domingo, setembro 30, 2007
Passeio Virtual - 1
M.C. disse...
Fui a Pagan,que foi capital do reino do Pegu no séc XI e hoje é conhecida como a terra dos mil templos.
Fui a Pagan,que foi capital do reino do Pegu no séc XI e hoje é conhecida como a terra dos mil templos.
Há uns vinte e três ou 24 anos estive lá , já a Birmânia era coisa de ditadores militares, Ne Win na altura , um país que se chamava União Socialista de Birmânia e em que o partido comunista era proibido.
Só era permitido ficar sete dias e à entrada tínhamos que preencher um lençol com os pertences e outro com as divisas estrangeiras que levávamos, sendo obrigatório o registo de todas as despesas em moeda estrangeira de que se encarregavam os hotéis e similares.
Escusado será dizer que o mercado negro de moeda era intenso e os cigarros americanos,especialmente, eram moeda forte.Uma Bic seria uma prenda que faria feliz qualquer pessoa. As pessoas nas ruas eram simpáticas e já nessa altura não perdiam nenhuma ocasião de falarem com estrangeiros .
"What country? What country?" E depois de referir os países nossos vizinhos, vinha a exclamaçãode surpresa: AH!, Portugui!" Se o interesse deles era conseguir dólares, preguntavam:"Change money? Change money?" Mas aí tinha que ser-se cauteloso quer por ser proibido, quer para não se ser enganado.
Naqueles 7 dias visitei 4 cidades viajando sempre de avião, e ora encontrávamos ora perdíamos pessoas que encontráramos à chegada no aeroporto.Aung Saan Suu Kyi ,na altura, era uma ilustre desconhecida em Inglaterra onde casara com um professor universitário de quem tinha dois filhos, depois de ter trabalhado vários anos nas Nações Unidas.Depois de volvidos todos estes anos e tendo já passado os episódios de 1988/90, é doloroso ver como a parte armada do país consegue manter-se no poder. E só há uma explicação : o desinteresse dos vizinhos e do mundo em geral pelos crimes internos de um país,que não são assumidos como vergonhosos para a própria humanidade; e em simultâneo os interesses económicos, financeiros,estratégicos e o que se quiser dos países que compram e vendem os mais variados produtos.
E é verdade que a Birmânia tem problemas étnicos não resolvidos,em especial o dos kahren e o dos Saan, que de forma e em grau diferentes aspiram à sua separação do país em que estão integrados. Voltando a Pagan, que no vídeo é referida como Bagan,passei lá dois dias a ver uma parte das dezenas e dezenas de templos ou restos de templos que ilustraram a magnificência da cultura e do poder do reino de Pegu .
Nesses dias andámos de carroça puxada por cavalo( no 2º dia veio o Speedy Gonzalez, porque nos queixámos que era tudo muito lento!!!) e a cidade era pouco mais que uma pequena aldeia - com um hotel muito bom,outro que tinha ficado com as obras a meio e umas pensões - sobre um rio opulento - o Irra Waddy, se a memória não me falha!A Junta Militar mudou o nome do país para Myanmar.Ora , em chinês o nome do país é Mintin.
Há-de haver uma razão linguística longínqua para esssa mudança, mas ela sofre do pecado capital da sua origem ditatorio-militar uma vez que está associada à repressão após os resultados eleitorais e às mortes, 3 mil, a que deu origem.E que dizer do espectáculo grandioso de milhares de monges pelas ruas de Rangoon e de Mandalay, a antiga capital real, em substituição do sofrimento do povo e que têm encabeçado as notícias internacionais há oito dias?Andava há dias com vontade de vos transmitir o que sei da Birmânia e só podia mesmo agarrar a oportunidade que o Helder me forneceu.
A Birmânia merece de todos nós um pensamento de compreensão, solidariedade e força para retomar o seu caminho de liberdade e progresso social a que tem direito.
Bendito Passeio virtual , que tal comentário mereceu do nosso M.C
Passeio Virtual
Nesta tarde cinzenta, chuvosa e triste , mas por belíssimos locais e melhor música. Espero que alguns destes locais vos alegre e traga boas recordações...
Nota : Aplicar a técnica já conhecida para ver em boas condições
sábado, setembro 29, 2007
sexta-feira, setembro 28, 2007
Alertas para os meus amigos...
1 - Como o V/cartão de crédito pode ser clonado nas v/barbas...
2 - Como vos podem roubar o automóvel ...
Imagine que vai retirar o carro que deixou estacionado; abre a porta, entra, tranca as portas, liga o motor e liga a marcha-atras. Olha para tras pelo retrovisor e vê uma grande folha de papel no vidro traseiro. Então, põe o carro em ponto morto, abre a porta e sai do carro para retirar o papel (ou outra coisa) que lhe retira a visibilidade. Quando chega à parte posterior, aparece o ladrão não se sabe de onde, entra e leva-lhe o carro - o motor está ligado, a pasta e a carteira estão dentro do carro.
ESTA AÍ UMA NOVA MODALIDADE.
SE VIR UM PAPEL NO RETROVISOR, NÃO SAIA DO CARRO! Siga, e retire o papel noutro local.
Cuidado , muito cuidado
Cine-Eco em Seia 22 a 27 de Outubro
Para os bons amantes do cinema , montanha e gastronomia local , aqui vos deixo uma sugestão para me virdes visitar. Juntais o útil ao agradável..
Para uma melhor elucidação do evento , podeis consultar o seu site nos meus blogues preferidos. Fico a aguardar...
Nota : Fazendo côro com os meus amigos também não percebo a lógica do rato , a não ser a do Mickey... Se alguém se dignar dar uma explicação, agradecia.
quinta-feira, setembro 27, 2007
Grandes Batalhas da História Universal (5)
EBRO - 1938
Francisco Franco - Juan Modesto
Durante os quatro longos anos que durou a sangrenta Guerra Civil de Espanha, a Batalha do Ebro, foi sem sombra de dúvida, o mais duro combate nela travado.
Perante uma difícil situação em que se encontravam, os republicanos, liderados por Juan Modesto, tomaram a iniciativa, cruzando o rio em vários pontos, e, de repente, conquistaram posições de relevo ao inimigo.
Os combates prolongaram-se ao longo de mais de cem dias , com dezenas de milhares de mortos, de ambos os lados e o destino político de Espanha ficava escrito.
O maior poder de fogo, patenteado pelos exércitos de Franco, acabou por ditar a diferença e fazer pender a balança para o seu lado.
Provérbios para gente CHIQUE ...
Da n/Lena Pires , com muita perspicácia
By Lena Pires
Nota : Se o vídeo não correr bem , aconselho a deixá-lo correr até + ou - 75%, depois clicar no cursor de andamento do mesmo , agarrá-lo e colocá-lo quase no princípio . Depois correrá bem
Shares...
Não sendo grande fan do "Special One" e muito menos do "Enfant Terrible", não tenho grandes dúvidas que este teve toda a razão ao abandonar a estação de televisão.
Estava a tratar assuntos de grande responsabilidade para o seu partido e até nem tinha grande tempo para o fazer e não é que a 5 lhe pôs à frente e em directo o sortudo do "Euromilhões" ( ele diz que não tem sorte nenhuma ) . Ora porra para isto ... Aonde iremos parar ?
Nâo o podiam ter feito 5 minutos mais tarde ? Claro que não , olha o share...
Nota : Se o vídeo não correr bem , aconselho a deixá-lo correr até + ou - 75%, depois clicar no cursor de andamento do mesmo , agarrá-lo e colocá-lo quase no princípio . Depois correrá bem
Os Deuses devem estar loucos...
- "Espectáculo" dado pelo PSD, nas directas
- Santana Lopes abandona entrevista na SIC Notícias
- TVs dão chegada de Mourinho à Portela, em directo
- O FCP foi eliminado pelo Fátima
- Os impostos somam e seguem
- A vida está cada vez mais difícil
- ...orra!
segunda-feira, setembro 24, 2007
Grândola, Vila Morena ...
No passado sábado tive o privilégio de assistir em Grândola ao lançamento de mais um livro do meu amigo e camarada da tropa ( foi alferes da minha companhia "entre perigos e guerras esforçados , mais que permitia a força humana" em Angola ) Cândido de Matos Mago cujo título é "GRÂNDOLA E OS SEUS JOGOS TRADICIONAIS".
O que mais contentamento em mim provocou foi o calor humano ali encontrado pela parte da população e nomeadamente por parte do Presidente da Cãmara e sua equipa da cultura e desporto.
O Matos Gago foi alguns anos Presidente da Câmara Municipal de Grândola e não é normal uma Cãmara já com outro Presidente e doutra linha política patrocinar e incentivar estas iniciativas. Além disso assisti ali a uma demonstração cabal de democracia ao ver que o Presidente da Câmara não se sentou na mesa de honra mas sim na 1ª fila da assistência.
Quem estava sentado na mesa de honra era a Vereadora da Cultura e foi ela que dirigiu toda a sessão , com grande sabedoria.
5 estrêlas para o Presidente da Câmara e sua vereação.
Para o meu amigo Matos Gago, Prof. licenciado pelo ISEF e escritor de vários livros já publicados, um grande abraço e um grande muito obrigado por me teres proporcionado esta oportunidade de conviver com gente de Grândola , a Terra da Revolução...
Périplo pelo Nordeste Transmontano ...+
Há anos que eu não punha uma gravata nem fumava um charutão . Esta "linda" foto foi-me enviada pelo n/Colheiteiro Jorge Tomé ( Jorginho ) . Obrigado e um grande abração...
domingo, setembro 23, 2007
Figueiras, que grande confusão...
As figueiras são normalmente árvores, embora algumas espécies não cresçam muito e permaneçam como arbustos, outros tenham hábito trepador, e haja até espécies rasteiras. Em todos os casos são plantas lenhosas, muitas com caule de forma irregular, ou escultural, com raizes adventícias e superficiais. As folhas são alternas, usualmente providas de látex. As flores são diminutas, unissexuais, reunidas em inflorescências especiais denominadas sincônio, que consiste em um receptáculo fechado, com as flores inseridas no lado de dentro, e um orifício de saída no ápice, ou ostíolo. Os frutos são aquênios que amadurecem dentro do próprio sincônio - quando este pode então ser chamado de figo.
As principais diferenças entre as espécies se dão pelo porte, forma do caule, forma, textura e consistência das folhas, cor, textura e forma dos sincônios. Há 4 subgêneros de Ficus separados entre si por características microscópicas em suas pequenas flores, e pela ocorrência de plantas unissexuais ou hermafroditas.
(Wikipédia)
As principais diferenças entre as espécies se dão pelo porte, forma do caule, forma, textura e consistência das folhas, cor, textura e forma dos sincônios. Há 4 subgêneros de Ficus separados entre si por características microscópicas em suas pequenas flores, e pela ocorrência de plantas unissexuais ou hermafroditas.
(Wikipédia)
Figos, os do HB, por exemplo...!
Figo é o fruto da figueira (Ficus carica), árvore da família moraceae, que pode atingir em média oito métros de altura, é originário da região do mediterrâneo e seu uso iniciou-se na Idade da Pedra.
Seus ramos frágeis, possuem folhas recortadas entre cinco e sete lobos, suas flores de pequeno tamanho desevolvem-se no interior de suas infrutescências.
Os seus frutos são homônimos (homónimos), de estruturação carnuda e suculenta, têm a coloração branco-amarelada até roxa, são comestíveis e altamente energéticos pois são ricos em açúcar e geralmente são confundidos com as infrutescências da árvore.
(Wikipédia)
Seus ramos frágeis, possuem folhas recortadas entre cinco e sete lobos, suas flores de pequeno tamanho desevolvem-se no interior de suas infrutescências.
Os seus frutos são homônimos (homónimos), de estruturação carnuda e suculenta, têm a coloração branco-amarelada até roxa, são comestíveis e altamente energéticos pois são ricos em açúcar e geralmente são confundidos com as infrutescências da árvore.
(Wikipédia)
Vinho, uma bebida sublime...
O Vinho
(algumas notas dispersas)
· Porto Tawny de 10, 20 ou 30 Anos ou Porto de Colheita (Ano) não envelhece na garrafa, mas pode ficar um ano após a garrafa aberta.
· Vintage e LBV envelhece na garrafa, mas depois de abrir a garrafa, decantar e beber de imediato (até 1 mês!), (Taylor, Nieport, Fonseca, etc.).
· Madeira aguenta muito bem depois da garrafa aberta.
(algumas notas dispersas)
· Porto Tawny de 10, 20 ou 30 Anos ou Porto de Colheita (Ano) não envelhece na garrafa, mas pode ficar um ano após a garrafa aberta.
· Vintage e LBV envelhece na garrafa, mas depois de abrir a garrafa, decantar e beber de imediato (até 1 mês!), (Taylor, Nieport, Fonseca, etc.).
· Madeira aguenta muito bem depois da garrafa aberta.
Frasqueira – o melhor tipo de Madeira: 20 anos e de uma única vindima.
· Vinho do Porto que envelhece na madeira já não envelhece na garrafa.
· Vinho licoroso (Tawny 20 anos ou Ano de Colheita, Madeira e Moscatel) guardar de pé.
· Porto Vintage e LBV guardar deitado.
· Vinhos tinto de guarda: Douro e Dão, guardar deitado.
· Vinho do Porto que envelhece na madeira já não envelhece na garrafa.
· Vinho licoroso (Tawny 20 anos ou Ano de Colheita, Madeira e Moscatel) guardar de pé.
· Porto Vintage e LBV guardar deitado.
· Vinhos tinto de guarda: Douro e Dão, guardar deitado.
Café, a suprema bebida...
CAFÉ
Aroma:
Aroma:
Percepção olfactiva resultante da libertação de compostos voláteis após o contacto do café com a boca
Creme:
Quantidade de creme à superfície do café. Deverá ser consistente, uniforme e de cor avelã.
Cor:
Intensidade da cor do creme
Corpo:
É a sensação de café forte ou fraco.
É característica dominante dos Robustas.
Doçura:
Sabor perceptível na extremidade da língua.
Amargura:
Sabor perceptível no fundo da língua.
Acidez:
Sabor perceptível nas zonas laterais da língua. Quanto maior a altitude de cultivo, maior a acidez do café.
Os Arábicas são, por isso, mais ácidos que os robustas
Equilíbrio:
Percepção conjunta de aromas e de seu grau de intensidade face ao conjunto amargura/acidez.
Adstringência:
Sensação de secura deixada na boca após a ingestão, correntemente definida como “cortiça”.
Persistência:
Sensação que fica após a ingestão da bebida.
É desejável um sabor que lembre o chocolate.
Paladar:
É a combinação do sabor e do aroma. Os Robustas têm um gosto forte e aroma ligeiro, ao contrário, os Arábicas possuem um sabor delicado e um perfume intenso.
Creme:
Quantidade de creme à superfície do café. Deverá ser consistente, uniforme e de cor avelã.
Cor:
Intensidade da cor do creme
Corpo:
É a sensação de café forte ou fraco.
É característica dominante dos Robustas.
Doçura:
Sabor perceptível na extremidade da língua.
Amargura:
Sabor perceptível no fundo da língua.
Acidez:
Sabor perceptível nas zonas laterais da língua. Quanto maior a altitude de cultivo, maior a acidez do café.
Os Arábicas são, por isso, mais ácidos que os robustas
Equilíbrio:
Percepção conjunta de aromas e de seu grau de intensidade face ao conjunto amargura/acidez.
Adstringência:
Sensação de secura deixada na boca após a ingestão, correntemente definida como “cortiça”.
Persistência:
Sensação que fica após a ingestão da bebida.
É desejável um sabor que lembre o chocolate.
Paladar:
É a combinação do sabor e do aroma. Os Robustas têm um gosto forte e aroma ligeiro, ao contrário, os Arábicas possuem um sabor delicado e um perfume intenso.
(adaptado de algures)
sábado, setembro 22, 2007
Cuidado com a NET...!
PORTUGALDIÁRIO
Amantes na Net eram casados um com o outro
2007/09/22 16:05
Apaixonaram-se na net e agora sentem-se traídos. Estão a divorciar-se
Um casal bósnio está a divorciar-se depois de descobrir que eram amantes um do outro na Internet. Segundo o Metro britânico, Sana, de 27 anos, e Adnan Klaric, de 32, encontraram-se numa uma sala chata utilizando os nicks «Sweetie» e «Prince of Joy».
Ambos achavam que tinham encontrado uma alma gémea com quem passariam o resto das vidas. O curioso é que ambos reclamavam dos mesmos problemas nos seus casamentos.
A verdade só foi descoberta quando combinaram um encontro.
Apaixonaram-se na net e agora sentem-se traídos. Estão a divorciar-se
Um casal bósnio está a divorciar-se depois de descobrir que eram amantes um do outro na Internet. Segundo o Metro britânico, Sana, de 27 anos, e Adnan Klaric, de 32, encontraram-se numa uma sala chata utilizando os nicks «Sweetie» e «Prince of Joy».
Ambos achavam que tinham encontrado uma alma gémea com quem passariam o resto das vidas. O curioso é que ambos reclamavam dos mesmos problemas nos seus casamentos.
A verdade só foi descoberta quando combinaram um encontro.
Agora, o casal está a divorciar-se e cada um acusa o outro de traição.
«De repente, eu estava apaixonada. Era maravilhoso porque parecia que ambos estávamos presos ao mesmo tipo de casamento infeliz. Senti-me traída», disse Sana ao jornal.
Para Adnan, «é difícil acreditar que Sweetie, que escreveu coisas tão maravilhosas, é, na verdade, a mesma mulher com quem me casei e que não me disse uma única palavra carinhosa durante anos».
sexta-feira, setembro 21, 2007
Grandes Batalhas da História Universal (4)
GETTYSBURG - 1863
George Meade - Robert Lee
1863 foi o ano de viragem na Guerra da SecessãoAmericana, travada entre as tropas do Unionista George Meade e as do Confederado Robert Lee.
A estratégia ofensiva confederada ruiu, após três dias de encarniçados combates e forçaram os Sulistas a entrar numa guerra defensiva que os conduziu à derrota final, consequência das suas fracas capacidades industriais que não permitiram que o desfecho fosse outro.
Gettysburg, lugar na Pensilvânia, é ainda nos tempos que correm, espaço onde vogam os espíritos de muitos milhares de homens mortos no mais sangrento confronto da Guerra Civil
George Meade - Robert Lee
1863 foi o ano de viragem na Guerra da SecessãoAmericana, travada entre as tropas do Unionista George Meade e as do Confederado Robert Lee.
A estratégia ofensiva confederada ruiu, após três dias de encarniçados combates e forçaram os Sulistas a entrar numa guerra defensiva que os conduziu à derrota final, consequência das suas fracas capacidades industriais que não permitiram que o desfecho fosse outro.
Gettysburg, lugar na Pensilvânia, é ainda nos tempos que correm, espaço onde vogam os espíritos de muitos milhares de homens mortos no mais sangrento confronto da Guerra Civil
quinta-feira, setembro 20, 2007
SUPERESTRELAS e "estrelinhas"!
Vi na TV o jogo do Benfica em Milão.
O Benfica perdeu por 2-1 porque o Milão reduziu o ritmo de jogo quando chegou aos 2-0.
Foi interessante ver as SUPERESTRELAS do A.C. Milan jogar em equipa, passar a bola ao companheiro melhor colocado, e as "estrelinhas" do Benfica enredarem-se em fintas e fintinhas estéreis.
Tiveram uma verdadeira lição de mestres.
Será que aprenderam?
De qualquer maneira: VIVA O GLORIOSO!!!
O Benfica perdeu por 2-1 porque o Milão reduziu o ritmo de jogo quando chegou aos 2-0.
Foi interessante ver as SUPERESTRELAS do A.C. Milan jogar em equipa, passar a bola ao companheiro melhor colocado, e as "estrelinhas" do Benfica enredarem-se em fintas e fintinhas estéreis.
Tiveram uma verdadeira lição de mestres.
Será que aprenderam?
De qualquer maneira: VIVA O GLORIOSO!!!
terça-feira, setembro 18, 2007
Provérbios Àrabes ...
Regressada de uma curta passagem por um país de expressão árabe, aqui vai um provérbio que encerra certa sabedoria.
Provérbio Árabe
Nunca digas tudo o que sabes,
Nunca faças tudo o que podes,
Nunca acredites em tudo o que ouves,
Nunca gastes tudo o que tens
Porque:
Quem diz tudo o que sabe,
Quem faz tudo o que pode,
Quem acredita em tudo o que ouve,
Quem gasta tudo o que tem
Muitas vezes:
Diz o que não convém
Faz o que não deve,
Julga o que não conhece,
Gasta o que não pode.
Provérbio Árabe
Nunca digas tudo o que sabes,
Nunca faças tudo o que podes,
Nunca acredites em tudo o que ouves,
Nunca gastes tudo o que tens
Porque:
Quem diz tudo o que sabe,
Quem faz tudo o que pode,
Quem acredita em tudo o que ouve,
Quem gasta tudo o que tem
Muitas vezes:
Diz o que não convém
Faz o que não deve,
Julga o que não conhece,
Gasta o que não pode.
By Lena Pires
Périplo pelo Nordeste Transmontano ...3
Depois de passar por Vinhais, almoçando em casa da minha madrinha e prima carnal um prato que pertence ao m/top ten ( pastéis de carne à antiga como só ela ainda sabe fazer ) e Mirandela passei por VilaReal.
Agora o melhor trajecto para Seia é IP4 até VilaReal passando por Mirandela e depois A24 até Viseu , seguindo para Seia via Nelas.
Comecei a minha vida profissional no longínquo ano de 68 em VilaReal no Banco Pinto de Magalhães e nessa altura existia e ainda existe um belíssimo restaurante o "Chaxoila" cujo prato de referência era "Tripas aos Molhos", também um dos meus top ten . Aliás este prato que pouca gente( fora do nordeste transmontano ), conhece é muito famoso e muito delicioso e sempre que posso e tenho-o feito já de propósito vou lá petiscar .
É muito , muito bom , basta ver a foto acima e quase se sente o cheiro.
A n/Colheiteira63 Bernardette Choupina vive lá e se ler este artigo , podia convidar-nos , não achais ???
Périplo pelo Nordeste Transmontano ...2
Gente do meu tempo :
Vi muita gente que não via nem falava há décadas ,Tony Machado ( tem memória de elefante , conhece tudo , sabe e contou histórias interessantes que eu gostaria de ter fixado para vos contar ) e esposa , Alice Afonso ( é minha conterrânea de Ousilhão e ainda somos meios parentes) e marido , Celeste Gonçalves ( irmã da Cesarina ) e marido , Edite Rodrigues e marido e alguns meus ex-colegas do Banco e muitos mais , o Zé Joaquim e esposa etc..
Todos falámos e contámos muitas histórias do passado , revivemos bem e rimos melhor ..
Alice não leves a tua ideia àvante , eles só querem dinheiro e conversa , nada mais . És de Ousilhão!!!
Soube ali que muita gente consulta o b/blogue , apreciam-no e pedi-lhe para colaborarem .
Vamos lá a ver
segunda-feira, setembro 17, 2007
Périplo pelo Nordeste Transmontano ...1
Entretanto chegou a nossa Levinda e o Pássaro contou que já tinha sido preso por causa dela e foi mesmo . Depois de contar lembrei-me do episódio...
Certo dia (naquele tempo) foi fazer uma serenata à Levinda e cantou a "Samaritana" , chegou a polícia e prendeu-o juntamente com os guitarristas. É que (naquele tempo) era uma canção proibida e eles alegaram desconhecimento para se safarem ..
Que tempos....
Périplo pelo Nordeste Transmontano ...
Como todos sabeis o n/amigo Fernando Pires ( Pássaro para os amigos de longa data ) sofreu um acidente no princípio deste ano e apesar de se encontrar francamente melhor ainda tem que se arribar a uma muletas.
Fui no sábado passado a um casamento ( não digais nada , mas era um filho da nossa Gélica com uma filha dum grande amigo meu também, Chico Machado do Vimioso ) e enquanto o pessoal não chegava abeirei-me dum sujeito todo enfatiado e engravatado e apoiado em 2 muletas para me informar aonde podia arranjar um cadeira para me sentar.
- Olhe , pode-me .....
- Olha lá tu , que levas duas muletadas que te ...
Caímos nos braços um do outro , era o n/amigo Pássaro .
Para que conste foi meu companheiro de escola e de liceu e até é um Colheiteiro63, pois por problemas técnicos não se pôde matricular mas frequemtou o nosso 6º ano como aluno externo nas aulas práticas..
Gostei muito de te ver companheiro, um grande abraço ..
domingo, setembro 16, 2007
Quando estou "down" ouço...
...Mazzy Star
(banda da Califórnia, com laivos folk/rock que conheci há anos através dos meus filhos)
(banda da Califórnia, com laivos folk/rock que conheci há anos através dos meus filhos)
sábado, setembro 15, 2007
Grandes Batalhas da História Universal (3)
TRAFALGAR-1805
Pierre de Villeneuve - Horatio Nelson
No decurso das Guerras Napoleónicas, a Batalha de Trafalgar constituiu um importante e significativo episódio bélico naval.
A força franco -espanhola, sob o comando de Villeneuve foi estrondosamente derrotada pelo Almirante Nelson, atingido mortalmente durante o calor da batalha.
Esta vitória consolidou a supremacia naval britânica, por um período superior a um século e pôs fim ao sonho napoleónico de invasão da Inglaterra.
Esta mulher é imparável e não precisa de agredir adversários!
Vanessa Fernandes vence Taça do Mundo em Pequim
15.09.2007 - 09h32 Lusa
A portuguesa Vanessa Fernandes, actual campeã mundial de triatlo, ganhou a prova da Taça do Mundo em Pequim pelo terceiro ano consecutivo, reforçando as esperanças na conquista de uma medalha nos Jogos Olímpicos do próximo ano.
Vanessa Fernandes foi a atleta mais forte no percurso olímpico de Changping, na última prova disputada no recinto antes das Olimpíadas, terminando em 02:00.35 horas os 1.500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e os 10 quilómetros de corrida da 12ª etapa do calendário de 2007.
sexta-feira, setembro 14, 2007
Bragança...
Amanhã espero encontrar-me em Bragança com duas Colheiteiras e dois Colheiteros63 . Vai ser um dia muito feliz e com muita alegria .
Depois conto-vos
Até segunda à noite ...
Crepúsculo...
Acabei de ouvir uma canção em que a cantora dizia:
não me deixes sozinha
no crepúsculo,
o crepúsculo
é o momento mais solitário do dia...
Tal e qual!
não me deixes sozinha
no crepúsculo,
o crepúsculo
é o momento mais solitário do dia...
Tal e qual!
quinta-feira, setembro 13, 2007
DESCULPA, de mau pagador!
Scolari pediu desculpa.
Fartou-se de expôr razões.
Quando só deveria ter pedido desculpa.
Mais nada.
Recapitulando: do selecionador nacional, exige-se um comportamento, em campo, éticamente irrepreensível.
Volto a referir que não gosto dele como treinador de futebol.
Fartou-se de expôr razões.
Quando só deveria ter pedido desculpa.
Mais nada.
Recapitulando: do selecionador nacional, exige-se um comportamento, em campo, éticamente irrepreensível.
Volto a referir que não gosto dele como treinador de futebol.
Que exemplo! RUA!
Uma figura pública tem de saber conter-se.
Não tolero a violência e o mau perder!
A vida é feita de vitórias e de derrotas.
Não tolero a violência e o mau perder!
A vida é feita de vitórias e de derrotas.
É tão importante saber ganhar, como saber perder.
Em DEMOCRACIA, claro!
De qualquer forma e para exemplo: RUA! JÁ! HOJE!
De qualquer forma e para exemplo: RUA! JÁ! HOJE!
PS - desde o primeiro dia disse que este senhor não sabia muito de futebol (admito que eu sei menos!), que seria um bom condutor da equipa, mas agora nem isso!
quarta-feira, setembro 12, 2007
Missas...
Num curto espaço de tempo já é a 2ª vez que em crimes recentemente acontecidos vem á baila a constatação que os acusados têm uma educação esmerada , academicamente com um grau superior á média e que vão á missa ...
O que significará isto , vão á a missa ? Será que os que não vão , serão mal formados ? Ou será uma desculpa ? Cá por mim, não alinho em nehuma das duas , mas que há bruxas há ..
O que significará isto , vão á a missa ? Será que os que não vão , serão mal formados ? Ou será uma desculpa ? Cá por mim, não alinho em nehuma das duas , mas que há bruxas há ..
Artigo publicados no jornal 24 horas de hoje
segunda-feira, setembro 10, 2007
Mais uma do Sr.Ferreira
Dava a salvação a quantos encontrava, sem conversas ou deténs, sobretudo se fora só para entreter o tempo. Era por natureza, poupado e discreto; gastava pouco as palavras, tinha asma, era roliço e, normalmente, andava de sandálias, sem meias. Para conversar era outro cantar e isso “não se podia fazer, com estúpidos”, pois tinha um apurado sentido de humor: anticlerical, ateu e corrosivo para com os possidentes do poder ou da administração. Nascera numa aldeia vizinha, assentara praça num regimento de artilharia – ele ainda agora era um artilheiro possante! - e, depois de já ser furriel, viera de licença à terra para assentar e resolver a sua vida. Veio à Meimoa nas festas do S. Martinho em Agosto. Entre as moçoilas casamenteiras não foi difícil arranjar prometida e depois de pagar a patente – um almude de vinho – casara com a Quitéria – apenas pelo Registo do professor Barril, o que muito escandalizou o biatério! - e, de imediato, partiu para Lisboa. Com dona Quitéria, - assim se passou a chamar – já a esposa do sargento Maximiano Pires Ferreira, elegante e bem arroupada de bragal e dote, partiram de madrugada nas bestas para apanharem a carreira pra a estação do caminho de ferro em Caria, muito para lá da Senhora da Póvoa no Vale de Lobos, no apeadeiro do Terreiro das Bruxas. Nos novos tempos da República fez carreira no grupo de artilharia ligeira a cavalo de Campolide. Havia então quem dissesse tudo isto ter sido conseguido com os apoios da Carbonária. Com a Revolução do 28 de Maio as coisas mudaram e, muito para pior, quando chegou ao governo Salazar. Na revolta dos sargentos foi preso para o Aljube, dali para o Forte de Elvas e, anos mais tarde, para a reforma compulsiva na sua nova casa que entretanto construíra na Meimoa. A partir de então passou a ser só o senhor Ferreira; um Homem sério! Em terra de escravos da jeira e pequenos proprietários rurais, longe de tudo e de todos, entre estevas e serranias, organizou a sua nova vida ao lado de dona Quitéria que engordara muito naqueles anos em que não tiveram filhos. Comprou umas courelas junto à ribeira, para garantir as verduras e a fruta, meias encostas, para plantar a vinha para os gastos da casa e dos poucos amigos, para tais tarefas ajustava uns trabalhadores, familiares da esposa, e passou a aguardar serenamente que a estafeta do correio trouxesse espaçadas cartas e o jornal A República, que lia de fio a pavio. As amizades eram raras e bem escolhidas: o senhor Leitão, sargento como ele e vítima das mesmas purgas; o Zézinho Cameira, que regressara do Congo Belga; o professor Barril, maestro e representante do Registo Civil; o senhor Augusto, caçador e proprietário; o meu avô, porque tocava o harmónio e nada sabia de políticas, e, mais tarde o meu pai, que contava histórias, sobre a Guerra Civil de Espanha, e dos negócios do contrabando, do volfrâmio e das espanholas nos cabarets de Lisboa… Com o prior, o senhor padre Álvaro, cumprimento cerimonioso e, ponto final, parágrafo. Quando havia oportunidade de eleições ele encabeçava as listas da Oposição. Com o correr dos anos veio a rotina, uns quilos a mais e muitos mais para dona Quitéria, que mal se podia mover, e o azedar permanente do ódio a uma política que não mudava. No Verão, estendia uma manta farrapeira na adega, dormia a sesta e rebolando-se, desafogava em estridências sonoras, sem qualquer cerimónia, se calhar a relembrar os tempos da sua velha artilharia. Ao cair da tarde, quando as mulheres iam à fonte com os cântaros de barro à cabeça, vinham com uma certa regularidade umas freirinhas que, de porta em porta, pediam esmola em nome de Jesus e das Misericórdias. Bateram-lhe à porta da adega. O sujeito acorda e dá de caras com as ditas freiras: - Meu filho! Nós somos irmãs de Cristo… - Ena, c´um raio! Como estão bem conservadas!
Bernardino Louro
Garra a dar c'um pau...
A Selecção Nacional de Râguebi a única selecção amadora qualificada para o mundial.
Um feito inédito no desporto português.
A táctica é simples… A do quadrado utilizada na batalha de Aljubarrota, e perguntar sempre ao adversário, “sou amador, como é que isto se joga?!?”
Mas valeu a pena ver os n/Lobos , ontem a cantar o Hino Nacional e a jogar , que entrega. A garra , a coragem a vontade com que cantaram e jogaram , extraordinária para estes tempos mercantis .
Aqui lhes presto o meu tributo.
Fossem assim as n/selecções , nomeadamente a de futebol ... Esta até lhe poderia oferecer só os prémios de presença que recebem
sábado, setembro 08, 2007
Ainda Pavarotti...
Não posso deixar de vos mostrar um excepcional trabalho dum "artista senense" e meu consultor nestas coisas da informática , o meu amigo Paulo Farol . Merece um prémio por este espectacular trabalho...Deliciai-vos ...
sexta-feira, setembro 07, 2007
Legenda 2..
O olhar será de sofrimento , arrependimento , comprometimento , pena , ou que mais ?
E os tablóides britânicos , sempre tão acutilantes só atacam e com muita força Portugal e a n/polícia pela s/actuação neste caso, terão eles razão ou defendem a sua dama ?
Prognósticos só no fim, mas que há bruxas há...
quinta-feira, setembro 06, 2007
quarta-feira, setembro 05, 2007
Figos Mel ...
Esta é a minha figueira plantada no meu jardim há muitos anos pelo meu Pai , em homenagem a Bragança e Vinhais e a todos aqueles que gostam de figos e especialmente destes, que são tão docinhos..
Começou apenas este mês a ter figos e às carradas , não os consigo comer todos, por isso convido-vos a vir até cá , colhê-los e comê-los . Vai valer a pena, são tão bons...
E também é muito bom recordar o meu Pai, sempre que a vejo...
Madre Teresa de Calcutá ..
Apesar de ela ter sido " o lápis " com o qual ELE escrevia as suas boas acções cá na terra, nunca quis ter quaisquer louros ou prémios, bastando-lhe apenas ver o bem que fazia aos outros e a felicidade que lhes trazia.
O seu exemplo foi maravilhoso, tinha uma fé inabalável e merece ser Santa.
Ora quem tenha apenas fé ou não tanta como a Madre, o que há-de pensar dos "desígnios de Deus"?
Cada um é que sabe e eu sei que o que penso sobre isso não é nada bom....
Está acorrer desde ontem na RTP1 uma série sobre a Madre Teresa de Calcutá, vale a pena ver
terça-feira, setembro 04, 2007
Para o Hélder e demais "sócios" da ÁGUIA!
Depois da bica cheia e da "italiana", chegou ao mundo dos cafés mais uma inovação...
Um indivíduo, chega a uma pastelaria e diz:
- Quero um café à Benfica!
O empregado, estupefacto, pergunta:
- À Benfica?? Como é isso?
- É fraquinho, muito fraquinho...
Um indivíduo, chega a uma pastelaria e diz:
- Quero um café à Benfica!
O empregado, estupefacto, pergunta:
- À Benfica?? Como é isso?
- É fraquinho, muito fraquinho...
Simplex ...
Tive necessidade de apresentar uma certidão da Segurança Social, na qual nunca estive nem estou inscrito, atestando nada dever. Como não tinham, nem podiam ter o meu nome nos seus ficheiros tive que levar um atestado das Finanças aonde se declarava que estava colectado.
Isto foi dia 23 do mês passado e como até ontem nada tinha recebido fui à repartição da Segurança Social saber o que se passava .
Resposta ,dia 23 seguiu digitalizado o meu pedido para a Guarda , aqui foi passada a declaração no dia 24 , para assinar demoram dois ou três dias , a colocar no correio outros tantos ( segundo eles foi colocado dia 28 ) , mas a verdade é que até agora ainda não chegou . Para quê o Simplex ? Vamos mas é ao Simplexissimo ....
Um terço dos colheiteiros sofre de algum tipo de doença mental?
PORTUGALDIÁRIO
Um terço da população tem problemas mentais
2007/09/03 22:30
Mais de 30 por cento da população mundial sofre de algum tipo de doença mental e pelo menos dois terços destes doentes não são tratados ou são-no inadequadamente, revelam especialistas na revista médica Lancet.
De acordo com seis artigos na Lancet, nos quais 39 especialistas traçam um diagnóstico ao estado das políticas de saúde mental a nível mundial, a falta de tratamento dos problemas mentais aproxima-se dos 90 por cento em muitos países desenvolvidos.
Mais de 85 por cento da população mundial vive em 153 países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, com muitos desses países a destacar poucos ou mesmo nenhuns recursos financeiros para a saúde mental, além de apresentarem infra-estruturas inadequadas.
Em resultado deste desinvestimento, «uma em três pessoas com esquizofrenia e um em dois doentes com outros problemas mentais não recebe nenhum tratamento», salientam os especialistas.
Segundo as contas dos especialistas que colaboraram neste dossier, fornecer os cuidados necessários a estes doentes custaria dois dólares norte-americanos por pessoa nos países subdesenvolvidos e três a quatro dólares por pessoa nos países em vias de desenvolvimento, o que é considerado pouco quando comparado com os custos de outras doenças a nível mundial.
A Lancet realça que, particularmente nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, a despesa do Governo com a saúde mental é muito mais baixa do que o necessário.
Cerca de um terço dos países mundiais não têm nos respectivos orçamentos uma verba específica para a saúde mental e um quinto dos que têm gastam nela menos de um por cento do total dos gastos com a saúde.
«Quase 70 por cento dos países africanos e 50 por cento dos países do Sudeste asiático referem que gastam menos de um por cento do seu orçamento para a saúde na área mental
Um terço da população tem problemas mentais
2007/09/03 22:30
Mais de 30 por cento da população mundial sofre de algum tipo de doença mental e pelo menos dois terços destes doentes não são tratados ou são-no inadequadamente, revelam especialistas na revista médica Lancet.
De acordo com seis artigos na Lancet, nos quais 39 especialistas traçam um diagnóstico ao estado das políticas de saúde mental a nível mundial, a falta de tratamento dos problemas mentais aproxima-se dos 90 por cento em muitos países desenvolvidos.
Mais de 85 por cento da população mundial vive em 153 países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, com muitos desses países a destacar poucos ou mesmo nenhuns recursos financeiros para a saúde mental, além de apresentarem infra-estruturas inadequadas.
Em resultado deste desinvestimento, «uma em três pessoas com esquizofrenia e um em dois doentes com outros problemas mentais não recebe nenhum tratamento», salientam os especialistas.
Segundo as contas dos especialistas que colaboraram neste dossier, fornecer os cuidados necessários a estes doentes custaria dois dólares norte-americanos por pessoa nos países subdesenvolvidos e três a quatro dólares por pessoa nos países em vias de desenvolvimento, o que é considerado pouco quando comparado com os custos de outras doenças a nível mundial.
A Lancet realça que, particularmente nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, a despesa do Governo com a saúde mental é muito mais baixa do que o necessário.
Cerca de um terço dos países mundiais não têm nos respectivos orçamentos uma verba específica para a saúde mental e um quinto dos que têm gastam nela menos de um por cento do total dos gastos com a saúde.
«Quase 70 por cento dos países africanos e 50 por cento dos países do Sudeste asiático referem que gastam menos de um por cento do seu orçamento para a saúde na área mental
domingo, setembro 02, 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)