A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Outras ditaduras

Ditadura Nacional ou Ditadura Militar foi a denominação do regime militar autoritário instaurado em Portugal pelo General Gomes da Costa, através do Golpe de 28 de Maio de 1926.
O golpe militar de 1926 derrubou a 1ª República, um regime republicano português marcado pela instabilidade política, social e económica. O General dissolveu logo o parlamento (principal causador da instabilidade política) e suspendeu as liberdades políticas e individuais. No entanto, a nova ditadura era instável porque o movimento militar não tinha projecto político definido e não conseguiu resolver os problemas económicos. Para resolver a situação económico-financeira, o novo regime, em 1928, convidou o professor António de Oliveira Salazar para Ministro das Finanças. Através de contas públicas que se provaram mais tarde estar ludibriadas, Salazar conseguiu equilibrar as finanças públicas (conseguiu obter um saldo orçamental positivo) e estabilizar o escudo à custa de uma política de grande rigor orçamental baseada na diminuição das despesas do Estado. Os dados verdadeiros eram no entanto outros. Mas a manobra deu a Salazar o empurrão político definitivo.
Devido ao seu trabalho, foi nomeado Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro-Ministro), em 1932. Rapidamente, ele começou uma grande reforma política, culminando com a aprovação da Constituição de 1933. Com esta constituição, Salazar criou um regime autoritário, repressivo, ditatorial e corporativista, Estado Novo. Ele tornou-se o novo "Chefe" da Nação. Para os historiadores sérios, não conotados com os sectores políticos mais à direita ou à esquerda, o Estado Novo (além das vítimas da polícia política, da fome ou da Guerra Colonial) é também responsável pelo atraso em relação à maioria da Europa, ainda verificado em Portugal.

(in WIKIPÉDIA)

2 comentários:

mc disse...

É comoventemente simples e certo.MC

Anónimo disse...

Orgulhosamente sós.
OLD