A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Opinião II

do CORTA-FITAS
(http://corta-fitas.blogspot.com)

SNS - Porquê tanta revolta?

O pior não foram as manifestações à porta dos hospitais e dos centros de saúde que fecharam as urgências. Lembro-me que com o encerramento das maternidades também houve muito alarido e nem por isso o governo recuou. O sinal mais inquietante surgiu nestas duas últimas semanas, quando as notícias de contestação à política de saúde se começaram a somar a histórias que escapavam à acção do governo mas reflectiam o péssimo funcionamento do nosso SNS.
A caixa de Pandora estava a abrir-se. Coleccionador há longos anos de desconforto, negligência, e precaridade na assistência médica, o povo começou desta forma a responder às restrições do executivo. É que de facto não é legítimo pedir, como nos países desenvolvidos, onde tudo funciona bem, que os utentes prescindam de benefícios, quando aqueles de que gozam não são nem nunca foram razoáveis.
Foi um diálogo surdo, mas não de surdos. E Sócrates percebeu o recado. Com tanta razão de queixa e ressentimento acumulados, esta sucessiva divulgação de casos na praça pública acabaria por incendiar o país.
Antes que o efeito bola de neve se criasse o primeiro-ministro percebeu que tinha que meter travões a fundo. Despediu Correia de Campos e de caminho aprendeu uma lição: “Com a saúde não se brinca”.

Sem comentários: