A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, abril 25, 2007

O 25 de Abril cumpriu-se, sim senhor!

Passam hoje 33 anos desta data tão polémica e, tão fundamental e decisiva, para a vida de todos os portugueses. Polémica, porque ainda hoje, existem pessoas e organizações que têm ideias absolutamente contraditórias sobre a sua bondade. Fundamental e decisiva para a nossa vida, porque depois daquele dia nada continuou igual ao que havia sido até então. Para melhor? Para pior? Cada qual tem a sua ideia formada, mas o que ninguém tem dúvidas é que houve uma acentuada aceleração na forma de viver e no relacionamento com os nossos semelhantes.
Ainda hoje há quem proclame, "alto e bom som", que o 25 de Abril não se cumpriu.
No que se refere a este tema não tenho dúvidas que o mesmo se cumpriu, integralmente, face á ideia inicial que norteou o "Movimento dos Capitães" e que se traduzia no cumprimento dos 3 Dês! D-escolonização, D-emocracia e D-esenvolvimento!
Inicialmente , por questões essencialmente corporativas, mas volvido algum tempo, com o conhecimento da força de que dispunhamos, jovens capitães como eu, na altura tinha 26 anos, enfrentámos o Governo de então, com a finalidade de lhe pôr termo e avançar dedididamente para a concretização de tudo o que envolvia a implementação dos ditos 3D, no nosso país !
Se ainda existem vozes que proclamem que tal não se verificou, foi porque tudo fizeram para se apoderar dos ideais dos Capitães e os desvirtuaram.
Quem tem dúvidas sobre termos procedido a uma Descolonização, que vivemos, desde então, numa Democracia e que o grau de Desenvolvimento, que se registou entre nós, é deveras apreciável ?
É por isso que não tenho dúvidas em afirmar que o 25 de Abril se cumpriu e, felizmente, em MUITO BOA HORA !

8 comentários:

H.B. disse...

Nunca me enganaste , é assim mesmo , quando é preciso não podemos hesitar , temos que dizer o que o n/coração pensa.
Adorei este teu artigo .
Um grande abraço

Anónimo disse...

Isaias.O regime deposto em 25 de Abril de 1974,encontrava-se tão
desgastado , envelhecido e antiquado,que a revolução já não se
poderia adiar muito mais tempo.
Tinha chegado a hora dedemocratizar
o regime e caminhar ao lado dos
Paises desenvolvidos da Europa.
Assim aconteceu, mas o 26 de Aril
foi outra história.
(Toda a rosa tem espinhos)
Valeu fazer a revolução?
Concerteza que sim.
OLD

Anónimo disse...

Isaías!
Vou guardar o teu texto como exemplo de documento-súmula dum dia
maior que todas as suas partes constitutivas.Felicito-te por teres posto com tanta simplicidade e tanta
verdade o que muitos se esforçam por
impingir, justificar ou esconder com lucubrações fantasistas e rebuscadas.Parabéns.Um abraço.

Anónimo disse...

Na verdade nós os Capitães de Abril cumprimos!Mas a nossa classe dirigente nem por sombras!Como dizia o saudoso Zeca Afonso...Abril abriu muitas portas mas deixou vários becos...mais ou menos isto...e como sabéis os becos não têm saída!

Anónimo disse...

Dos 3Ds apenas o "Desenvolvimento" é que não foiu cumprido na sua plenitude. Mais de resto concordo plenamente.

Um abraço!

Anónimo disse...

Caro Afonso.
Desenvolver é intemporal e só acaba quando o homem quizer !
Com um abraço do Isaías.

Anónimo disse...

Victor. Gostei dos teus comemtários
Nota-se que vives o momento histórico,como se fosse hoje.
Tu,o Maia e muitos outros fizeram
o 25 de Abril.
Outros..envolveram-se no "26 Abril"
E pronto.
Bartolomeu

Anónimo disse...

Querido Amigo Bartolomeu:Obrigado pelo simpático comentário !Quando um dia nos juntarmos de novo poderei talvez explicar-te melhor como foram possíveis certas actuações do 26 de Abril.Não é segredo nenhum que uma determinada força política,bem organizada, tomou praticamente conta de tudo...apenas legitimada com escassos 9 ou 10% de votos nas urnas e que obrigou depois a fazer-se o 25 de Novembro com grandes traumas para muita gente!De qq forma os militares regressaram a quartéis há pelo menos 25 anos e como sabes o nosso país continua na cauda da Europa!De quem é a culpa?Não me digam que é dos militares...