A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, abril 04, 2007

Especialmente para a minha amiga Gélica

Soube pelo Manuel, que acaba de dar uma vista de olhos pelo nosso blog, que fizeste anos há poucos dias. Muitos parabéns; também nasceste na Primavera! Sei, pelo que me disseste um dia, que a tua mãe casou por volta dos quinze anos de idade; e que alegria que ela teria tido quando nasceste (não quer dizer obviamente que ela tivesse precisamente essa idade) na altura de as flores rebentarem e de as árvores começarem a estar verdinhas! Era também uma flor que nasceu e que se tornou numa menina esperta, sóbria mas acutilante. Conserva-te assim por muitos e muitos anos.


A gravura que faço acompanhar é não é própria da Páscoa. Parece Páscoa porque era costume no nosso tempo de adolescência as procissões, por altura da Semana Santa. É uma pintura de Amadeo de Souza-Cardoso, de 1913, sobre uma procissão em Amarante. Mas nós somos muito, muito mais novinhas. Lembras-te da visita pascal? Das amêndoas com licor por dentro? e do jogo do cântaro no Domingo ou Segunda de Páscoa?

Um grande beijo de parabéns e uma boa Páscoa para todos.

Lena Q

7 comentários:

Anónimo disse...

Oh,Lena, que saudade da Páscoa com o sol a querer aquecer e sobretudo o jogo do cântaro de barro, as amêndoas de recheio(tão saborosas e atrevidas no sabor), a visita na noite de 5ª-feira às decoraçãoes das igrejas por toda a cidade estendendo-se até S.Francisco, os velhos do asilo que participavam no lava-pés de 5º-feira, os altares recobertos de panos roxos, e a procissão de sexta-feira e durante
anos o Bartolomeu e eu fomos companheiros de romagem no sobe e desce pelas ruas de Bragança , no pára e anda próprio do ritmo duma procissão, especialmente com tanta criança figurante.
Boa Páscoa para todos vós,um abraço , M. C.

Anónimo disse...

Está tudo mudado em relação ao nosso tempo.Não vale estarmos a apresentar argumentos,pois está bem
visível que tudo mudou na nossa sociedade.Só em me recordar da cerimónia do lava -pés 5ª.feira
Santa.A Escola Cantorum-não sei se é
assim que se escreve- do nosso Seminário,metia "respeito" não tivesse á sua frente um grande homem e com vastos conhecimentos de
música - Dr. Mário Braz ,já falecido.
A procissão de 6ª. feira Santa era
encarada,assim me parece com outro
respeito e a própria participação,como diz e muito bem
o Manuel ,parece que era encarada
com se estivessemos a viver o acto.
Uma boa páscoa para todos.
Cuidado com o folar.
Bartolomeu

Anónimo disse...

Olá Lena, Gostei muito de relembrar na tua descrição as Páscoas da nossa meninice e adolescência. Que saudades do jogo do cântaro nos passeios largos da Rua 5 de Outubro! Hoje, está tudo bem diferente, mas ainda nos resta o saboroso folar transmontano.
A todos os Colheiteiros e Colheiteiras desejo uma Páscoa Feliz e para ti, amiga Lena, vai um xi-coração amigo.

Lena Pires

Anónimo disse...

Como é bom ter amigos que até nos conseguem convencer, por instantes, que somos alguém !!!!
Lena, fiquei tão "babada" que tive que limpar o cantito do olho...

Um grande beijo para ti.espero rever-te em Tomar.
Gélica

H.B. disse...

Ausente por uns dias , socorro-me do computador de alguns amigos para dizer presente.Lena , como sempre adorei o teu aparecimento .
Quanto ao período pascal , a não ser o folar e o jogo do cântaro (pena ter-se perdido esta tradição)não me deixa boas recordações, por causa do frete que apanhava nas procisões que duravam horas, antes e durante. lembro-me de 1 vez que tirei a cruzada e fugi. Depois vi-me grego para aturar o Padre Miguel.

Anónimo disse...

Pessoalmente aprecio muito Arte. Sei muito pouco, contudo gosto de observar e percepcionar transversalmente a mensagem das diversas obras artísticas. Visto que esta pintura é de Amadeo de Souza-Cardoso, penso que esta terá estado exposta na Gulbenkein(?) aquando da exposição sobre o pintor português, que por acaso a visitei.
Folgo muito em ver neste blogue a apresentação de grandes obras da nossa História artística.
Tenho a certeza que nenhum colheteiro cuspiu ao contrário do que se sucedeu na década de 10, quando numa exposição de Amadeo, no Porto, um burguês da maior pequenez lusitana cuspiu para um das pinturas modernistas.

Parabéns.

Anónimo disse...

Pois para celebrar estas coisas da Pascoa, la estive em Talhas (terra do meu cara-metade) uns dias.
Fiquei contente por ter visto a Gelica.
Ver-nos-emos em Tomar.

Zelia