A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, setembro 09, 2009

Na dúvida que fazer?

A esta pergunta responde o artigo de fundo do último número de Der Spiegel no seu próprio título : "Im Zweifel links".(Na dúvida à esquerda ) E di-lo não porque assim lhes apeteceu por simpatia partidária, ou por devaneio neo-esquerdista, mas como conclusão à análise das palavras e propostas dos líderes dos partidos alemães com representação parlamentar.E na introdução ao tema, avançam que raras vezes se guerreou tão pouco no decurso de uma campanha eleitoral na Alemanha, o que acontece por ser tão amplo o consenso entre os políticos : "Alle sind jetzt Sozialdemokraten". (Agora são todos socialdemocratas.) Logo, não há alternativas e o país perde em dinâmica. Até o líder do Partido Liberal tem cintilações avermelhadas ,"wie alle anderen auch"( como todos os outros também). "Nestes dias torna-se evidente que a Alemanha se tornou definitivamente socialdemocrata.Parece encontrado um novo consenso: Na dúvida à esquerda é válido para todos."
Nos primeiros debates ,cá, parecia que íamos assistir a uma situação semelhante entre os nossos 5 maiores , mas o consenso pacifista parece ter chegado ao fim. Coração e razão dão mostras de estar prestes a romper o frágil equilíbrio em que andaram enredados e aos rodriguinhos do início vão suceder-se as asperezas do duelo em progressiva desobediência das regras de salão. Mesmo porque está a chegar a hora da rua , das jantaradas e dos truques . E assim será até que todo este caudal de energia desague na calma das mesas de voto. E ao fim do dia se saberá qual o fruto de toda esta agitação ao serviço do melhor sistema político à disposição da humanidade. Não é novo , mas de queda em melhoria e aperfeiçoamento ele subsiste e ajuda-nos a viver. E se deixa aos perdedores de hoje a esperança da recuperação próxima, é mais difícil ,entre nós, que o vitorioso não esqueça que o poder é transitório .Ao fim e ao cabo "Todo o mundo é composto de mudança..."
Nota: Na Alemanha há eleições legislativas no dia 27 , também.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Manel , bem aparecido , um grande abraço.

Anónimo disse...

Uma opinião inteligente muito bem construída! Gostei muito.

LP