A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, setembro 27, 2007

Grandes Batalhas da História Universal (5)

EBRO - 1938
Francisco Franco - Juan Modesto
Durante os quatro longos anos que durou a sangrenta Guerra Civil de Espanha, a Batalha do Ebro, foi sem sombra de dúvida, o mais duro combate nela travado.
Perante uma difícil situação em que se encontravam, os republicanos, liderados por Juan Modesto, tomaram a iniciativa, cruzando o rio em vários pontos, e, de repente, conquistaram posições de relevo ao inimigo.
Os combates prolongaram-se ao longo de mais de cem dias , com dezenas de milhares de mortos, de ambos os lados e o destino político de Espanha ficava escrito.
O maior poder de fogo, patenteado pelos exércitos de Franco, acabou por ditar a diferença e fazer pender a balança para o seu lado.

13 comentários:

WWG disse...

Hi, good Blog !
Look from Quebec Canada
http://www.wwg1.com

WWG :)

H.B. disse...

Ainda me lembro tinha eu 5 ou 6 anos , das movimentações que havia no quartel da GNR em Bragança e em minha casa por causa do meu Pai , pois andavam sempre na perseguição aos vermelhos . Contou-me há muito, muito tempo que foram também as forças da GNR que prenderam ( ou mataram , já não me lembro )o célebre vermelho Primo de Rivera . Por outro lado havia pessoas na fronteira da MOfreita em Vinhais que a troco de pesetas fazim incursões com os vermelhos em ESpanha . Estas pessoas tinham camiões e estavam todos crivados de balas. Um deles era meu Tio.
È do que me lembro , se calhar mal .Se alguém souber que me corrija...

Anónimo disse...

Atenção às cores!Esse Primo não era vermelho... nem encarnado.
Esta guerra vi-a nas primeiras vezes que fui à festa da Sra. da Ribeira em Quintanilha,em que abriam um bocadinho da fronteira e podíamos ver as camionetas - ou o que delas restava - presos por arames, as portas por exemplo! Vendiam pão e umas laranjadas, umas bengalas de açúcar às riscas coloridas e de tamanho variável , uns pinguelins de madeira para a garotada ... e era uma alegria ir ao estrangeiro... eram os anos 50. E no hospital e no colégio feminino as freiras falavam espanhol e andava eu pelo sr Guilhermino quando dei conta disso... E havia as histórias cruéis da guerra que chegavam por meio de pequenas publicações de cariz religioso que exaltavam feitos de personagens excelsos e virtuosos , todos do lado certo da guerra...E fomos aprendendo e percebendo e hoje a Espanha é um grande país , e não o deve à guerra,claro.

Anónimo disse...

Helder eu queria fazer o equívoco em que caíste, mas o semppre atento MC já o fez.
O Jose Antonio Primo de Rivera era um mentor do regime fascista que, Franco acabou por impor em terras de nuestros hermanos.
A batalha de que aqui se fala fez-me lembrar o meu pai.
Ele foi um dos combatentes da guerra civil. Tinha, apenas 17 anos, quando resolveu com outros amigos meter-se à aventura.
Infelizmente do grupo só ele regressou, porque desertoum as acabou por ser preso já em terras lusas.
Só foi pena ter-se alistado do lado errado.Quantas vezes eu lhe chaguei a cabeça!!!Mas ele respondeu-me sempre da mesma maneira.Foram os primeiros a aparecer e a noção que eles naquiela idade tinham era nula. Se tivessem aparecido os rojos eles seriam rojos.
Tenho algumas histórias para contar, mas fica para outra vez. Isto hoje já vai longo.
No entanto quero aqui deixar expresso que a guerra civil espanhola sempre me seduzui bastante...

H.B. disse...

Tomei nota dos v/reparos , apenas relatei o que me lembrava e pelos vistos mal , no que diz respeito ao primo de Rivera . Também estranhava que fosse vermelho pois quando vou a Zamora e a Salamanca vejo sempre ruas como o nome Primo de Rivera e não me parecia que o pusessem se le tivesse sido vermelho. Verdade reposta ..
Jorginho conta lá essas histórias , manda-me por email que eu publico .
Na que eu contei o meu Tio era o Tio Zé que tu tão bem conheceste .UM garnde abraço para vós

Anónimo disse...

Para uma resposta rápida.
Como é designada a calle José António ,na cidade de Madrid.
Para o primeiro que responder ,pode ser um figuito do HB.
Pois tenho ideia era garoto de ouvir histórias da guerra civil de ESpanha.Foi uma situação muito difícil,mas agora com mais de 70 anos a Espanha organizou-se em todas as situações e é um dos países mais desenvolvidos da Europa a seguir a Portugal..
Bartolomeu

H.B. disse...

OLd : Primo de Rivera ok?

Anónimo disse...

ATILA,não é esse o nome da artéria
da calle Josá António em Madrid.Primo de Rivera é o restante nome de José António , chefe das falanges anti-comunistas e está sepultado nos Valle dos Caidos ,"cerca" de Madrid.
Então Maunel Carvalho,Lena.Isaia
Victor Varata ( que depois das férias ainda não voltou)como
é o nome mais conhecido
SALUDOS
Bartolomeu Velho

Anónimo disse...

Gran Via, meu caro.

Anónimo disse...

Manuel. Excelente forma.
O Homem que foi a Lisboa fazer o
concurso Passaporte TV com o saudoso Henrique Mendes e que venceu e sabia tudo ou quase tudo
sobre Marid,não podia falhar esta.
Helder eu propunha se vires interesse e se o Manuel concordar,
que nos fizesse um artigo relatando com mais promenor as perguntas que o H.M. lhe fez ,(museus etc.) fazer-nos uma descrição do que mais apreciou.
(AS espanholas não contam)
Fica o assunto no ar.
Um abraço
Bartolomeu

Anónimo disse...

A guerra civil de Espanha não durou quatro anos senão tres incompletos, desde 18 de julho de 1.936 até 1 de abril de 1.939

Anónimo disse...

Para este anónimo, agradeço o preciosismo dos 365 x 4. Para quem vive as guerras, as contas são feitas , certamente, de outras formas. Um exemplo: decorreu nos anos de 1936, 1937, 1938 e 1939.

Anónimo disse...

Desculpe Ifft, faça contas:
No ano 1.936 = seis meses de guerra
Em 1.937= 12 meses de guerra
No ano de 1.938= 12 meses de guerra
Em 1.939 = tres meses.

TOTAL= dois anos completos e nove meses, é o que durou a gerra civl em Espanha e já foi bastante...