A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Dia de Reis

Nos tempos da nossa meninice, quem de nós não passou a noite de ontem ou o dia de hoje, a cantar os Reis, sem receio do frio e da chuva e apenas na esperança de no fim da "festa" ter o saco com uns doces, uns rebuçados ou uns tostões?
Era uma tradição que fazia parte da quadra festiva e que todos praticavam.
Consoante as idades e amizades, juntavam-se os grupos que percorriam as ruas das povoações, parando junto às portas das casas a quem queriam desejar Boas Festas, cantando as quadras alusivas que vinham do tempo dos nossos avós.
Conhecíamos bem as casas onde teríamos sorte e aquelas onde poderíamos estar a noite inteira a debitar cantares, que nem sequer se dignavam dar pela nossa presença, sendo estas , no entanto, obsequiadas com uma quadra especial, à despedida.
Contudo, não esmoreciamos e, na casa seguinte, cantávamos com mais entusiasmo!
De uma forma geral, as quadras dos Reis que cantávamos diziam, mais ou menos, o seguinte:

Quem diremos nós que viva,
Ora viva, viva quem?
Vivam os senhores desta casa
E mais quem lhes quiser bem.

'Inda agora aqui chegámos,
E não queremos ficar mal:
Vivam os senhores e os filhos.
Vivam todos em geral.

Se nos querem dar os Reis,
Não estejam a demorar:
Somos peregrinos de longe,
Temos muito para andar!...

Um bom dia de Reis para todos são os meus votos.



3 comentários:

Anónimo disse...

Eu cantei alguns, que prazer,que alegria !!
C.

Anónimo disse...

Era isto mesmo!!
abraço
gb

mc disse...

E está a chegar ao fim mais um Dia de Reis. De tantos anos volvidos, lembro, pelos meus 8 ou 9 anos, um grupo constituído por um cantor e um tocador de saxofone, que me deixaram um sentimento de fim-de-festa e uma nostalgia por um bem que ia terminar, como se não houvesse mais futuro para novos cantos natalícios.E têm sido tantos e tão variados, como uma colcha de retalhos mas em que vão ficando abertos alguns pedaços.Que os Reis nos tragam um bom ano .