A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, janeiro 15, 2011

Amigos de Peniche!

D. António, Prior do Crato, pretendente ao trono português, ocupado por Filipe I (II) de Castela, pediu ajuda à Rainha de Inglaterra que enviou um pequeno exército para o apoiar.
Aportaram a Peniche e dirigiram-se a Lisboa.
Por onde passavam, roubavam e devassavam, como aliás, os ingleses sempre fizeram, quando nos vieram "ajudar" (D. João I, D. João VI).
Quando chegaram a Lisboa depararam-se com os castelhanos que lhes ofereceram resistência.
Para evitar algum "acidente", os valentes ingleses retiraram para Cascais, onde embarcaram para Inglaterra, levando consigo o infeliz pretendente.
O povo que os esperava com ansiedade, ficou desiludido com os "amigos" que vinham de Peniche.
Esta é uma das razões da expressão, por vezes utilizada, "amigos de Peniche" (amigos em quem não se pode confiar).
Há ainda outra hipótese de explicação para reforçar a expressão.
Após o terramoto de 1775, muitos lisboetas abandonaram a cidade com medo das réplicas.
Os mais "habilidosos", ficaram na cidade, e assaltavam e roubavam a eito.
O Marquês de Pombal, para combater esta situação, mandou avançar um regimento aquartelado em Peniche.
Claro que os "respeitáveis" lisboetas que queriam melhorar a sua vida à custa do alheio, não gostaram da vinda dos soldados e chamaram-lhes, de novo, "amigos de Peniche".
Como se vê, a expressão, não tem nada a ver com Peniche e os seus habitantes.
Peniche é uma terra muito bonita, de gente séria e hospitaleira.
Ainda por cima tem um clima fabuloso, bem ao meu gosto!

3 comentários:

mc disse...

A segunda versão não conhecia.
E tenho de ir visitar essa terra,que só olhei de longe.

André disse...

http://picasaweb.google.com/cavalomarinho7/AP?authkey=LVS0PxMNQlg#5244362788603853010

Experimentem ir aqui! Está em BD a história!

jp disse...

Muito interessante este post onde se divulgam as origens da expressão "Amigos de Peniche". Não conhecia a segunda hipótese como possível explicação. Mas acrescento que ainda hoje existe no Bairro Alto, em Lisboa, a "Travessa do Aquartelamento de Peniche" cuja origem remonta aos factos aqui descritos.

Uma terceira versão defende que, apesar de os ingleses terem retirado sem conseguirem de facto ajudar a causa de D. António, a origem da expressão não terá sido, até prova documental em contrário, contemporânea da expedição ou sequer relativa à mesma. Mais provavelmente, terá que ver com o desembarque das forças liberais em 1833 (aproveitando a fuga da guarnição do partido absolutista), consumado com actos de vandalismo e agressões a populares, atingindo sobretudo as igrejas, mutilando imagens e altares.(por João Vaz in blogue Marítimo: http://maritimo.blogspot.com/2009/06/consequencias-em-inglaterra-rainha.html)