A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, janeiro 06, 2007

Dia de Reis



Dia de Reis!
Boas Festas me dará os Reis! gritávamos, e já cá cantava uma prenda!
Era assim em minha casa, na minha infância.

Faz hoje anos que fumei o primeiro cigarro!
Naquele tempo na minha aldeia, este dia - dia de Reis -, era o dia de festa da aldeia.
Vinham os gaiteiros das bandas de Vilarandelo, com a suas gaitas de foles, e os garotos tinham autorização para fumar.
Só nesse dia.
Também fumei, como todos, e até deitava fumo pelos olhos...
Não fiquei cliente!

1 comentário:

Anónimo disse...

A tua aldeia é,portanto, próxima de Vale Salgueiro que trouxe a notícia da ocorrência dessa tradição na actualidade.
E eu penso agora na quantidade de tradições que têm sido desvendadas
e trazidas à luz do conhecimento público, muitas décadas de vida passada e que até aos anos setenta eram conhecidas apenas dos habitantes das aldeias.Tão fundo descia a ignorância que se tinha do país. Enfim, ... M C