A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, abril 15, 2007

Homenagem aos meus Profesores ....

Já aqui vos contei algumas peripécias que aconteceram no meu percurso liceal . Hoje é mais uma , se calhar a última ...

Era norma do meu estudo chegar ao 3º período de cada ano (com excepção do 7º) praticamente passado, bastando apenas acompanhar a matéria.

Só não aconteceu no 7º ano em que cheguei chumbado a Física e Matemática, e portanto além de pouco saber, de química, aritmética racional e trigonometria, népia, nicles, não sabia nada.

Foi nestas condições que fui à oral na 2ª época a Matemática, sendo o examinador o Dr. Chico Faria. Tinha sido meu professor do 1º ao 5º ano, sabia que eu não sabia nada nem de trigonometria nem de aritmética racional, mas sabia também quem eu era, que tinha conhecimentos de álgebra suficientes para passar e portanto fez-me uma prova oral humanista.

De aritmética racional nem falar, de trigonometria desenhou um círculo trigonométrico no quadro e perguntou-me: isto é um círculo trigonométrico? É disse eu. A seguir traçou uma linha e disse: isto é uma tangente? É disse eu …Depois desenhou outra linha e disse: isto é uma co-secante? É disse eu …Muito bem disse ele, vamos agora para a álgebra …e passei com dez . Bendito professor Dr. Chico Faria ….


Olha se eu fosse hoje 1º ministro, estava lixado ....

11 comentários:

Anónimo disse...

Helder, com um exame tão brilhante e com tanta resposta certa, se fosse hoje recebias, no mínímo, o diploma de licenciado em matemática!!!

Anónimo disse...

Esse sistema que o DR. Faria usava
de fazer a pergunta e dar a resposta , sei que houve alunos e alunas que sairam prejudicados ,pois o homem fazia
a pergunta e dava a resposta e não
deixava falar.
Fora isto foi um grande homem ,um grande professor, um grande amigo e
teve uma particularidade interessante.Para ele a idade não
contava. Reformou-se e era ele que
abria os bailes no centro,mas com
muita classe.Eu presenciei.
OLD

Anónimo disse...

Tenho muitas,boas e variadas recordações do Dr. Francisco Faria
como meu professor e também como amigo da família.
Mas de alguém que é referido nesta página do Blog, ele perguntou no nosso 3º ano:"Que faria o Faria se não fosse o Faria"? A quem acertar, o Helder dará um bolo(?!).

Anónimo disse...

Maunuel . Não teria sido o
Fernando Faria Pires? que ontem
recebeu um prémio oferta do Helder,
pela ajuda que nos prestou na identificação de um "tarzan".
Quanto ao Dr. Zé Dias,pois será ele mas...
Um abraço Bartolomeu
Do DR. Francisco Faria ainda te lembras das lições sobre poliedros? Ficamos a saber.

Anónimo disse...

Bartolomeu:Vai pedir o doce ao Helder.Não me lembro dos poliedros,só do 1ºsumário de cada ano e aquela história da consciência que é una e inflexível!Quanto ao Dr. Zé Dias, é ele mesmo.Ainda há muita gente para identificar.

Anónimo disse...

Manuel. O sumário não seria este:
Conselhos aos alunos sobre pontualidade, assiduidade e disciplina.
Vamos lá ver se o Helder me oferece o BOLO.
Continuamos " A BATALHA" de identificar gente da foto.
Bartolomeu

Anónimo disse...

É esse mesmo.Mas começa com Apresentação. E não mereces um bolo, mereces um "carriolico deis"!

Anónimo disse...

Tambem lembro com saudade o Dr Faria.
Lembro-me de que iamos nos começar os ensaios das danças para o 1º de Dezembro e como a ensaiadora nao tinha chegadoainda, estavamos a aproveitar o tempo com a Bla a tocar acordeao e nos a dançar. De repente aparece ele, ficamos todos a rasca a pensar que nos iria dar um raspanete, mas nao, disse para continuarmos que se nao dançássemos
ali iriamos para outros menos recomendaveis

Zelia

Anónimo disse...

Zélia. A propósito de dança, há uma
fotografia de um baile no ginásio.
em que estás muito bem.
Estive há um ano com ela e outras.
Guardei-as de tal modo para não perder o tino, mas aonde estarão?
Vou continuar a procurar.
Era um lote de fot. do Liceu, Mafra
e escutismo só interesse pessoal.
Aguadar.
Batolomeu

Anónimo disse...

Velho,

Pois tenta lembrar-te aonde as puseste, pois gostava de ver.

Zelia

Anónimo disse...

Boa Zélia , lembro-me bem disso ..
Um abraço
HB