A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, janeiro 05, 2007

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA ( 7ª )

Grandes portugueses


No dia 23 de Dezembro, do ano transacto, o semanário SOL noticiava alguns dos primaciais finalistas do concurso da RTP “Grandes Portugueses”. Esses congratulados são: Fernando Pessoa, Luís de Camões, D. Afonso Henriques, D. Manuel, D. João II, Aristides de Sousa Mendes, Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Marques de Pombal, Álvaro Cunhal e Salazar.
A maioria destas sumidades não me causam pasmo devido ao seu avultado contributo para: a difusão da nossa civilização, língua e estereótipos nomeadamente no plano internacional, ou, internamente, que pugnaram contra as atrocidades e injustiças de índole sócio cultural que sempre imperaram ao longa da nossa vastíssima e complexa História.
Contudo, só uma destas personalidades é que não converge com uma destas atitudes anunciadas e daí brote alguma perplexidade. Essa celebridade é António Oliveira Salazar. Por conseguinte, o cerne da questão é debatermos e perspectivar as sequelas que podem emanar com o facto do antigo Chefe de Governo se elencar nesta lista.
Primeiro: esta realidade é uma situação circunspecta na medida em que corrobora veementemente o carácter ténue do sistema democrático português e das bases primordiais do Estado Direito Democrático.
Segundo: se Salazar obteve este resultado é indício de que há um descontentamento para com toda a actividade política e governativa ao longo destes 33 anos de Democracia, o que revela um descrédito acentuado naqueles que têm regido o nosso País desde do desabamento do Estado Novo em 1974.
Para me certificar desta inopinada realidade decidi sondar algumas pessoas de diferentes classes etárias e com poderes de compra díspares. Pude constatar que houve uma proposição que predominou: “Portugal precisava de um Salazar para endireitar as coisas”. Ora devo reforçar que maioria destes entrevistados possui rendimentos mensais médios/ baixos e que no tempo do salazarismo as suas famílias não foram rigorosamente das mais privilegiadas.
Estas derradeiras conclusões patenteiam que subsiste, nos portugueses, por um lado um descontentamento generalizado com o poder político, e por outro lado, uma costela salazarista.

By Afonso Leitão

32 comentários:

Anónimo disse...

O Afonso Leitão ,já nos habituou ás
agradávis crónicas das sextas-feiras.Esta é a 1ª. do ano e bem.
Escolhes-te bem o tema, manifestas-te a tua ideia com relativa prudêcia.
Quando se fala do prof. de Coimbra,
é sempre complicado.
Lembro-me do prof. Marcelo quando tomou posse de Pres.Cons. disse que os portugueses tinham sido governados por um "génio" e que a
seguir iriam ser governados por um
homem normal.
O assunto é fácil mas parece dificil.
Em futuras crónicas tuas ainda voltarems ao assunto.
Continua. Sempre em frente.
Um abraço OLD

Anónimo disse...

Olha,Afonso, esperava que os "grandes" fossem mais estranhos.Tudo normal, sinceramente.O Salazar é para a sua base social de apoio o mesmo que o Saddam é,agora, para os sunitas no Iraque. Continua a escrever. MC

Anónimo disse...

Afonso: tens perplexidade e com toda a razão ,porque com o 25 de Abril os portugueses passaram a ser todos iguais, isto é, de 1ª classe!Não mais houve desigualdade social, não havendo grandes diferenças nos vencimentos;Passou a haver justiça fiscal para todos, pois todos passaram a pagar impostos; a justiça funciona em grande,é rápida e eficaz e até deixou de haver prescrições!A corrupção que havia antigamente ,deixou de existir e quando algum caso esporádico acontece (pois sempre somos humanos e por vezes também erramos...)é oportunamente descoberto, sem fugas de informação e rapidamente resolvido com os respectivos corruptores ou corrumpidos julgados e condenados.As polícias são eficazes e raramente algum dos seus membros é apanhado à margem da Lei; A saúde é uma maravilha, caminha de vento em popa ,pois podes marcar consultas, tendencialmente gratuitas, para qualquer especialidade nos hospitais e centros de saúde e para o dia seguinte;não há listas de espera nos hospitais, os nossos idosos hoje já fazem operações às cataratas sem demoras e em breve até os abortos vão ser à borla e dentro dos prazos,sem com isso atrazar as restantes cirurgias!Temos os medicamentos mais baratos da Europa e a preço justo onde inclusivamente os reformados pouco ou nada pagam como noutros países;Na educação parece até que estamos no país da Alice!!!Qualquer jovem rico ou pobre pode hoje sem qualquer dificuldade ir para medicina ou outro curso de topo,sem pagar propinas e vivendo em excelentes residências universitárias a preços simbólicos;no final dos mesmos os recém-licenciados são logo absorvidos e disputados pelo Estado e pelas melhores empresas , pelo que a maior dificuldade está apenas em acertar na escolha ;os professores andam satisfeitos, sentem-se completamente realizados e altamente prestigiados não necessitando de recorrer à manitestação nem à greve para fazer valer os seus direitos...enfim, os ministros da respectiva área devem e podem sentir-se orgulhosos da obra feita;A fiscalização e as inspecções são um facto e quase não precisam de existir pois as grandes, médias, pequenas e pequeníssimas empresas laboram dentro das normas,pagam os seus impostos, deixou de haver exploração de mão de obra infantil,as instituições de solidariedade são o nosso orgulho, pois nunca mais houve crianças abandonadas nem espancadas, até à morte, por pura diligência dessas instituições, nem velhinhos a viver abaixo do limiar de pobreza, uma vez que as pensões de miséria acabaram;Não há falta de casas, acabaram os juros especulativos que absorviam mais de metade do vencimento de muita gente;os portugueses hoje já não estão endividados pois os bancos felizmente compreenderam e têm hoje também políticas financeiras sociais e portanto não especulativas;As nossas FA estão bem equipadas e altamente moralizadas, não faltando aviões "falcon" para transportar as altas entidades às regiões mais longínquas do país!Os nossos navios patrulha e os helicópteros estão sempre em prontidão máxima não desligando sequer os motores,dia e noite, para acorrerem onde se torna urgente e necessário, pois não falta combustível nem meios humanos para esse efeito;As prisões estão vazias não se registando movimento penitenciário digno de registo,as muitas existentes do antigamente foram devidamente recicladas e efectuadas melhorias que as transformaram em autênticos hoteis de 5 estrelas, não havendo notícia de superlotação!!!As estradas são óptimas, não há auto-estradas pagas...é tudo "scuts", as pontes idem , idem...a gasolina é baratíssima,os radares das estradas são um óptimo meio dissuasor, não mais havendo multas, muito menos acidentes graves;O desemprego atingiu números baixíssimos e é raro fechar uma empresa ou uma fábrica;as reformas são excelentes e atribuídas conforme o estipulado no início das carreiras contribuitivas;A economia funciona;Os preços estão estabilizados incluindo os automóveis novos com IA ao nível da UE!!!Temos o gás e a electricidade mais baratos da UE;acabou a burocracia finalmente na função pública e não só;a agricultura, a pecuária , as pescas, as minas,enfim, tudo funciona bem...O futebol,bom aqui nem se fala, os clubes pagam ao fisco como manda a Lei, os jogadores pagam IRS como os restantes cidadãos, os estádios estão cheios pois as famílias hoje vão juntas para a festa do futebol sem qq temores...etc.....Por isso amigo Afonso, na verdade as pessoas andam bem distraídas!!!VMB

Anónimo disse...

Victor.O nosso país devia ser tudo isso que escreves-te e não era nada do outro mundo.
Teremos que ir esperando,mas já
vamos indo fartos...
Já nem Amália nem Eusébio e o fado
está a cantar-se mal.
Tu tens mesmo assim esperança em dias melhores?
Um abraço
Bartolomeu

Anónimo disse...

Meu Deus rapazes! Vocês estão mesmo desanimados! Pasmo um pouco.
E que tal o D.Sebastião? Ultimamente aqui em Vinhais, quando me levanto deparo com uma nevoeirada do caraças.
E,costela lusitana genuína, embuída em todo o meu ser, põe-me a meditar.
E chego sempre á mesma conclusão, imbuído de um espírito positivista.
É hoje que ele vai aparecer. Basta de tanto sofrer...
... E há-de aparecer se nós todos, fizermos por isso.
O muro das lamentações fica um pouco distante...
Nós somos o que somos porque assim o fizemos e não podemos escamotear a realidade.
Nós somos Portugal. Uma parte dele é certo, mas somos nós.
Deixemo-nos de ser embalados por aquilo que nos querem impor.
Os media nacionais valem o que valem. E com aquele "espírito obediente" que norteou a geração que nos formou,...a culpa é de todos e quando se adquirem determinados estatutos o mais cómodo é o...comodismo.
Animem-se.
D. Sebastião é uma realidade feita lenda.
Um abração para toda a colheita.
Nota: Comentem sem receios. Podem chamar-me nomes que eu não me importo.
DESABAFEI...convosco amigos.

Anónimo disse...

Amigo Jorge:se fosse ou tivesse sido comodista eu e mais 111 camaradas(sem conotação política)hoje,podes crer, ainda cá tínhamos o fascismo, a ditadura portanto,e podes escrever... o nosso querido Afonso e outros Afonsos estariam certamente na guerra como nós estivemos!!!Eu não estou desanimado, estou é desiludido com quase 33 anos desta democracia (?)que arrasta o nosso querido país para o abismo europeu!A lenga lenga deles já eu a conheço de cor e desafio-te a indicares uma única permissa das que eu indiquei no meu comentário em que tivesse fugido à realidade intrínseca do nosso país,para eu rectificar!Amigo, muito mais ficou por dizer!!!Apenas pretendi referir com ironia, ao nosso jovem amigo Afonso, qual a razão porque tantos portugueses apontam como grande homem o antigo ditador.Já agora e por graça refiro-te que há tempos passeando numa rua aqui do alentejo ouvi um idoso gritar...não sei porquê mas será fácil adivinhar..."isto agora já só lá vai não com um mas com 10 Salazares"!na altura eu ainda me atrevi um pouco a medo a dizer-lhe:" então amigo não faz isso por menos?Olhe que derrubar um deu muito trabalho...já pensou o que seria ter que derrubar 10"? É claro que a tónica terá que ser mesmo esta:levantar-se após cada queda!!!Mas como diria S.Sebastião...BASTA DE TANTO SOFRER...digo eu...alguns...muitos não sofrem!!!VMB

Anónimo disse...

Já dizia o meu Pai, que o Salazar foi o melhor homem do mundo. Só teve dois defeitos : deixou morrer o povo à fome e não lhe deu instrução" Hé..Hé..Hé..
Apesar disto também considero que deve estar nos 10 primeiros.
Saio-me ao meu Pai....

Anónimo disse...

Sabe-se lá se algum dia Portugal não será governado por “10 Salazares” e se não irei para uma Guerra Mundial para defender o orgulho ferido dos americanos já que, neste mês, ir-me-ei recensear. Nunca se sabe o dia de amanhã.
Obrigado pela opinião dos meus caros leitores.

Anónimo disse...

É verdade Tio, és muito parecido com o Srº Barreira, pela qual guardo boas recordações.
Não quer dizer que sejas salazarista, mas trata-se de uma questão histórica.
Não é verdade?

Anónimo disse...

Calma, rapaziada! O Afonso escreveu o que pensa, e, bem! Opiniões cada qual tem a sua e valem o que valem. Estes espaços de diálogo entre amigos, não só têm de ser espaços de confraternização como também devem criar uma que outra polémica. Eu gostei do comentário do meu amigo Afonso bem como dos demais e muito daquele assinado por Karet said. Quanto ao comentário do HB ele lá sabe e como é o "dono da bola"... um democrata de sempre, e um amigo à antiga portuguesa...
BL

Anónimo disse...

É possível que na próxima sexta-feira, a minha crónica remeta para um tema polémico e que fomente e intensifique o diálogo e a discussão desse mesmo tema. Foi fulminante esta semana.
Já o meu Tio me tinha avisado, no dia anterior, para a possibilidade de acontecer isto.
Nunca tinha tido nas minhas sete crónicas 11 comentários.
Fantástico!!!!!!

Anónimo disse...

Amigo Bartolomeu: peço desculpa por só agora ter reparado que me fazias uma pergunta no teu comentário!Na verdade sou um pouco como aquela "monja"(freira)catalã que dizia que havia 3 coisas que nunca perdeu na vida:a Fé, a Esperança e o sotaque catalão!Na verdade também eu não perdi essas 3 qualidades, só que o sotaque, claro está, é o transmontano pois ainda digo com muito orgulho "baca","riu" etc,etc,etc...
Contudo amigo,a minha esperança não reside nestes "cavalheiros" que dizem que nos governam e muito menos nos que estando agora no outro lado querem à viva força dizer o mesmo.A minha esperança reside no nosso amigo Afonso Leitão, nos nossos filhos e nos nossos netos...embora tema que já não tenha tempo de ver com estes "ojos que la tierra tragará" o país prospero,digno e justo que em traços largos descrevi de uma maneira um pouco irónica no meu anterior e 1º comentário.VMB

Anónimo disse...

A este último comentário só saliento o seguinte: ter esperança e força para trabalhar árdua e intensivamente para a construcção de um grande País democrático.

Anónimo disse...

karet said tens toda a razão;sem dúvida que a nossa geração foi,tal como outras, muito sacrificada,mas talvez venham novos e melhores dias.Deveria dar que pensar aos nossos dirigentes o resultado do inquérito,mas pelos vistos continuam autistas.Aprecio a forma desassombrada como abordas os problemas do país.

Anónimo disse...

O facto de Salazar estar nesta posição só reflecte que a população não está satisfeita com as políticas e medidas da nossa Democracia.

Anónimo disse...

Resposta a Karet: concordo que essa geração que retrata tenha sido sacrificada por uns motivos. Porém a minha não será menos porque eu e muitos outros corremos o sério de não ter reformas pois é evidente a crise da Segurança Social e o aumento dos seus encargos nomeadamente com os idosos. Deixo só uma questão: será que Salazar resolveria esta problemática questão?

Anónimo disse...

Amigo Afonso Leitão:É claro que Salazar tinha esta questão resolvida à partida ou seja os idosos que não descontaram para a SS não tinham direito a reforma.Salvo erro foi Marcelo Caetano que introduziu as primeiras reformas aos trabalhadores do campo e talvez outras, mas pequeníssimas.Com o 25 de Abril o problema foi mexido mas mesmo assim de forma insipiente e nunca satisfatória.O problema amigo, a meu ver e salvo melhor opinião,é mais uma questão de ordem moral!Nos tempos que correm e com o bolo pequeno que temos, não se pode conceber a existência de pessoas com 2 ou 3 boas pensões (a maioria polícos)por vezes acumuladas com outro exercício público ou privado.Não deveriam essas pensões ser suspensas enquanto durar a crisa ?É uma questão também de exemplo para os demais.Será lícito pedir-se tantos e tantos sacrifícios à maioria dos portugueses quando quem pede esses mesmos sacrifícios não abdica das mordomias faustuosas como aquela que referi anteriormente e outras já dissecadas em anteriores comentários?É necessário arrumar a casa?Pois bem, então vamos começar por cima e por aí adiante sem parar!!!Haverá alguma razão para as dívidas ao fisco prescreverem?Quantos milhões o erário público não perde anualmente com tão absurda directiva?Não se diz agora, por exemplo,que um conhecido desportista se safou de pagar vários milhões de euros com tal prorrogativa?Incrível e inqualificável, a ser verdade.Mas arrume-se esta questão de uma vez para sempre sem demorar outros 33 anos...

Anónimo disse...

É realmente um escândalo as reformas vitalícias de determinadas sumidades. Um estudo perpetrado em 2006 revelou o seguinte: o número de milionários em Portugal aumentou. E então excesso de sacrifícios para uns, benevolência para outros? Acerca da desigualdade/ igualdade (?) Marcelo Caetano dizia: "A liberdade total pode conduzir à desigualdade total".
São factos que devem ser debatidos nestes espaços.

Anónimo disse...

Pois é!E lá foram para a Índia mais uns tantos (bastantes)passear à conta dos nossos impostos!Troca o disco e toca o mesmo!!

Anónimo disse...

Ora aqui vai um comentário (talvez polémico) de mais uma Barreira:não me espanta que o Salazar seja considerado um dos Grandes Portugueses, não pelos seus gloriosos feitos, mas sim porque quer queiramos quer não "dominou" o nosso País durante várias décadas.
Os portugueses que tiveram o azar de viver nesses anos perderam a liberdade até de pensar e influenciaram as gerações seguintes a pensar pequeno e a ter medo até de pensar e de pensar de forma diferente.E o estado continua a ser o mau, aquele que nos quer tirar tudo e não nos dá nada em troca... tirei o curso numa universidade privada, tive que pagar, tirei uma pós graduação numa universidade pública, também tive que pagar, sempre que estou doente vou a médicos particulares e pago...nunca usufrui gratuitamente do estado, a não ser quando estive grávida das minhas duas filhas.Durante 9 meses fui tratada por excelentes profissionais e não paguei nada!! Quando precisei o estado estava la´!!!
Não tenho uma costela salazarista, não estou descontente com o actual governo e tenho muito orgulho em ser portuguesa...sinto-me envorganhada por alguns portugueses!!

Beijos para o meu primo Afonso, que tão bem defende as suas causas, sejam elas polémicas ou não.Graça Barreira

Anónimo disse...

Obrigado pela critica à minha crónica e espero que continues exprimir a tua opinião nas próximas semanas. Porém quero focar que não estou descontente com o actual Governo porque como sabes sou um pouco socrista. O que eu quis expressar foram as causas ideológicas e sentimentalistas que podem estar no reverso desta polémica. Salazar é uma figura incontornável da nossa História. É para mim a figura portuguesa da primeira metade do século XX. Agora uma coisa é vivermos em Democracia outra é em Ditadura repressiva.

Beijos para ti e para a família.

Anónimo disse...

Não pretendo alimentar polémicas contudo não posso deixar de referir quanto me surpreendeu o comentário de Graça Barreira!Se me inclui no lote dos portugueses que a envergonham,espero bem que não,apenas lhe referirei que bastaria o facto de ter sido Capitão de Abril para não levar a sério o seu desabafo!Tenho 41 anos devotados ao meu país que tanto amo e de que me orgulho, pois não confundo a Pátria com os politiqueiros que a (des)governam,sofri na pele como tantos a angústia de uma guerra incompreensível, conspirei para a libertar de quem não a merecia, tornando possível que hoje aqui estejamos a teclar libremente sem medo da censura e de outros medos até mais tenebrosos, paguei sempre e a horas os meus impostos (da ordem de 1/3 dos meus vencimentos), razão porque sonho Grande, com um Estado mais justo, moderno e que olhe pelos seus cidadãos com a dignidade que eles merecem.Acredite que eu tive menos sorte quando em 6 de Março de 2006 fui acometido com umas cólicas abdominais que me levaram à cama com dores horríveis!A minha mulher telefonou para o Centro de Saúde local e tentou marcar consulta com o meu médico de família para esses dias!Não me trataram tão bem quanto a si e marcaram-me, salvo erro,para 23 de Abril ou seja um mês e meio depois.É claro que o meu médico de família até me consultou em casa nesse dia (não nessa qualidade e com 60 euros de honorários)...mas sobre isto nada a dizer, são assim as regras do mercado.Marcou-me exames que nesse mesmo dia fiz (várias ecografias)cujos recibos enviei para o meu sistema de saúde por vezes tão erradamente invejado por outros extractos da sociedade.Já lá vão mais de 10 meses e ainda não recebi a pequena comparticipação a que tenho direito.Como vê, devemos estar a pensar em realidades completamente diferentes.Digne-se visitar um Centro de Saúde e verá com os seus próprios olhos o outro país bem diferente.Permaneça numa farmácia durante certo tempo e com um pouco de sorte verá, como eu amiúde vejo, idosos não terem dinheiro suficiente para pagar a panóplia de medicamentos receitados e não poucas vezes pedirem ao farmaceutico para não aviar alguns!Uma tristeza, um dó de alma!Pois foi contra isso que eu e outros sonhámos um dia colocar o país real no mapa e passados 33 anos com pesar e mágoa verificamos que na essência tudo está igual.Como se poderá estar satisfeita com tais desideratos?Olhe, muito ficou por dizer, pois não pretendo monopolizar o diálogo mas desafio-a a si ou ao seu primo a apresentarem um tema onde seja debatido" O PAÍS REAL QUE TEMOS"VMB

Anónimo disse...

Caro VMB (espero que não se importe que o trate com esta familiaridade, mas o facto de ser filha do Helder Barreira penso que atenua o atrevimento)não quis com o meu comentário ferir susceptibilidades... e das suas palavras posso concluir que tenho sido uma privilegiada!!!

Quanto aos grandes portugueses e para terminar, lamento que da lista de grandes portugueses apenas constem homens...espero que o meu primo Afonso quando considerar oportuno nos brinde com uma crónica sobre este tema.
Graça Barreira

Anónimo disse...

Mas que grande " rebaldaria " ...
Afinal quando se entendem ?
Mas que más línguas !!!
Não admira que o país se encontre
no " CAOS " !!!

H.B. disse...

Anónimo, se calhar por esquecimento não assinaste. Agradeço que o faças, senão assim não vale Ok? Já agora não é nenhuma "rebaldaria", antes pelo contrário, é o demonstrar de muita vitalidade da m/geração e da seguinte,É deste confronto de ideias que nasce a Luz, uns são a favor disto, outros a favor daquilo e o simples mostrar das suas ideias, que tem sido fantástico, é que enriquece o Blogue e os seus participantes. Continuai sempre assim, com muita participação e colaboração.
Graça Barreira(João para mim )estimo muito que tivesses aparecido no blogue do teu pai e amigos. Continua que serás sempre bem vinda.

Anónimo disse...

Rebaldaria? Más línguas? Caos?
É a vida, carago!!!É luz.
Se és de dentro,ninguém está livre dum mau momento; se és de fora ,trata de afinar a viola.MC

Anónimo disse...

Mais polémicas viram. Disso eu prometo. Continuarei a incendiar o blogue com crónicas de qualidade!
Até sexta-feira!
Leiam e comentem!

Anónimo disse...

Uma nota: concordo com o Drº Manuel Carvalho: o País está num caos. Qualquer dia surge um "Salazar" que implementa a repressão opinativa.
Abraço

Anónimo disse...

Amigo Afonso: se um dia isso acontecer e eu ainda tiver forças para lutar( e a farda ainda me servir) cá estarei novamente para o que der e vier!!!VMB

Anónimo disse...

A existência humana é feita de controvérsias e espero fundamentalmente que os nossos politicos mantenham a Democracia que é o único sistema político que abona a inovação e o desenvolvimento. Nunca com uma Ditadura anacrónica como a salazarista.

Anónimo disse...

Num curto artigo- comentário, que fiz para o Blog,no último dia do ano, pedia por parte da Turma,mais
empenhamento para o ano corrente.
PARABENS A TODOS .
O PEDIDO ESTÁ A SER SATISFEITO EM
PLENO.
OLD

Anónimo disse...

Preparem-se para amanhã!
Não percam!