A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, fevereiro 08, 2009

Que socialismo? Para reflectir!

Esquerda e democracia.

Mário Soares escreveu há dias, no DN: «Lula da Silva, Hugo Chávez, Evo Morales, (…) manifestaram-se violentamente contra o capitalismo financeiro-especulativo – o que está certo: esse tipo de capitalismo morreu – e em favor do socialismo. Mas que socialismo? Não, seguramente, o socialismo de tipo soviético ou, muito menos ainda, chinês... Do socialismo democrático, não gostam. Então, qual?». A questão é esta. Qual «esquerda»? Qual «socialismo»? A «convergência à esquerda» e «quebrar o tabu da incomunicabilidade das correntes de esquerda» são frases delidas (gastas) pelo uso no último século. São frases ocas, vazias, que só querem dizer que quem as profere não sabe o que quer. Convergência à volta de quê? O que é que se abriga debaixo do chavão «esquerda»? O totalitarismo soviético era de esquerda? O «socialismos» cubano e norte coreano são de esquerda? Se a «convergência de esquerda» tem apenas por limite eleger um candidato presidencial de esquerda expliquem-nos isso claramente (o PS sozinho já elegeu dois), mas não nos contem histórias da carochinha. Isto não funciona com a «táctica» de tudo ao monte e fé na revolução porque depois quem paga a factura não é quem foge para o exílio é quem fica cá.


in hoje há conquilhas amanhã não sabemos


2 comentários:

Anónimo disse...

Podem-lhe chamar o que quizerem se não gostas de socialismo, de comunisto, de convergencia de esquerda ou de outra coisa qualquer, esta porcaria de sociedade em que nos obrigam a viv er é que não presta os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, esta provado que o capitalismo e o imperialismo não resolve nada só quer e guerras e exploração quantos milhões por esse mundo morrem a fome, estão na miséria e a viver em condições desumanas, onde param os direitos humanos que muitos dizem, anda por ai muita gente a falar de barriga cheia. SIM É POSSIVEL UMA VIDA MELHOR, é preciso é que haja vontade.
Tonho Ze

Anónimo disse...

Ah Tonho Zé, Tonho Zé! Se sabes , se sabes mesmo ,diz-nos como é . Não basta haver vontade,vontade genuína, bem sabes. Mas é saudável que se agitem as águas .Os nomes só valem o que quisermos que valham,mas no andar da Vida muitos ganham pesos que nos sobrecarregam. E que tornam o sonho menos atraente.Mas temos que continuar a sonhar. Por ele é que vamos... e dele nasce a obra!Sim, Tonho Zé, é possível uma vida melhor.