A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, setembro 23, 2007

Figueiras, que grande confusão...

As figueiras são normalmente árvores, embora algumas espécies não cresçam muito e permaneçam como arbustos, outros tenham hábito trepador, e haja até espécies rasteiras. Em todos os casos são plantas lenhosas, muitas com caule de forma irregular, ou escultural, com raizes adventícias e superficiais. As folhas são alternas, usualmente providas de látex. As flores são diminutas, unissexuais, reunidas em inflorescências especiais denominadas sincônio, que consiste em um receptáculo fechado, com as flores inseridas no lado de dentro, e um orifício de saída no ápice, ou ostíolo. Os frutos são aquênios que amadurecem dentro do próprio sincônio - quando este pode então ser chamado de figo.
As principais diferenças entre as espécies se dão pelo porte, forma do caule, forma, textura e consistência das folhas, cor, textura e forma dos sincônios. Há 4 subgêneros de Ficus separados entre si por características microscópicas em suas pequenas flores, e pela ocorrência de plantas unissexuais ou hermafroditas.
(Wikipédia)

3 comentários:

Anónimo disse...

Osório
Parece uma lição de Ciências Naturais , aí talvez do nosso 3º.ano do nosso tempo claro.
Até me deu saudades desses tempos.
Bartolomeu

Anónimo disse...

Palpita-me que hoje sonhaste com uma aula da Lolita!!

Anónimo disse...

A estes conhecimentos científicos, acrescento um que tem a ver com as medicinas alternativas: o leite das folhas de figueira é bom para eliminar verrugas (vulgo cravos).

Lena Pires