A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, abril 05, 2007

Histórias ( verdadeiras ) da Páscoa


Como sabeis o padre e toda a sua comitiva efectuava a visita Pascal a todas as casas da paróquia ( lembro-me que costumava fazer parte dessa comitiva o n/colheiteiro Chico Almeida e seu Pai ) para recolher o Folar( leia-se côngrua, mais própriamente dinheiro ). Os meus vizinhos costumavam ir para n/casa para também receberem o padre e o meu Pai , brincalhão como era e para se armar em importante , resolveu colocar no prato para o padre, uma nota 1.000 escudos, sempre com a intenção de a retirar à sua aproximação . Porém , distraiu-se e foi já sobre o risco que a conseguiu tirar ,ficou branco como a cal da parede ....
Com coisas sérias não se brinca , já dizia o outro .

3 comentários:

Anónimo disse...

Se te parece Helder.
Uma nota de l.ooo escudos naquele
tempo... e o padre era capaz de a levar.
Agora mandam seminaritas a cruz e
os rapazes que recolhem o dinheiro.
Tudo de bom se vai perdendo.Enfim..
Bartolomeu
Ontem o jogo esteve renhido.Acabou
com um resulado menos mau.

Anónimo disse...

Este flagrante da vida real fez-me sorrir! Uma nota de 1000 escudos naquela altura era de certeza uma quantia avultada que, felizmente para o Pai do Hélder, foi resgatada "in extremis". Tenho apreciado muito tudo o que tem sido relembrado da Páscoa da nossa juventude. Para todos vão os meus votos de uma Páscoa Feliz.

Lena Pires

Anónimo disse...

Helder,
Lembro-me perfeitamente de o meu pai ter contado este episodio.
Bons tempos em que ainda estavamos todos.

Zelia