A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, outubro 27, 2007

Hoje muda a hora

Inverno : Hora muda esta noite e entra no horário real
mariana azevedo cunha - DN de hoje

Os ponteiros do relógio recuam esta noite 60 minutos, quando forem duas horas da madrugada, dando mais uma hora de descanso aos portugueses. É o início da hora de Inverno, que se aplica a toda a União Europeia.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, os cidadãos de Portugal continental e da Madeira deverão acertar os relógios às 02.00, passando-os para a 01.00. O mesmo não acontece no arquipélago dos Açores, onde a hora atrasa da 01.00 para a meia-noite.
Esta mudança inscreve-se na legislação comunitária que determina que os países da União Europeia devem adoptar a hora de Inverno, no último dia de Outubro e a hora de Verão no último dia de Março, independentemente do fuso horário, para se ajustarem ao tempo universal coordenado (UTC) - tempo médio de Greenwich (GMT).
Com a hora de Inverno regressa-se à hora solar real. Esta questão sempre gerou alguma polémica, até porque os cidadãos necessitam de um horário que lhes permita cumprir as suas funções de acordo com o tempo certo.
Recorde-se que, em 1992, o Governo de Cavaco Silva optou por não atrasar os relógios para a hora de Inverno e continuar a adiantar os ponteiros em Março. O resultado foi caótico. Os portugueses andaram às avessas do Sol, na que ficou conhecida como a «dança das horas».

Sem comentários: