Segundo o Diário e Notícias de hoje , Camões vai ser considerado o Português nrº 1 de todo o sempre. Não sou historiador, mas o meu instinto diz-me ser uma decisão com a qual concordo. Não posso esquecer aqui o meu professor de Português , Senhor Pacheco, que naquelas aulas nos matraqueva constantemente com Luís de Camões e os Lusíadas . "Menino nº 19 ,canto X leia.." Havia um que lia muito mal, era o nrº40 , "menino olhe, olhe, 0(zero) "de alto a baixo na caderneta. E quando eu não sabia algo, ele dizia "menino repetente, anda sempre agarrado ao rabo do taco ..."Bom professor. Sei que ainda está vivo, se alguém o vir um grande abraço ..
9 comentários:
Apesar de não possuir um conhecimento muito profundo da História de Portugal penso que é plausível esta escolha. É um poeta marcante e exímio do lirismo português. É um embaixador de Portugal no mundo.
Na segunda-feira vou começar nas aulas de Português o ensinamento d' "Os Lusíadas" e com certeza será com outro entusiasmo.
Apesar de ter perdido um olho é o maior português de sempre.
O Dr.Pacheco era sem dúvida um
excelente professor de Português.
Tinha um modo muito próprio de ensinar e falar.A Turma a pouco e pouco
ia entrando e aprendendo, o que era
o seu objectivo.
Continua Helder.
Dos professores comtemporâneos lembrei-me agora do Dr. Vilarinho
Raposo. Ainda me recordo das suas
aulas,muito comunicativas.POR
EXEMPLO - FEUDALISMO.
Se souberes dele diz.
OLD
Bartolomeu:O Dr.Vilarinho Raposo morreu ,em Coimbra, há anos.??? ,bastantes.
Paz à sua alma.Eu adorava este Professor pois sabia como poucos cativar os alunos.Sempre o recordarei com saudade.
Conheci mais de perto o Dr Vilarinho Raposo em 67/68,no convívio de colegas com alguma diferença de idade, mas que a sua bonomia estilhaçava.Pouco depois mudou-se para Coimbra , mas regressou pelo menos duas vezes a Bragança para liderar a lista do PCP candidata à câmara municipal.Um feito a que mais ninguém se atrevia.Um exemplo.MC
Depois de ter tido como mestre o Dr. V.Raposo,foi com grande espanto e satisfação que o reencontrei no dia em que fui tomar posse, numa escola em Coimbra.Nem queria acreditar!!!O meu primeiro dia de trabalho e o Dr.Vilarinho Raposo, o meu Director.É indiscritivel.
GB. Grato pelo esclarecimento do DR.Vilarinho Raposo.
P.S.A.
OLd
Já agora vamos lá saber o nome ,
que disciplina lecionava e o que
faz,um professor contemprâneo,que
se apresentava todo "Janota" muito penteadinho e que inclusivamente
"constava-se" que perguntava ás colegas se estava bem penteado.
Na altura era trintão Mais.
Dá-me ideia que era de letras.
Quem se lembra ? Favor responder
OLD
Encontrei uma única vez o Dr Pacheco
depois de ele ter saído para África,
em Mirandea,no verão ,em 1968 ou 69; falámos e parecia outro homem: rejuvenescido,sem sotaque , cheio de alegria , muito longe da imagem que todos conservávamos do liceu.
Enviar um comentário