A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, junho 17, 2010

Cogumelos ....

Ansiava a publicação deste livro. Sabia que estava pronto até que há dias recebi uma mensagem no telemóvel apenas com o seguinte: “Habemos libro”. Fiquei contente por ser de quem vinha e contente também por ter mais um bom livro fora da época natalícia.
De autoria partilhada, e conhecendo o rigor que a autora emprega nos seus trabalhos sabemos que o co-autor terá a mesma categoria dada a exigência a que a Maria de Lourdes nos habituou. J. L. Baptista-Ferreira é um reputado especialista na área da micologia.
O livro entusiasma os curiosos da Natureza, os especificamente amantes dos cogumelos e aqueles que se querem esclarecer melhor e melhorar a sua aprendizagem em relação aos produtos que utilizam na cozinha. Isto porque o livro é escrito numa linguagem plural que serve a esses grupos.
No primeiro capítulo “Conhecer os Cogumelos” encontrará um texto sobre o fascinante mundo dos cogumelos, o que são os cogumelos, os cogumelos na História da Alimentação, os nomes dos cogumelos, como identificar um cogumelo, e, muito importante, como evitar confusões desastrosas com cogumelos tóxicos. Depois um capítulo sobre “Os Cogumelos na Gastronomia” onde poderá ler sobre o cogumelo como alimento, o valor nutritivo dos cogumelos, a preparação dos cogumelos e a conservação dos cogumelos. No terceiro capítulo a identificação de “Cogumelos Silvestres Comestíveis” com as diferentes espécies, forma de cozinhar e conservar, e depois “Cogumelos de Cultura”. No capítulo seguinte uma variada colecção de receitas com cogumelos. E para terminar umas muito úteis tabelas coma correspondência entre nomes científicos e nomes vulgares em sete línguas.
Excelente fotografia de Vasco Lourenço Pereira. Livro obrigatório.

PARABÉNS.

© Virgílio Nogueiro Gomes
Actualizado em Quarta, 16 Junho 2010 13:31 

---------
Virgílio Gomes é um AALB , entrando para o liceu em 1959 . É neto do Sr. José Maria Gomes ( já falecido ) e residia na avenida da Estação .
Consultai:  http://www.virgiliogomes.com/livros/261-cogumelos-do-campo-ate-a-mesa

1 comentário:

Anónimo disse...

Para nós era o Gilinho,lembram-se? Serei incapaz de o reconhecer mas era um miúdo da minha vizinhança. Continua bonito? Por certo que sim. Sobre cogumelos, tudo, desde que já no prato, prontos a comer. É comparável a chocolate, para mim. Começando a comer é muito difícil parar. Onde se poderá encontrar tal livro? Há-de ser bem interessante.
Bom apetite
Fbbc