou leigos, que tivessem violado crianças e adultos, assassinado  uma ou várias pessoas, abortado… desde que se manifestassem generosos com os cofres papais.

Vejamos o seus trinta e cinco artigos:

1.    O eclesiástico que cometa o pecado da carne, seja com freiras, seja com primas, sobrinhas ou afilhadas suas, seja, por fim, com outra mulher qualquer, será absolvido, mediante o pagamento de 67 libras, 12 soldos.
2.    Se o eclesiástico, além do pecado de fornicação, quiser ser absolvido do pecado contra a natureza ou de bestialidade, deve pagar 219 libras, 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com meninos ou com animais e não com mulheres, somente pagará 131 libras, 15 soldos.
3.    O sacerdote que desflorar uma virgem, pagará 2 libras, 8 soldos.
4.    A religiosa que quiser alcançar a dignidade de abadessa depois de se ter entregue a um ou mais homens simultânea ou sucessivamente, quer dentro, quer fora do seu convento, pagará 131 libras, 15 soldos.
5.    Os sacerdotes que quiserem viver maritalmente com parentes, pagarão 76 libras e 1 soldo.
6.    Para todos os pecados de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo; no caso de incesto, acrescentar-se-ão em consciência 4 libras.
7.    A mulher adúltera que queira ser absolvida para estar livre de todo e qualquer processo e obter uma ampla dispensa para prosseguir as suas relações ilícitas, pagará ao Papa 87 libras e 3 soldos. Em idêntica situação, o marido pagará a mesma soma; se tiverem cometido incesto com os seus filhos acrescentarão em consciência 6 libras.
8.    A absolvição e a certeza de não serem perseguidos por crimes de rapina, roubo ou incêndio, custará aos culpados 131 libras e 7 soldos.
9.    A absolvição de um simples assassínio cometido na pessoa de um leigo é fixada em 15 libras, 4 soldos e 3 dinheiros.
10.   Se o assassino tiver morto a dois ou mais homens no mesmo dia, pagará como se tivesse apenas assassinado um.
11.   O marido que tiver dado maus tratos à sua mulher, pagará aos cofres da chancelaria 3 libras e 4 soldos; se a tiver morto, pagará 17 libras, 15 soldos; se o tiver feito com a intenção de casar com outra, pagará um suplemento de 32 libras e 9 soldos. Se o marido tiver tido ajuda para cometer o crime, cada um dos seus ajudantes será absolvido mediante o pagamento de 2 libras.
12.   Quem afogar o seu próprio filho pagará 17 libras e 15 soldos [ou seja, mais duas libras do que por matar um desconhecido (observação do autor do livro)]; caso matem o próprio filho, por mútuo consentimento, o pai e a mãe pagarão 27 libras e 1 soldo pela absolvição.
13.   A mulher que destruir o filho que traz nas entranhas, assim como o pai que tiver contribuído para a perpetração do crime, pagarão cada um 17 libras e 15 soldos. Quem facilitar o aborto de uma criatura que não seja seu filho pagará menos 1 libra.
14.   Pelo assassinato de um irmão, de uma irmã, de uma mãe ou de um pai, pagar-se-á 17 libras e 5 soldos.
15.   Quem matar um bispo ou um prelado de hierarquia superior terá de pagar 131 libras, 14 soldos e y6 dinheiros.
16.   O assassino que tiver morto mais de um sacerdote, sem ser de uma só vez, pagará 137 libras e 6 soldos pelo primeiro, e metade pelos restantes.
17.   O bispo ou abade que cometa homicídio põe emboscada, por acidente ou por necessidade, terá de pagar, para obter a absolvição, 179 libras e 14 soldos.
18.   Quem quiser comprar antecipadamente a absolvição, por todo e qualquer homicídio acidental que venha a cometer no futuro, terá de pagar 168 libras, 15 soldos.
19.   O herege que se converta pagará pela sua absolvição 269 libras. O filho de um herege queimado, enforcado ou de qualquer outro modo justiçado, só poderá reabilitar-se mediante o pagamento de 218 libras, 16 soldos, 9 dinheiros.
20.   O eclesiástico que, não podendo saldar as suas dívidas, não quiser ver-se processado pelos seus credores, entregará ao pontífice 17 libras, 8 soldos e 6 dinheiros, e a dívida ser-lhe-á perdoada.
21.   A licença para instalar pontos de venda de vários géneros, sob o pórtico das igrejas, será concedida mediante o pagamento de 45 libras, 19 soldos e 3 dinheiros.
22.   O delito de contrabando e as fraudes relativas aos direitos do príncipe contarão 87 libras e 3 dinheiros.
23.   A cidade que quiser obter para os seus habitantes ou para os seus sacerdotes, frades  ou monjas autorização de comer carne e lacticínios nas épocas em que está vedado fazê-lo, pagará 781 libras e 10 soldos.
24.   O convento que quiser mudar de regra e viver com menos abstinência do que a que estava prescrita, pagará 146 libras e 5 soldos.
25.   O frade que para sua maior conveniência, ou gosto, quiser passar a vida numa ermida com uma mulher, entregará ao tesouro pontifício 45 libras e 19 soldos.
26.   O apóstata vagabundo que quiser viver sem travas pagará o mesmo montante pela absolvição.
27.   O mesmo montante terá de pagar o religioso, regular ou secular, que pretenda viajar vestido de leigo.
28.   O filho bastardo de um prior que queira herdar a cura de seu pai, terá de pagar 27 libras e 1 soldo.
29.   O bastardo que pretenda receber ordens sacras e usufruir de benefícios pagará 15 libras, 18 soldos e 6 dinheiros.
30.   O filho de pais incógnitos que pretenda entrar nas ordens pagará ao tesouro pontifício 27 libras e 1 soldo.
31.   Os leigos com defeitos físicos ou disformes, que pretendam receber ordens sacras e usufruir de benefícios pagarão à chancelaria apostólica 58 libras e 2 soldos.
32.   Igual soma pagará o cego da vista direita, mas o cego da vista esquerda pagará ao Papa 10 libras e 7 soldos. Os vesgos pagarão 45 libras e 3 soldos.
33.   Os eunucos que quiserem entrar nas ordens, pagarão a quantia de 310 libras e 15 soldos.
34.   Quem por simonia quiser adquirir um ou mais benefícios deve dirigir-se aos tesoureiros do Papa que lhos venderão por um preço moderado.
35.   Quem por ter quebrado um juramento quiser evitar qualquer perseguição e ver-se livre de qualquer marca de infâmia, pagará ao Papa 131 libras e15 soldos. Pagará ainda por cada um dos seus fiadores a quantia de 3 libras.
No entanto, para a historiografia católica, o PAPA LEÃO X, autor de um exemplo de corrupção tão grande como o que acabamos de ler, passa por ser o protagonista da «história do pontificado mais brilhante e talvez o mais perigoso da História da Igreja».

(Fonte: Rodríguez, Pepe (1997). Mentiras fundamentais da Igreja católica. Terramar – Editores, Distribuidores e Livreiros -
(1.ª  edição portuguesa,  Terramar, Outubro de  2001 – Anexo, pp. 345-348)


NOTA: Esta é a primeira vez que a Taxa Camarae do  Papa Leão X aparece na NET em português.

 BY MC

Mais um teste ....

Aí vai um desafio para quem quiser testar os seus conhecimentos de Língua Portuguesa.

Trata-se de um teste realizado num curso da American Airlines. Na frase seguinte deverá ser colocado UM PONTO e DUAS VÍRGULAS para que a frase tenha sentido.

PENSE BEM

 MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA DÊ-ME A TOALHA.

Escrevei a v/resposta nos comentários , que depois eu dou-vos a solução.
By FBBC

sábado, maio 22, 2010

Regresso ao passado ...

Ontem , por força das circunstâncias , tive que me deslocar a Vinhais para assistir ao funeral da minha Tia  e acompanhar a família nesta triste hora para todos.

Almocei em Mirandela com o meu primo e alguns amigos numa  esplanada sobranceira ao rio , sobre a sede do clube do local , donde se avista uma paisagem maravilhosa.  Durante a refeição aconteceram dois factos que me levaram ao passado :

* Encontei lá uma Amigo meu , meu vizinho , meu companheiro de escola e liceu , companheiro de muitas brincadeiras , que não via há mais de 40 anos . Ele abeirou-se de mim e disse : estás bom ? Eu olhei para ele , fixei-o bem , reconheci-o de imediato e caímos nos braços um do outro .  Era o Tony Campos . Como gostei de o ver . Recordámos velhos tempos , trocámos os ns de telemóvel e prometemos não mais perder o elo de ligação . Falámos dos velhos amigos de escola  , o Orlando Padrão , o Eurico Falcão e outros . Quem se lembra deles ????

* Presenciámos a situação de uma menina atraente ( não era a professora de Mirandela )  que ía no passeio , quando deixou cair a mala  e ela se abriu , espalhando muita parte do seu conteúdo no chão . Ela baixou-se para meter as coisas na mala , as pessoas passavam e ninguém a ajudava . Um companheiro de almoço disse : então ninguém ajuda a menina ? Respondeu outro :  , inda agora passou lá um ganapo e nem lhe  botou a mão .... Gostei de ouvir .

Depois , no funeral estive com a GB e marido . Obrigado pela vossa presença , gostei de vos ver , como sempre .

Coro virtual .....Maravilha

Amigos

Deixo-vos uma sugestão para visualização neste fim de semana. Lembram-se de vos ter falado de Eric Whitacre? Pois bem, o seu projecto de criar um coro virtual para interpretação de mais uma das suas peças está finalizado. Foi uma ideia que lhe surgiu no final de 2009 quando um amigo lhe enviou um video do Youtube em que uma rapariga cantava a sua peça Sleep... ocorreu-lhe então que se várias pessoas gravassem a sua voz, na totalidade das partes da obra (Soprano, Alto, Tenor e Baixo), poderia criar-se no final uma mistura de todos e assim obter um coro virtual. Para tal, lançou o repto no seu blog para que "postassem" no youtube as suas vozes cantando todos por cima de uma mesma gravação da peça, pelo grupo inglês Polyphony (para que todos tivessem o mesmo tempo, afinação, etc). O resultado foi este:


Com este incrível desfecho, Eric quis avançar para outro nível e propôs outra obra, no final de 2009, para um coro virtual ainda mais complexo: Lux aurumque. Disponibilizou as partes da partitura gratuitamente, e gravou um video para o youtube, em que ele próprio explica e dirige a sua peça (ele é um excelente maestro), podendo assim cada cantor, em sua casa, ser dirigido por ele cantando, obtendo assim todos uma interpretação precisa no tempo e na afinação (há um piano a responder ao gesto de Eric, curiosamente tocado por ele próprio após gravar o video).
Ao longo de meses centenas de cantores aceitaram o desafio e gravaram as suas vozes. Foi agora, nesta semana, que apareceu o projecto finalizado. 185 vozes seleccionadas, em 243 pistas, cantam num coro virtual assombroso.
Vale a pena ver e ouvir...

Aqui fica o link do resultado final:

... e o link do video do Eric a dirigir a sua peça:
O coro que canta no início deste video é, claro, Polyphony, dirigido por Stephen Layton. Do mesmo CD que vos mostrei num ensaio.

Espero que gostem. A música é magnífica.



PS - aqui fica o blog do Eric, em que ele explica esta e outras histórias:
By FBBC

NOVAS QUALIFICAÇÕES (CENTROS NOVAS OPORTUNIDADES)

O Portugal de especialistas!

 Ø     Especialista de Fluxos de Distribuição - (paquete)
Ø     Supervisora Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde - (mulher da limpeza)
Ø     Coordenador de Fluxos de Entradas e Saídas - (porteiro)
Ø     Coordenador de Movimentações e Vigilância Nocturna - (segurança)
Ø     Distribuidor de Recursos Humanos - (motorista de autocarro)
Ø     Especialista em Logística de Combustíveis - (empregado da bomba de gasolina)
Ø     Assessor de Engenharia Civil - (trolha)
Ø     Consultor Especialista em Logística Alimentar - (empregado de mesa)
Ø     Técnico de Limpeza e Saneamento de Vias Públicas - (varredor)
Ø     Técnica Conselheira de Assuntos Gerais - (cartomante/taróloga)
Ø     Técnica em Terapia Masculina - (prostituta)
Ø     Técnica Especialista em Terapia Masculina - (prostituta de luxo)
Ø     Especialista em Logística de Produtos Químico-Farmacêuticos - (traficante de droga)
Ø     Técnico de Marketing Direccionado - (vigarista)
Ø     Coordenador de Fluxos de Artigos - (receptador de objectos roubados)
Ø     Técnico Superior de Recolha de Artigos Pessoais - (carteirista)
Ø     Técnico de Redistribuição de Rendimentos - (ladrão)
Ø     Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados - (político

sexta-feira, maio 21, 2010

A beleza das coisas...


Em Dias de Luz Perfeita e Exacta
 
Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta,
Em que as cousas têm toda a realidade que podem ter,
Pergunto a mim próprio devagar
Por que sequer atribuo eu
Beleza às cousas.
Uma flor acaso tem beleza?
Tem beleza acaso um fruto?
Não: têm cor e forma
E existência apenas. 


A beleza é o nome de qualquer cousa que não existe
Que eu dou às cousas em troca do agrado que me dão.
Não significa nada.
Então por que digo eu das cousas: são belas?
Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver,
Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens
Perante as cousas,
Perante as cousas que simplesmente existem.
Que difícil ser próprio e não ver senão o visível!

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XXVI"
Heterónimo de Fernando Pessoa

quinta-feira, maio 20, 2010

Perante o medo de falhar, os alunos fazem de tudo para enfrentar o fracasso ...

Em qualquer escola há sempre aqueles alunos que nunca estão quietos. Levantam-se da cadeira, empurram os colegas, respondem aos professores, rabiscam os cadernos em vez de estarem atentos. Será que perderam o interesse pela escola? Será que gostariam de estar a brincar no recreio em vez de ficarem encafuados numa sala? Será que não gostam da matemática nem gostam de aprender a ler? Não é nada disso. "Boa parte das crianças mostra esse tipo de comportamentos porque é a sua forma de reagir ao medo que sente perante o fracasso", conta Paula Espada, professora da Escola Básica nº 3, em Sacavém, no concelho de Loures.

Paula Espada quis perceber os motivos que levam os miúdos da sua escola a serem irrequietos. E tão teimosa foi essa dúvida que acabou em tese de mestrado sob o título "Diferentes modos de sentir e de agir em contextos divergentes: (re)acções das crianças perante o fracasso". Durante um ano lectivo inteiro, a professora primária andou de sala em sala de aula a observar de perto 16 alunos do 1º ano e ainda outros 20 do 4º ano. Conversou com eles, ouviu as suas confissões e esteve atenta a todos os comportamentos que tiveram nas aulas.

No final do ano, descobriu que quando os miúdos estão desatentos, isso quer dizer, na maioria das vezes, que não perceberam a matéria e não conseguiram executar o exercício que a professora pediu. "Perante o medo de falhar, os alunos procuraram várias estratégias para evitar enfrentar aquilo que mais lhes custa: o fracasso." Nem todos reagiram da mesma maneira, diz a professora

Ler mais AQUI

Vamos lá a ver o que dizem @s noss@s professor@s

quarta-feira, maio 19, 2010

O caso da professora de MIrandela ....

 Osvaldo de Castro, presidente da comissão parlamentar de Direitos, Liberdades e Garantias, não tem dúvidas de que o afastamento de Bruna Real, "acusada" de ter posado nua para a Playboy, "é uma violação dos direitos fundamentais" da professora. "Estão a entrar no domínio da vida privada. Posar nua faz parte do acervo de liberdades que a professora tem e não colide em nada com o seu trabalho" e  afirma também que a expressão utilizada pela Câmara de Mirandela para o afastamento da professora - o "alarme social" - é manifestamente imprópria. "É uma expressão que é utilizada nos tribunais pelos juízes para manter alguém em prisão preventiva", diz. "A senhora entendeu por razões artísticas, pessoais, fazer fotografias eróticas. São os seus direitos mais profundos, relativos à vida privada, que estão em causa. A escola e a Câmara de Mirandela violaram os direitos da professora".

Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, considera a situação "complicada" e "incómoda no plano social", mas defende que "não pode ter este tipo de tratamento". "A situação não é cómoda. Mas foi logo crime e castigo e ponto final!"  e admite que se "no plano social cada um terá as suas opiniões" [sobre a opção da professora em fazer as fotografias], "no plano laboral, o afastamento não tem sentido - não é uma situação de indisciplina, nem de crime. A Câmara Municipal deveria ter abordado a situação com mais cuidado".

O Ministério da Educação colocou-se de fora desta guerra, uma vez que a contratação dos docentes das actividades de enriquecimento curricular compete às câmaras municipais. "A técnica em causa foi contratada pela autarquia para de-senvolver Actividades de Enriquecimento Curricular na escola. A situação está a ser devidamente gerida pela autarquia, que é a entidade responsável pelo vínculo contratual e que tem o poder hierárquico sobre a docente. A escola e o Ministério da Educação, obviamente, acompanham agora (como acompanham sempre) as situações que envolvem alunos".  

Mas João Dias da Silva, dirigente da FNE [Federação Nacional da Educação], tem outra versão dos factos vindos a público. Apesar de já terem sido várias as declarações de responsáveis da Câmara de Mirandela sobre o afastamento, João Dias da Silva afirma  que "as informações mais recentes" de que dispõe, obtidas através de dirigentes locais do sindicato, "é que foi a própria professora que tendo em consideração o mal--estar que teria sentido pediu à Câmara Municipal para ser colocada noutro serviço".

Para João Dias da Silva, na situação da transferência ter sido feita a pedido da própria professora, a FNE "não tem nada a opôr". Caso contrário, o dirigente afirma que "não pode haver mistura entre opções da vida privada e relações laborais". "Se tiver havido deslocação da pessoa sem ser a seu pedido, opomo-nos e achamos ilegal essa transferência".

Bruna Real, de 27 anos, começou na segunda-feira passada a trabalhar no arquivo da Câmara Municipal de Mirandela. Segundo revelava o JN, afirmou que só falaria à imprensa "após o município concluir o processo de averiguações que está em curso".

Eu estou de acordo com estas opiniões e penso que , neste caso , uma coisa nada tem a ver com a outra.
Qual a v/opinião ?

Foi de regalar a vista!


Parabéns à Organização!

terça-feira, maio 18, 2010

VII Encontro Colheita63 , em reportagem escrita


Viana do Castelo, dias 15 e 16 de Maio de 2010.

 Alguns dos “colheiteiros”  foram chegando de véspera. A maioria, chegou  Sábado, antes do almoço, para iniciar o programa, da responsabilidade do organizador e anfitrião, o “colheiteiro” João Mansilha, residente na região minhota, mais precisamente em Afife, bem perto de Viana do Castelo.

 Após o almoço, no hotel que nos serviu de “quartel general”, visitámos a fábrica de Louças da Meadela, unidade que foi criada para dar continuidade ao fabrico da louça regional de Viana - faianças e mais tarde porcelana pintada à mão, já nos anos sessenta, ( louça em grés fino – caulino, feldspato e argila) em cuja pintura ganhou destaque o ramo azul cobalto, bem característico da louça de Meadela.
Depois da visita, um passeio pelo centro histórico da cidade de Viana, uma belíssima “sala de visitas” ornamentada por riquíssimo conjunto de edifícios históricos e monumentais, plena de movimento, e  muito agitada pelo ambiente de feira festiva que por lá fervilhava! Não faltavam, também, as montras comerciais ostentando belas peças do artesanato e folclore locais!
No final da tarde, todo o grupo se organizou para, em cortejo automóvel, se dirigir ao restaurante, sito em Afife, onde se jantaria. Sim, porque estes convívios não dispensam locais de eleição para retemperar energias!Ia a refeição a meio, quando fomos agradavelmente surpreendidos, por um grupode 4 tocadores de acordeon, que simpaticamente nos deram mostra do riquíssimo repertório musical da sua terra, e, ainda, dum “atrevido” apontamento de como umas palavras brejeiras podem dar graça aos acordes musicais do folclore e etnografia minhota! A título de exemplo:

“Deixa-me dormir contigo,
Uma noite não é nada.
Eu entro ao por do Sol,
E saio de madrugada”

“Todo o moço ao pé da moça,
Abre a boca ou se espreguiça!
Ou já está farto da coisa,
Ou não tem força nas «pernas»”.

Com tanta animação alguns dos “colheiteiros” não resistiram. Saltaram da mesa, pularam e dançaram ao som dos acordeons.
Finda a festa regressámos ao hotel. O “grosso da coluna” foi descansar, enquanto um pequeno grupo ( 6 resistentes) ficava num recanto do hall do hotel junto ao bar, para em amena cavaqueira ir desfilando por alguns dos aspectos mais marcantes da actualidade ao jeito de “ tertúlia aberta” aos mais inquietantes problemas da nossa sociedade, entre muitos outros, e, galgando mesmo até aos percursos dos finais dos anos 70, tempos em que a maior parte dos jovens portugueses, protagonizou acontecimentos, para a maioria, não desejáveis, que consequentemente terminaram, na independência das ex-colónias portuguesas. As palavras são como as cerejas, uma e mais uma, e…que pena termos pensado que amanhã, digo, logo, é outro dia!
E, assim, terminámos aquele agradável convívio, mais ricos, talvez, ou pelo menos, melhor apetrechados e mais animados para, de manhã, subirmos ao monte de Sªta. Luzia e desfrutar da bela panorâmica que se oferecia aos nossos olhos e reconhecer quão pequenos somos perante a imensidão da natureza!
 Reconfortados com a beleza da paisagem dirigimo-nos ao restaurante “Açude”, em Ponte do Lima. Uma boa refeição num restaurante carismático da zona, bem enquadrado numa paisagem marginal ao Rio Lima. Estávamos quase de partida! Alguns, ainda passearam pelas margens do rio, enquanto outros se foram despedindo com a certeza de que, pelo menos, para o próximo ano, o VIII encontro estava marcado para Aveiro.
Esperamos que assim aconteça!

 Um abraço a todos e o meu muito obrigado.

Francisco Almeida

Para Perguntas Idiotas....... Respostas Idiotas!!!!

Fui à loja comprar veneno para ratos.
-Tem veneno para ratos?
-Sim! Vai levar?
-Não, vou trazer os ratos para comerem aqui!!!

 

Fui ao banco para trocar um cheque... O funcionário perguntou:
-Vai levar em dinheiro???
-Não!!!!! Dê-me antes em clips, borrachas, apara-lápis!!!

 

Estou abraçado a minha acompanhante e entramos num bar romântico.
-O empregado pergunta:
-Mesa para dois?
-Não, mesa para quatro, duas cadeiras são para apoiar os pés!

 
Depois, pego no talão de cheques e numa caneta. Então o empregado pergunta:
-Vai pagar com cheque?
-Não, vou fazer um poema nesta folhinha.

 

Entro no elevador de um prédio, no momento em que pára no
subsolo-garagem. Um senhor pergunta:
-Vai subir?

-Não, vou prós lados!!!!


Estou a fumar um cigarro. Um amigo pergunta:
-Ora, ora! Mas tu fumas?
-Não, eu gosto de bronzear os pulmões.


Quando voltei da margem do rio com um balde cheio de peixes o meu
amigo pergunta:

-Pescaste esses peixes todos?
-Não, estes são peixes suicidas que se afogaram no meu balde.


Estou no guichet do cinema. Uma senhora pergunta-me:
-Quer um bilhete?
-Não, eu meti-me na fila só para ver onde isto ia dar...

 

Quando a gente leva um aparelho electrónico para a manutenção e o técnico
pergunta:
- Tá com defeito ?
- Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu trouxe-o para passear.

 

Quando te acabas de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta:
- Acordaste?
- Não. Sou sonâmbulo!

O teu amigo liga para a tua casa e pergunta:
- Onde estás ?
- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá! 

 
  E a melhor de todas:
-Cortaste o cabelo?
-Não, tirei pra lavar!!!

domingo, maio 16, 2010

Terminou o VII Encontro Colheita63

Colheiteiros63 presentes
COlheiteirosc63 mais cônjuges
Para os Organizadores um grande abraço de parabéns , estava tudo 5 estrêlas.

O VIII já começou , vai realizar-se em Aveiro nos dias 21 e 22 de Maio de 2010.

Nos próximos dias sairá nova reportagem fotográfica.

sábado, maio 15, 2010

VII Encontro Colheita63 ...I



Com grande surpresa minha , quando hoje cheguei ao Hotel , já lá estavam alguns Colheiteiros63 . Gostei e depois fomos até Vila Praia de Âncora comemorar .

sexta-feira, maio 14, 2010

7º Encontro Colheita63 em Viana do Castelo

È já amanhã que se inicia o Encontro da Colheita63 em Viana do Castelo , organizado pelo Mansilha , que nos apresentou um programa cheio de interesse .
Vamos estar juntos dois dias , e como tem sido habitual lá iremos ao fundo baú buscar as velhas recordações e muitas histórias passadas  virão à luz do dia. Falei há dias com o Mansilha que me informou na grande adesão ao mesmo , prevê-se um record , o que nos vai permitir rever amig@s que não vemos tão frequentemente.
Eu vou já no 3º encontro este mês e ainda falta outro e para não faltar vou já hoje para lá  esperando que outros já lá estejam.
Até Viana , grandes Amigos .

quinta-feira, maio 13, 2010

13 de Maio de 1968 ...

Este dia foi um dos mais felizes da minha vida e é obrigatório recordá-lo sempre. Faz hoje 42 anos que regressei salvo e "são?!?!" da guerra em Angola. Bendito Dia....

— Liberdade, que estais no céu...
Rezava o padre-nosso que sabia,
A pedir-te, humildemente,
O pio de cada dia.
Mas a tua bondade omnipotente
Nem me ouvia.

— Liberdade, que estais na terra...
E a minha voz crescia
De emoção.
Mas um silêncio triste sepultava
A fé que ressumava
Da oração.

Até que um dia, corajosamente,
Olhei noutro sentido, e pude, deslumbrado,
Saborear, enfim,
O pão da minha fome.
— Liberdade, que estais em mim,
Santificado seja o vosso nome.

Miguel Torga, in 'Diário XII'

quarta-feira, maio 12, 2010

Fantástico ....Já não são precisos homens ....

Qualquer cadeira serve .

A nova "brigada do reumático"!

A brigada das finanças

As prestigiosas figuras dos ex-ministros das Finanças dos últimos trinta anos (só faltou Sousa Franco, por razões conhecidas) foram encontrar-se com um colega, que agora ocupa transitoriamente um posto mais elevado. Foi um encontro de colegas e amigos, a que se deslocaram mesmo com algum sacrifício, pois não conseguiram esconder alguma dificuldade de locomoção devido ao reumático, como o perspicaz Vasco Lourenço logo notou (ele é especialista nesse diagnóstico).
Ponho-me a pensar quanto valerão eses senhores em termos de pensões de reformas (duas, três ou mesmo quatro por cabeça) ou de salários (os dos muito poucos que ainda têm o incómodo de trabalhar). Deve ser um número bem pesado para a nação!
Que autoridade têm eles, que nos governaram nestes trinta anos e que agora usufruem as suas douradas reformas, para dar lições?

in Sine Die

SEM COMENTÁRIOS!

Por razões óbvias não vou comentar esta situação insólita!
Ou melhor, digo só isto: CAMPANHA ELEITORAL!

Nota - falta o cão e a mulher a dias!

terça-feira, maio 11, 2010

Moderação de comentários ...

A pedido de várias famílias que se têm vindo a queixar que os comentários não entram , resolvi voltar à 1ª forma e tornar mais fácil a sua inserção.
Espero que os malditos spam's não apareçam , senão temos que voltar mais á uma vez ás restrições.

Agora que já sei quem és "Urze dos Montes " , daqui te mando um grande abraço , fazendo ardentes votos que apareças mais vezes. Obrigado pela tua participação passada e futura.

A visita do Papa e a tolerância de ponto ....


Até aos meus 60 anos fui católico , no sentido lato da palavra , pois  os meus Pais assim   quiseram e fizeram com que eu tivesse todos os sacramentos necessários para o efeito  ( batizado , 1ª comunhão , crisma ). No entanto , desde muita tenra idade nunca senti grande aptidão para a prática católica , que depois se foi degradando ao longo da vida com vivência da mesma e os exemplos a que fui assistindo . Quase nunca fui à missa , a não ser em condições especiais e às vezes levado pelos meus grandes Amigos IFFT e DG . Nunca me senti lá mal , mas também , nem bem .
Aos 60 anos , por factos ocorridos na minha vida, virei agnóstico ,o que por imperativo de consciência já deveria ter feito há muito mais tempo , pois sempre fui um mau católico. Isto é uma declaração de interesses para a opinião que em baixo vou tentar  transmitir .

Nos dois últimos fins de semana , por motivos especiais , fui  à missa , sendo o último em Fátima para um convívio de antigos combatentes  do meu Batalhão .  Fiquei impressionado com o fervor daquela multidão e o grande espírito de sacrifício com que algumas pessoas cumprem as suas promessas , quer junto à capela das aparições quer nas estradas , já com muita gente em peregrinação ao Santuário .

Isto para não falar dos casamentos e das procissões feitas por todo o Portugal em que a maioria das pessoas cumpre todo o ritual . 


Também nunca esquecerei o exemplo da minha Mãe . Perto da nossa casa em Bragança , aí a uns 200 metros , logo a seguir à polícia e no caminho para a Escola de S. Sebastião  , havia e há uma pequena capela  , capela de S. Sebastião , onde a minha Mãe , com grandes dificuldades de locomação , se deslocava  a pé todos os dias , enquanto eu estive na guerra , a rezar  que o seu filho voltasse são e salvo .


O estado tem obrigação de respeitar estas pessoas .

Tenho lido e ouvido em tudo o que é sítio , muitos iluminados insurgirem-se contra a tolerância de ponto dada pelo estado a quem quiser e desejar ver o Papa . Pois eu sou totalmente a favor e até acho que é dever do mesmo fazer isso  , porque assim respeita a grande maioria da população portuguesa católica e mais ou menos católica que pensa e sente o mundo de maneira diferente dos restantes. , os ateus , mais ou menos ateus , agnósticos ou mais menos agnósticos .

segunda-feira, maio 10, 2010

Bug no cérebo ...4

Fixa os teus olhos no texto abaixo e deixa que a tua  mente leia corretamente o que está escrito. 

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!
P4R4BÉN5!
Gostaste ? Leste bem ?

SLB: uma nação espalhada pelo mundo!


domingo, maio 09, 2010

SLB Campeão!

CAMPEÃO!
Parabéns a todos os clubes que deram o seu melhor!

Dia D .... é hoje caraças .

Que vai ser o campeão ? Para mim , Benfica ...sempre

Bug no cérebro ...3

3º TESTE: Sou Diferente? Faça o teste.


Alguma vez já se perguntaram se somos mesmo diferentes ou se pensamos a mesma coisa? Façam este exercício de reflexão e encontrem a resposta !!!!!!!!
Siga as instruções e responda as perguntas uma de cada vez MENTALMENTE e tão rápido quanto possível mas não siga adiante antes de ter respondido a anterior.
E se surpreendam com a resposta!!!

Agora, responda uma de cada vez:

Quanto é:
15+6  ....21...

3+56...59...
89+2...91...
12+53.......65...
75+26...101...
25+52....77...
63+32...95....

Sim, os cálculos mentais são difíceis mas agora vem o verdadeiro teste.
Seja persistente e siga adiante. 


123+5 .128....
 

RÁPIDO !!!!!! PENSE NUMA FERRAMENTA E NUMA COR  !!!!!!
.......
E siga adiante... 

.......
Mais um pouco...
........
Um pouco mais...

..Pensou em um martelo vermelho, não é verdade ???????? Se não, você faz parte de 2% da população que é suficientemente diferente para pensar em outra coisa.
98% da população responde martelo vermelho quando resolve este exercício.
Seja qual for a explicação para isso, mandem para seus amigos para que vejam se são normais ou não !!!!!!!

Sobre a vírgula ....

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Detalhes Adicionais:
COLOCA UMA VÍRGULA NA SEGUINTE FRASE:


SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

Diz-me onde a puseste e dir-te-ei se és homem ou mulher ....

sábado, maio 08, 2010

Bug no cérebro ...2

2º TESTE:

Rápido e impressionante: conte, quantas letras 'F' tem no texto abaixo sem usar o rato:


FINISHED FILES ARE THE RESULT OF YEARS OF SCIENTIF- IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS

Contou? Somente leia abaixo depois de ter contado os 'F'.


OK?

quantos ??? 3 ??? Talvez 4 ???

.. ...


Errado, são 6 (seis)  -  não é piada !!!! Volte para cima e leia mais uma vez !!!!!! A explicação está mais abaixo !!!! 



O cérebro não consegue processar a palavra 'OF'.

Loucura, não?
Quem conta todos os 6 'F' na primeira vez é um 'gênio', 3 é normal, 4 é mais raro, 5 mais ainda, e 6 quase ninguém. 
 
Experimentai , Aguardo os v/resultados ....

Mais uma palhaçada!

Para melhorar a nossa auto-estima!

A Associação Internacional da Imprensa Desportiva elegeu José Mourinho como o melhor técnico do mundo. Atrás do português ficaram figuras como Alex Ferguson, Guus Hiddink, Fabio Capello ou Marcello Lippi.

Mourinho, que recolheu 36 por cento dos votos, deixou os rivais a uma distância confortável, já que o segundo classificado – o técnico do Man. United – não conseguiu mais de 20 por cento de preferências.

Na eleição participaram 200 profissionais da imprensa desportiva, de 96 países diferentes.

in A Bola

sexta-feira, maio 07, 2010

Bug no cérebro , não acreditas ? Experimenta ...

1º TESTE:

Foi descoberto que o nosso cérebro tem um Bug. Aqui vai um pequeno exercício de cálculo mental !!!! Este cálculo deve fazer-se mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora nem papel e caneta!!! Sê honesto... faz cálculos mentais  apenas ...

Tens 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais 1000. Acrescenta mais 30 e novamente 1000. Acrescenta 20.. Acrescenta 1000 e ainda 10. Qual é total?
  

O teu resultado = 5000
 
 
 


A resposta certa é 4100 !!!!

Se não acreditas, verifica com a calculadora. O que acontece é que a sequência decimal confunde o nosso cérebro, que salta naturalmente para a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas).

Interessante , não é ? Dai-nos conta da v/experiência

Paulo Quintela IV





































Este é o último escrito da Tia do nosso B.V. sobre o asssunto. O nosso muito obrigado e ficamos à espera de mais temas interessantes.

Reflexão!

A POLITICA é uma actividade nobre.
A maioria dos políticos, cá e em todo o mundo, estão impregnados de grande canalhice e defendem interesses inconfessáveis.

União Europeia

A União Europeia é, no mínimo, surpreendente.
Salva bancos com a maior facilidade e tem relutância em ajudar países (Grécia).
Dirão que não querem premiar a má gestão grega!
E a má gestão bancária não foi rapidamente premiada?

Por outro lado, Ângela Merkel, que tanto dificultou o apoio à Grécia, propôs, e bem, uma Agência de Rating Europeia, não dependente dos especuladores e uma regulação apertada da especulação financeira!

A União Europeia, se não passa de união económica a união política, implode!

Meninas, cuidado!

Americana garante ter engravidado a ver um filme porno em 3D



Depois de um ano numa base militar no Iraque, Erick Jhonson chegou a casa e teve a surpresa da sua vida: a mulher, Jennifer Stweart, deu à luz um bebé durante a sua ausência. Mas o insólito não termina aqui. O casal de raça branca deu à luz um bebé negro. Mas Jennifer rapidamente encontrou uma explicação para o sucedido. A mulher de 38 anos garantiu ao marido que a criança foi concebida enquanto assistia a um filme pornográfico em três dimensões.

“Não vejo porque desconfiar dela. Os filmes em 3D são muito reais. Com a tecnologia de hoje tudo é possível”, disse Erick, que assumiu a criança.
Jennifer explicou que foi ver um filme porno em 3D com as amigas. “Um mês depois de ver o filme comecei a sentir enjoos e o resultado está aí. Vou processar o cinema e os produtores”, afirmou. “Ainda bem que o meu marido acredita em mim e sabe que eu sou fiel”, acrescentou.

Nota - custa-me a crer que engravidasse a ver um filme porno em 3D, ainda se fosse um ET!